22 de junho de 2020

UBERLÂNDIA-MG: COM QUASE 6 MIL CASOS DE COVID-19 E 79 MORTES, PREFEITO DECRETA O FECHAMENTO TOTAL DO COMÉRCIO; FESTAS E AGLOMERAÇÕES ESTÃO SENDO FISCALIZADAS

Comércio de Uberlândia volta a ser fechado devido o aumento de casos da Covid-19, que se aproxima dos 6 mil casos confirmados e com 79 mortes. Foto: Reprodução 

Com o registro de 5.482 casos confirmados de Covid-19, 79 mortes e outras 4 em investigação, segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado no domingo (21), o prefeito da cidade mineira de Uberlândia, Odelmo Leão, por meio de uma live realizada na tarde da última sexta-feira (20/06), informou que a partir de hoje, segunda-feira (22), somente os serviços comerciais considerados essenciais, terão autorização para funcionarem, tais como postos de combustíveis, supermercados, hortifrutigranjeiros, farmácias, pets-shops, casas agropecuárias, dentre outras atividades a manutenção e sobrevivência humana e animal. Quanto as demais, terão que ficar fechadas pelos próximos 15 dias.

De acordo com o prefeito Odelmo Leão, a medida de endurecimento de fechamento do comércio, foi decidido pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19, após uma acentuada crescente da doença depois que foi decretada a reabertura gradual do comércio, e que tal medida é uma tentativa de se evitar que a cidade mineira com quase 1 milhão de habitantes entre em ‘lockdown’.

Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

“Essa é mais uma tentativa de evitarmos entrar em ‘lockdown’. Estivemos em reunião com o comitê e decidimos voltar a adotar medidas próximas às do decreto do dia 20 de março. Observamos que, com a reabertura gradual do comércio, os casos cresceram e precisamos com urgência que a população entenda a gravidade da situação e nos ajude a conter a disseminação do vírus”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

A partir de hoje, na cidade de Uberlândia, como já frisamos, permanecerão abertos sem restrição, apenas serviços considerados essenciais. De acordo com a comunicação do município, alguns serviços específicos foram liberados para funcionamento apenas de segunda a sexta-feira das 10h às 18h. Os demais não poderão abrir para atendimento ao público, salvo os casos de entrega a domicílio e drive thru, que continuam autorizados.


FISCALIZAÇÃO

Além do fechamento do comércio, o prefeito Odelmo Leão, em sua live da última sexta-feira (19) para anunciar as medidas, afirmou que também estão proibidas as aglomerações de pessoas, seja ela em pequena quantidade, nas áreas públicas, como parques, canteiros de avenidas, e praças, inclusive para a realização de atividades físicas.

Outro ponto que Leão afirmou que está sendo fortemente fiscalizado, são as realizações de festas, que inclusive neste último final de semana, o prefeito divulgou um vídeo com imagens de drone, afirmando em sua descrição, que “as equipes de fiscalização da Prefeitura de Uberlândia e a Polícia Militar, efetuaram diversas intervenções em festas que estavam acontecendo em total descumprimento ao Decreto Municipal.

Clique e leia o documento: http://docs.uberlandia.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Delibera%C3%A7%C3%A3o-010_2020-NE.pdf

 

Escrito por: Badiinho Filho


Comentários

VOCÊ PODE GOSTAR