A Universidade Federal de Catalão (UFCAT) registrou um avanço significativo na edição 2025 do Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo. A instituição subiu 12 posições em relação ao levantamento de 2024 e, quando comparada a 2023, acumula uma evolução de 23 posições. Os dados reforçam o crescimento contínuo da UFCAT no cenário nacional, mesmo sendo uma universidade jovem, criada em 2018.
Internacionalização impulsiona avanço no ranking
O RUF analisou 204 universidades brasileiras, públicas e privadas, com base em cinco critérios: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. Para isso, combinou indicadores nacionais e internacionais, além de duas pesquisas de opinião do Instituto DataFolha com empregadores e acadêmicos.
O maior destaque da UFCAT foi a internacionalização. Pois, a universidade subiu 121 posições nesse item e agora ocupa o 41º lugar nacional. O critério avalia parcerias internacionais, publicações conjuntas e cooperação com instituições estrangeiras.
Além disso, outros indicadores também apresentaram crescimento, com avanços de até 18 posições em comparação ao ranking anterior.
Cursos da UFCAT entre os melhores do país
Entre os 33 cursos de graduação avaliados, cinco aparecem entre os cem melhores do Brasil: Ciências Sociais, Geografia, Matemática, Física e Ciências Biológicas. Outras graduações, como Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Química e Pedagogia, seguem com desempenho consistente em avaliações acadêmicas.
Recredenciamento com nota máxima pelo MEC
Ademais, no final de 2024, a UFCAT passou pelo recredenciamento institucional realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e recebeu nota máxima. A avaliação considerou infraestrutura, qualificação docente, qualidade do ensino e impacto das ações de extensão na comunidade.
Assim, o resultado evidencia o fortalecimento institucional e o compromisso da universidade com a qualidade acadêmica.
Curso de Sistemas de Informação será aberto em 2026
A UFCAT também anunciou que oferecerá, a partir de 2026, o curso presencial de Bacharelado em Sistemas de Informação. As aulas ocorrerão no período noturno, com duração de quatro anos e oferta anual de 25 vagas. Além disso, o ingresso será via SiSU, utilizando a nota do Enem.
De acordo com o coordenador do curso, Márcio de Souza Dias, a formação capacita profissionais para analisar, projetar, desenvolver e gerenciar sistemas computacionais, atuando como elo entre tecnologia e estratégia organizacional. Dessa forma, o estudante terá disciplinas de programação, banco de dados, redes de computadores, engenharia de software, segurança da informação, gestão de projetos, além de conteúdos de inovação e análise de negócios.
Processo de criação iniciou em 2019
O projeto do curso começou em 2019, mas foi interrompido pela pandemia. Assim, após novas diretrizes internas da universidade para criação de graduações, o processo precisou ser reiniciado em 2023. Em 26 de março de 2025, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPEC) aprovou oficialmente a implantação do Bacharelado em Sistemas de Informação.






