Uma forte chuva atingiu Catalão na tarde desta terça-feira (16) e provocou novamente alagamentos na cidade, principalmente na BR-050, no trevo de acesso ao bairro Pontal Norte. Nos últimos dias, esse tipo de ocorrência vem sendo registrado com frequência, causando recorrentes transtornos do tráfego de veículos. Segundo a Ecovias Minas Goiás, concessionária responsável pelo trecho, o acúmulo de água levou equipes a intensificar o monitoramento e orientar motoristas nos pontos mais críticos.
Leia também:
-Temporal provoca alagamentos e interdita trechos da BR-050 em Catalão
Entre 17h e 19h desta terça-feira, a Estação Automática do INMET registrou 30,4 mm de chuva no município. O Laboratório de Climatologia do IGEO/UFCAT divulgou os dados com base em informações oficiais do INMET. Em pouco tempo, o volume elevado contribuiu diretamente para os alagamentos observados na cidade. Assista os vídeos:
Ver essa foto no Instagram
Ainda pela manhã, o climatologista Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia do IGEO/UFCAT, já havia alertado para a possibilidade de chuvas intensas. Segundo ele, a imagem de satélite das 6h mostrava forte convecção sobre a Amazônia, indicando o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Na região central, incluindo Goiás, a grande nebulosidade favoreceu a formação de áreas de instabilidade ao longo do dia.
O histórico recente de chuvas reforça o alerta. Até a manhã desta terça-feira, dezembro de 2025 acumulava 140 mm em Catalão. Esse volume representa cerca de 49% da média histórica mensal, o que significa que em apenas 16 dias, o município já registrou quase metade do total esperado para dezembro.
Diante desse cenário, a orientação é para que a população evite áreas alagadas, redobre a atenção no trânsito e acompanhe os boletins meteorológicos. A tendência, segundo os dados, é de manutenção do padrão de instabilidade nos próximos dias.









