Ícone do site Badiinho

Saúde estadual convoca população a doar sangue O negativo

Hemocentro de Goiás está com níveis críticos de sangue O negativo - Foto: Divulgação/Idtech

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), emitiu um alerta urgente sobre os níveis críticos do tipo sanguíneo O negativo. A escassez já afeta diretamente as 223 unidades de saúde atendidas pela Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos — Rede Hemo. Por isso, a população está sendo convocada a doar sangue com urgência.

Por que o tipo O negativo é tão importante?

O sangue O negativo é conhecido como “universal” para transfusões de emergência. Isso porque pode ser usado em qualquer paciente, independentemente do tipo sanguíneo. Dessa forma, ele é essencial em casos de acidentes graves, cirurgias de urgência e situações onde não há tempo para identificar o tipo sanguíneo do paciente.

Apesar de sua importância, o O negativo é um dos tipos mais raros na população, o que agrava ainda mais a situação em períodos de baixa doação.

Doar sangue salva vidas

A diretora de Captação e Atendimento ao Doador, Daynara Vilar, reforça a importância da doação. “A doação de sangue é um gesto solidário, rápido e seguro. Pode salvar até quatro vidas. As tipagens A -, B -, O – e AB – são muito usadas em emergências. Por isso, pedimos à população que compareça aos hemocentros. Para quem não doa há mais de três meses ou nunca doou, é hora de agir. O processo completo leva menos de uma hora”, destacou.

Requisitos para doar sangue

Assim, para ser doador, é necessário:

Onde e como doar

Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona:

Já nas unidades da Rede Hemo do interior, em Catalão, Rio Verde, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu, o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

É possível agendar a doação pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.

Ações externas e doação coletiva

Além disso, empresas e instituições também podem solicitar a presença da unidade móvel do Hemocentro para campanhas de doação de sangue e cadastro de medula óssea. Para isso, é preciso confirmar pelo menos 120 interessados e enviar a solicitação por e-mail: hemocentro.captacao@idtech.org.br, ou pelo telefone (62) 3231-7925.

 

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Sair da versão mobile