14 de setembro de 2017

Sobre as retiradas das árvores em trecho avenida da 20 de agosto, Secretário de Obras de Catalão afirma que decisão foi após realização de estudos

Foto: Reprodução/Redes sociais

Nesta semana a Prefeitura de Catalão começou a retirada das árvores de um trecho da Avenida 20 de agosto no centro da cidade, nas proximidades da Caixa Econômica Federal. Segundo o Secretário de Obras do município de Catalão, Leonardo Martins, as retiradas estão sendo feitas após uma série de estudos, os quais comprovaram a necessidade das retiradas das árvores após serem apontados os riscos de quedas, devido o tempo de vida que as árvores tem.

A retirada das árvores na 20 de agosto foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais dos Catalanos (as) no decorrer desta semana.

“Ali nós vamos tirar os canteiros centrais, vamos colocar alguns canteiros laterais nas calçadas, vamos recapear todo o asfalto. Estaremos fazendo várias floreiras, replantando árvores, porém árvores de pequeno e médio porte. Faremos novas praças em dois pontos que em frente a agência da Caixa e da Fundação Cultural e também substituir toda a iluminação, de uma forma que vamos revitalizar todo aquele espaço. Mas nós chegamos a essa conclusão (retirada das árvores), depois de vários estudos que nós fizemos naquele trecho, porque vocês podem verificar que ali foram plantados flamboyants numas floreiras altas, e como essas são árvores de grande porte, de grandes raízes, elas já estão estourando as caixas, as floreiras e estão correndo o risco de a qualquer momento caírem, então para evitarmos a queda de alguma destas árvores cair em cima de algum carro, ou em cima de alguma moto, ou em cima de uma família de pedestres, nós já estamos fazendo e demos início a este projeto de revitalização desta avenida para evitarmos um possível acidente, mas de forma que estamos retirando essas árvores, vamos revitalizar todo o espaço e também estaremos nos locais adequados da avenida, plantando novas árvores, porém de pequeno e médio porte, juntamente com floreiras, onde também todo o piso será refeito. Iremos também recapear o asfalto com CBUQ, de forma que mudaremos o sentindo da avenida, o qual será Parque Calixto Abrão para o sentindo Praça Getúlio Vargas”, disse Leonardo Martins em entrevista concedida a TV Anhanguera.

Cerca de seis meses é o tempo estimado para a conclusão das obras, que custou aos cofres públicos cerca de R$ 1 milhão de reais.

Vejam abaixo o projeto que será implementado no trecho da 20 de agosto onde foram retirada as árvores e a nota emitida pela Secretaria Municipal de Comunicação após polêmica em redes sociais. 


PROJETO PARA A 20 DE AGOSTO

A Prefeitura Municipal de Catalão, esclarece que as árvores que estão sendo retiradas na av. 20 de Agosto, estão sendo sustentadas apenas por canteiros centrais que não estão suportando o peso das mesmas. Em virtude disso, foi realizado um projeto de urbanismo, revitalização, paisagismo, trânsito e iluminação pública, para ser implementado no local, que foi devidamente apresentado ao Ministério Público. O intuito é melhorar o fluxo do trânsito no local, garantir a segurança dos cidadãos que utilizam a via e ao mesmo tempo criar um espaço mais amplo e cômodo de convivência para os que frequentam o comércio local. De acordo com o projeto, serão plantadas cerca de 50 quaresmeiras, que são árvores propícias e adequadas para serem plantadas na avenida. A atual gestão trabalha incansavelmente para reconstruir Catalão e resgatar a auto estima da população.

SECOM – Prefeitura de Catalão

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Reprodução