O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (20) que retirou a tarifa de importação de 40% sobre determinados produtos brasileiros. A lista divulgada pela Casa Branca inclui café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
Segundo a ordem executiva publicada pela Presidência dos EUA, Trump tomou a decisão após conversar por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois concordaram em abrir negociações para tratar dos pontos citados no Decreto Executivo 14.323. Essas discussões ainda continuam.
A medida também levou em conta recomendações de autoridades que acompanham o estado de emergência previsto no decreto. Esses técnicos afirmaram a Trump que algumas importações agrícolas do Brasil não precisam mais permanecer sob a tarifa adicional de 40%, já que houve avanços iniciais nas negociações com o governo brasileiro.
A Casa Branca divulgou, em anexo, a lista dos produtos que deixam de pagar a alíquota extra. No texto, Trump afirma que a retirada da cobrança é necessária para lidar com a emergência nacional mencionada no Decreto 14.323.






