Ícone do site Badiinho

Três Ranchos debate gestão do Lago Azul e nova resolução da ANA em audiência pública

População e autoridades se reúnem em Três Ranchos para discutir o uso múltiplo das águas do Lago Azul e a nova regulamentação da ANA. Evento é aberto ao público. Foto: Vinicius Martins

A cidade de Três Ranchos promove, na próxima terça-feira (15/07), uma audiência pública para discutir a nova regulamentação que impacta diretamente o Lago Azul. O evento será realizado na Câmara Municipal, em parceria com a AMUSUH (Associação dos Municípios Sede de Usinas Hidrelétricas e Áreas Alagadas). Por isso, a população é convidada a participar e compreender os efeitos da Resolução nº 194/2024, publicada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA).

Essa resolução, que entrou em vigor em maio, estabelece novas regras para a operação dos reservatórios das usinas de Emborcação, Itumbiara, São Simão e Cachoeira Dourada. Além disso, ela reconhece oficialmente o uso múltiplo das águas do Lago Azul, o que representa um avanço para a região. Também define critérios para controlar o nível do reservatório, garantindo mais previsibilidade para a economia local.

De acordo com o prefeito Haroldo Coelho, a audiência será um momento importante para ouvir a comunidade e alinhar soluções sustentáveis. “Essa conquista é histórica para Três Ranchos. Afinal, a regulamentação atende uma demanda antiga e dá segurança para a piscicultura, a irrigação e, sobretudo, o turismo, que é nossa principal atividade econômica”, afirmou.

O debate contará ainda com técnicos da ANA, como o diretor interino Marco José Melo Neves e o superintendente de Operações Joaquim Guedes Filho. Já pela AMUSUH, estarão presentes o presidente Cassiano Maia e a secretária executiva Terezinha Sperandio. Juntos, eles vão apresentar detalhes da resolução e ouvir sugestões da comunidade, a fim de garantir decisões equilibradas.

Além disso, a prefeitura destaca que a presença dos moradores é fundamental para fortalecer a representatividade da região. Assim, as decisões tomadas beneficiarão a todos de maneira justa e sustentável.

De acordo com o site Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que monitora o nível dos reservatórios, o nível do lago de Três Ranchos atualmente está em 57,87% da sua capacidade.

Prefeito de Três Ranchos e o Secretário de Turismo, Agnaldo Miguel, em reunião na Agência Nacional das Águas (ANA), em Brasília-DF, no dia 29 de abril. Foto: Fabrício

Programação da audiência pública

Para mais informações, basta entrar em contato com a assessoria da prefeitura ou da AMUSUH.

Sair da versão mobile