28 de dezembro de 2015

SAÚDE PÚBLICA: faltam vacinas

Escrito por: Pidim/Jornal O Catalão 

Foto: Reprodução

syringe1

Informação obtida dias atrás é que o estoque de vacinas em vários postos de saúde de Catalão está abaixo do ideal e não anda sendo suficiente para atender toda a população. O fato preocupa muito os pais. O Ministério da Saúde até mandou remessa para a cidade, porém a quantidade foi pequena. Do pedido feito pelo município, menos da metade das doses foram fornecidas pelo governo federal. Em entrevista à TV Anhanguera/Catalão, muitos pais mostraram essa angústia. Leiam os depoimentos abaixo;

“Não só como eu né, como pai, mas várias outras pessoas que também precisam levar seu filho para vacinar e não ter chegado no postinho de saúde, de qualquer lugar que vacine e não ter vacina é muito preocupante sim. É um direito nosso.”  Fausto Mattas – Motorista.

“Eles dizem que os laboratórios não têm cumprido o cronograma de entregas estabelecido em contrato com o Ministério da Saúde com esses laboratórios. Eles têm explicado que quando as vacinas chegam ao país, aquelas que são importadas, elas têm que passar por desembaraço alfandegário, tem que que passar pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), vários tramites burocráticos legais para assim serem distribuídas em todos os estados, e por sua vez aos municípios.” Luciana Martins, coordenadora de vacinação em Catalão.

“A gente fica pensando né, se atrasar, se tem algum problema.” Leidiane Rodrigues, Auxiliar Administrativo.

“Criança pequena né, não pode ficar sem vacinar.” Eliane de Oliveira – Costureira