A Prefeitura de Catalão promove neste sábado (28) o Dia D de vacinação contra a Influenza, com atendimento especial voltado aos grupos prioritários. A mobilização acontece das 8h às 13h, em quatro unidades de saúde do município.
A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população mais vulnerável contra a gripe, especialmente neste período em que aumentam os casos de doenças respiratórias.
Durante o Dia D, quatro unidades estarão abertas exclusivamente para a aplicação da vacina. Dessa forma, para receber a dose, é necessário apresentar documento pessoal e o cartão de vacinação.
Locais de vacinação
A vacinação ocorrerá nas seguintes unidades de saúde:
-
UBS Maria Carolina de Mesquita Netto – Bairro Castelo Branco
-
Centro Integrado de Pediatria – Bairro Nossa Senhora de Fátima
-
UBS Dr. Paulo de Tarso Salviano – Bairro Pio Gomes
-
UBS João Moreira de Castro – Bairro São João
Quem pode se vacinar
A campanha é destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que incluem:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
-
Idosos a partir de 60 anos
-
Gestantes
-
Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
-
Pessoas com comorbidades
-
Pessoas com deficiência permanente
-
Povos indígenas e quilombolas
-
População em situação de rua
-
Trabalhadores da saúde
-
Trabalhadores da educação (professores e funcionários)
-
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
-
Caminhoneiros
-
Trabalhadores dos Correios
-
Profissionais das forças de segurança e salvamento
-
Profissionais das Forças Armadas
-
Funcionários do sistema de privação de liberdade
-
População privada de liberdade (a partir de 18 anos)
-
Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação para reduzir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus da gripe. Assim, a orientação é que as pessoas que fazem parte dos grupos contemplados procurem uma das unidades participantes e mantenham a caderneta de vacinação atualizada.


