18 de abril de 2013

Urnas com nomes foram lacradas ontem e sorteio do "Minha casa, Minha vida" acontece hoje

Sorteio acontece hoje,18, a partir das 8:00 horas da manhã no Ginásio Internacional de esportes “Dimas Gomes Pires”

Nomes foram lidos um a um e depositados na urna após conferência de autoridades presentes

Nomes foram lidos um a um e depositados na urna após conferência de autoridades presentes

Foi realizado nesta quarta-feira, auditório do Palácio Pirapitinga, um dos procedimentos necessários para o sorteio dos concorrentes aos apartamentos do programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida. A colocação dos nomes de 2.838 pessoas nas urnas durou cerca de quatro horas. Um a um, os nomes foram depositados na urna sob supervisão de membros do Ministério Público, da Caixa Econômica Federal, vereadores e populares presentes no auditório da prefeitura.

O prefeito Jardel Sebba (PSDB) fez questão de acompanhar de perto o processo, deixando claro que haverá transparência em todas as etapas, como a que será realizada nesta quita-feira, 18, durante sorteio que acontecerá no Ginásio Internacional de Esportes, Dimas Pires, a partir de 8h. De uma lista de cerca de 4 mil nomes disponíveis na Caixa cadastrados pela última gestão, foram selecionados 2.897 do CadÚnico, que atenderam aos requisitos do Programa Minha Casa Minha Vida. Destes, 59 eram de portadores de necessidades especiais, que estavam pré-contemplados.

“A marca do nosso governo será a transparência. Estamos fazendo isso porque é uma obrigação nossa agir com lisura num processo como este. A administração anterior optou por indicar nomes e nossa gestão decidiu fazer o sorteio para que todos tenham chances iguais. Amanhã, publicamente, no Ginásio, vamos conhecer as pessoas pré-selecionadas”, disse Jardel.

Os vereadores Gilmar Antônio Neto (PMDB), Jurandir Antônio da Silva (PMDB), Anísio Pereira (PMDB), Silvano Batista da Silva (PR), Pedro Henrique Macedo Silva (PSD) e Paulo Moreira do Vale (PMN) acompanharam a ação. 

Também estiveram presentes, representando a Caixa Econômica Federal de Catalão, o gerente de atendimento, João César Silva, a gerente de habitação, Aléssia Maria da Silva, e o gerente geral, Amizadai Mansicley da Silva. Do Ministério Público, representando o promotor Rony Alvacir Vargas, compareceu Aparecida Maria da Silva Ávila. Representantes de entidades representativas da sociedade, da Secretaria de Assuntos Comunitários e populares também participaram do procedimento de lacre das urnas.

A primeira urna lacrada foi a que contém os números de 1 a 128, referentes a pessoas idosas, que, pelo critério do programa tem direito a 3% dos apartamentos. A segunda urna recebeu a numeração de 129 a 2.838, e são de inscritos considerados não prioritários. Os números de 2.839 a 2897 são dos portadores de necessidades especiais, que por lei municipal, oriunda de um projeto da então vereadora Vanja Paranhos, têm direito a 10% dos imóveis. Como existem 65 apartamentos disponíveis dentro da cota, 59 inscritos estão contemplados se passarem pela próxima seleção de análise da Caixa, e os nomes não entram no sorteio desta quinta.

Ao todo serão 644 pré-selecionados. Outros 30% devem ser sorteados para compor o cadastro de reserva, o que corresponde a 168 nomes.  As duas urnas foram lacradas e assinadas por alguns representantes que assistiram ao procedimento. Todas foram colocadas em uma urna maior de acrílico que também foi fechada com cadeado, e que será resguardada na Procuradoria Geral do Município até a hora do sorteio.

Os sorteados serão avisados em suas residências e terão prazo para comprovar as informações do CadÚnico. “Tudo ocorreu dentro do esperado. Conferimos nome por nome com a lista que tínhamos em mãos. Amanhã, o Ministério Público também estará acompanhando o sorteio dos apartamentos para garantir a transparência do processo”, afirmou a representante do Ministério Público, Aparecida Maria.

Autoridades assinaram lacre da urnaAutoridades assinaram lacre da urna

Segundo Vanja Paranhos, secretária de Assuntos Comunitários, a determinação do prefeito Jardel Sebba está sendo seguida ao mostrar total transparência em todo o processo de seleção dos contemplados do programa. “Tudo está dentro da lei. Esperamos que amanhã, o sorteio ocorra dentro do esperado, e que possamos realizar todo o processo sem nenhum problema”, pontuou Vanja.

SecomCatalão