24 de fevereiro de 2016

VIOLÊNCIA: onda de assalto nas imediações da UFG de Catalão assustam estudantes universitários

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto: Reprodução 

990343541a689cdc2f121ab8d06237fe

A redação do Blog do Badiinho recebeu hoje pela manhã, 24, inúmeros depoimentos de alunos (as) da Universidade Federal de Goiás (UFG Campus Catalão), de uma forte onda de assaltos nas ruas das imediações do Campus, como aconteceu hoje pela manhã, na Rua Goiandira próximo a uma praça, a qual fica no fundo da Universidade. Outro fato ocorreu na Rua 812, paralela ao Senai. Segundo o depoimento de um dos alunos ao Blog, ontem à noite um aluno e uma aluna foram vítimas de uma dupla de assaltantes, os quais chegaram de posse de uma arma de fogo, renderam as vítimas lhes tomando um aparelho notebook e um celular. Na declaração do aluno que cursa o curso de Geografia, da sala onde estava, todos os outros alunos  presenciaram a ação dos marginais, inclusive quando apontaram a arma para os dois alunos direcionando para a sala onde estavam, o que fez com que todos se deitassem no chão.

A maior reclamação dos alunos é que os fatos estão acontecendo desde o ano passado e as instalações da Universidade Federal de Goiás fica ao lado do Batalhão de Polícia Militar.

Relatos de alunos 

Venho através deste solicitar apoio. Nós estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Catalão estamos desesperados…. Está havendo uma onda de assaltos e nada é feito para solucionar esse problema! Ontem, terça-feira, 23, por volta das 22hrs10min estávamos na sala de aula quando presenciamos um assalto na calçada da UFG perto do SENAI. Dois indivíduos de estatura mediana chegarão em uma moto com uma arma de fogo e abordaram uma aluna e um aluno do curso de administração levando um notebook e um parelho celular. Vale ressaltar que quando o bandido apontou a arma para o rumo da sala todos ficaram desesperados e deitaram sob o chão, causando o maior desespero entre todos que ali estavam. O pior é que ligamos pra polícia e nada foi feito! Falarão que se quiséssemos ir à delegacia fazer o B.O. poderíamos ir, porque eles não podem mais ir ao local, porque não há nada a fazer neste caso. Sendo assim peço a sua ajuda para fazer uma matéria sobre o que está acontecendo para assim chamar a atenção das autoridades para ver se resolve alguma coisa, porque estamos todos com medo. Saímos de casa com a incerteza se chegaremos vivo e bem! Por favor nós ajude! Isso infelizmente já está se tornando comum, desde o ano passado, só que agora está acontecendo assalto todos os dias, causando total insegurança e desespero. Depoimento de Carlos Roberto, 21 anos, cursando Geografia na UFG Catalão.

Opa tudo bem?? Você que é o responsável pelo blog? Se sim, precisamos de uma reportagem no mesmo sobre assaltos nos entornos da UFG estão sendo frequentes ontem presenciei um e foi horrível! Nos ajude a mobilizar no que tange segurança, policiamento!!! Não tem!! E um descaso e conto com a ajuda. Depoimento de outro aluno que preferiu não se identificar.

Declaração da PM

A Polícia Militar em nota disse que já desenvolve um patrulhamento específico em todas as unidades educacionais de Catalão, incluindo a Universidade Federal de Goiás Campus Catalão, buscando garantir a segurança na entrada e saída dos alunos e professores.

Nota na íntegra de imprensa 

O 18º Batalhão já desenvolve um patrulhamento específico em todas as unidades educacionais de Catalão, incluindo a Universidade Federal de Goiás Campus Catalão, buscando garantir a segurança na entrada e saida dos alunos e professores. Mas, para que o trabalho alcance a plenitude dos efeitos, é necessário a participação proativa dos cidadãos, fornecendo informações sobre pessoas e veículos suspeitos nas proximidades dos estabelecimentos de ensino. No caso específico da UFG, os alunos contam com uma vtr específica para a área, que pode ser acionada diretamente pela população no telefone 9971-1411.

Segundo o Aspirante Vinícius Roldão, foram casos isolados e não há onda de assaltos, pois os números comprovam isso.