15 de setembro de 2014

Saúde Pública de Catalão: Após 40 anos, município cancela alguns convênios com a Santa Casa de Misericórdia

Escrito por: Badiinho Filho

Depois do episódio do dia 14 de agosto, onde a Unidade de Urgência e Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Catalão ter fechado as portas por atraso nos repasses do município com a instituição. O órgão que sempre foi a referência no atendimento as gestantes de Catalão e toda nossa região do Sistema Único de Saúde (SUS) e, a 40 anos presta os serviços médicos hospitalares a essas pessoas sem condições, através de repasse feito por convênio com o município, a Santa Casa deixará de prestar alguns atendimentos.

Ofício é enviado pela Secretaria Municipal de Saúde 

Doc 1 ( Santa Casa de Catalão)

Através de um ofício emitido e assinado pelo o senhor Secretário Municipal de Saúde, Adenilson Lima, no último dia 09 de setembro. A provedora da Santa Casa, Doutora Elaine Teixeira, foi informada da interrupção, ou seja, cancelamento do valor repassado a instituição, para o custeio dos atendimentos nas áreas de ginecologia e obstetrícia, cancelando também os trabalhos dos plantonistas nas mesmas especialidades pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Santa Casa emite nota de esclarecimento

Doc 2 (Santa Casa de Catalão)

A direção da Instituição após receber o ofício, emitiu uma nota de esclarecimento, informando que o documento entregue pela Secretária Municipal de Saúde foi encaminhado ao Ministério Público da cidade, para que seja avaliado e a situação revertida. A nota também diz que, caso mantendo essa decisão, a direção comunicará os Secretários de Saúde da nossa região, informando-os o encerramento definitivo dos serviços acima citados.

“Após 40 anos de serviços prestados de forma ininterrupta, a Santa Casa não apresenta condições financeiras para viabilizar o pagamento de onze profissionais no valor de R$. 72. 906.12 por mês, referente ao plantão de ginecologia e obstetrícia”. Diz nota emitida pela direção da Santa Casa.

 

A um mês Unidade de Urgência e Emergência da Santa Casa teve alguns atendimentos parcialmente interrompidos 

Montagem-31
“No dia 14 do mês passado, por falta de repasse, atendimento ficou parcialmente prejudicado”

No dia 14 de agosto deste ano, a Unidade de Urgência e Emergência da Santa Casa de Catalão teve o seu atendimento parcialmente prejudicado. A unidade hospitalar filantrópica, é praticamente mantida pela prefeitura de Catalão, a qual também mantém convênios com outras prefeituras de cidades da região, no dia citado acima, por falta de um repasse em dinheiro, o qual é feito pela Secretaria Municipal de Saúde para pagamento dos salários dos médicos e funcionários da instituição, os serviços foram interrompidos para as pessoas que buscavam atendimento por conta própria, recebendo apenas os casos mais complicados, os quais eram encaminhados pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e demais ambulâncias.

Na época, um funcionário que não quis ser identificado disse que, por um período de quatro meses, o dinheiro não vinha sendo repassado para o custeio dos médicos e funcionários.