18 de outubro de 2014

Seca castiga Catalão e Ribeirinhos são penalizados

Escrito por: Badiinho Filho

Gifs Ribeirinhos

A seca que assola Catalão há quase trinta dias, já está comprometendo o abastecimento de água da cidade, o que tem afetado a vida de muitas pessoas, principalmente os Ribeirinhos, os quais tem sido os mais penalizados nestes últimos dias. O primeiro fato negativo para os Ribeirinhos, aconteceu no início deste mês de outubro, no momento em que a prefeitura lacrou as bombas de irrigação dos Ribeirinhos. Atitude que causou grandes prejuízos a alguns produtores que perderam suas plantações. Click no link e releiam a matéria (http://www.badiinho.com.br/?p=12420).

No final da tarde desta última sexta-feira (17), foi cumprido por um oficial de justiça, o qual estava sob proteção policial, uma Liminar proferida pelo Juiz de Direito da Comarca de Catalão, Doutor Marcus Vinicius Ayres Barreto, dava o direito a funcionários da Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE), “Implementar a obstrução de todas as formas de captação de água no Ribeirão Samambaia, como reservatórios, represas e qualquer outro meio de acumulação de recursos hídricos, independentemente da outorga ou não pelos proprietários (Parte da Liminar).

Leiam por completo a Liminar 

Decisão
Click na imagem

No início da noite, duas represas da região tiveram o seu processo de esvaziamento, com mudança de percurso iniciadas. Hoje, os restantes das represas teriam o mesmo destino, mas nenhum maquinário e nem operários foram vistos no local. Os Ribeirinhos se uniram com integrantes do Movimento Camponês Popular (MCP) fazendo com que as pessoas ali presentes, era considerado como motim, o que impossibilitava a ação judicial. 

Indignação

Nossa reportagem esteve no local e conversou com alguns Ribeirinhos, os quais estavam revoltados, pois segundo eles não foram comunicados, nem mesmo para providências de como ficariam suas criações, como gados por exemplo, os quais matam a sede nas águas das represas.

TV Badiinho: Entrevista com Jaci Lindolfo, morador da região a pouco mais de 25 anos

TV Badiinho: Entrevista com Dona Clarinda, que vive na região a 28 anos

TV Badiinho: Pequeno produtor, o Ribeirinho Leobaldo Duarte fala sobre os prejuízos

 

Apoio do MCP e do Sindicato Rural de Catalão

Segundo Wender Antônio, do Movimento Camponês Popular (MCP), já faz algum tempo que eles veem buscando alternativas através de diálogos com o município, buscando uma forma de achar uma solução para que a sociedade não fique sem água, mas também que os Ribeirinhos não possam ser impedidos de produzir alimentos e nem de usar a água para o abastecimento, inclusive das suas casas. Segundo Antônio, vários acordos firmados anteriormente não vem sendo cumprido por parte do poder público municipal. Assistam a entrevista com Wender Antônio, líder do MCP na região.

 TV Badiinho: Entrevista com Wender Antônio (MCP)

O presidente do Sindicato Rural de Catalão, Newton José, disse que órgão está tomando conhecimento maior do caso nestes últimos dias, mas afirmou que o Sindicato Rural está ao lado, para que se resolva o problema o quanto antes.

“Não temos nada contra que se abasteça Catalão, desde que os Ribeirinhos não sejam prejudicados, porque da maneira que está sendo feito aqui com esvaziamentos dessas represas, tirou o direito de sobrevivência dos Ribeirinhos e de seus animais, porque antes, dias atrás, foi tirado o direito de produção, que são pessoas que produz para sobrevivência e abastecimento comércio local”. Afirmou o presidente Newton José, o qual disse também que, o que veem sendo veiculado sobre os Ribeirinhos, eles estão os classificando como clandestinos, como bandidos, sendo que na verdade eles não são clandestinos, pois a água está nas propriedades deles e é direito de sobrevivência. Confira a entrevista na integra do presidente do Sindicato Rural de Catalão, Newton José, ao Blog do Badiinho.

TV Badiinho: Entrevista com Newton José (Sindicato Rural de Catalão)