Uma operação integrada entre as forças de segurança de Minas Gerais e Goiás resultou, na tarde de quinta-feira (10), na prisão de cinco pessoas, entre elas três adolescentes, suspeitas de envolvimento em uma tentativa de homicídio no bairro Palmeiras do Império, em Araguari (MG). A ação contou com a participação do 53º BPM de Araguari, da 9ª Companhia Independente da PM mineira, do 18º BPM da Polícia Militar de Catalão e das equipes da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Goiás.
Crime brutal e fuga para Catalão
De acordo com a polícia, o crime ocorreu no cruzamento das ruas Coromandel e Ararapira. A vítima, um jovem de 20 anos, foi espancada com um capacete e baleada no braço. Segundo relato do rapaz, ele havia saído de Catalão (GO) após ser convidado por um dos suspeitos e, ao chegar em Araguari, foi surpreendido por dois indivíduos em uma motocicleta. Mesmo ferido, ele foi encontrado consciente e levado para a UPA de Araguari, onde segue em observação.
Assim, durante a apuração, os militares identificaram que o ataque foi premeditado e teve como motivação uma dívida relacionada ao tráfico de drogas. Ademais, os autores seriam dois maiores de idade e três adolescentes.
Cerco e prisões em Goiás
Após o crime, o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) de Minas Gerais repassou, via rádio, as informações às equipes de serviço. Dessa forma, diante da informação de que os suspeitos haviam fugido rumo a Catalão, teve início uma operação de inteligência e cerco entre os dois estados.
Assim, com agilidade, as equipes do GERCOMANDO, PPH e supervisores da PM de Minas, juntamente com a CPE de Goiás, conseguiram localizar e prender os envolvidos já em solo goiano.
Apreensões e confissão
Durante a abordagem, foram apreendidos:
-
1 tablete de maconha
-
2 pedras de crack
-
1 balança de precisão
-
4 celulares (dois com registro de furto/roubo)
-
1 rolo de papel filme para embalo de drogas
-
R$ 1.364,00 em dinheiro
Além disso, três dos detidos confessaram participação no crime. Todos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Araguari para os devidos procedimentos legais.
Ligação com facção criminosa
Além disso, as investigações revelaram que os suspeitos têm ligação direta com o Comando Vermelho, uma das facções criminosas mais perigosas do país, com forte presença no Triângulo Mineiro e em vários estados.
Integração no combate ao crime
Portanto, a operação reforça a importância da cooperação entre as forças de segurança de Minas Gerais e Goiás no combate ao crime organizado. Ademais, a rápida resposta, o trabalho integrado e o uso de inteligência policial foram essenciais para o sucesso da ação, garantindo mais segurança para a população de ambas as regiões.

