8 de janeiro de 2014

Saúde: Entrevista com o médico urologista Dr. Caio Flávio

Por: Badiinho Filho

O médico urologista Dr. Caio Flávio é o nosso entrevistado desta semana. O assunto que ele traz aos nossos leitores é abertura de um ambulatório, um Centro de Referência e Tratamento, que será especializado em tratamento a homens  com doenças sexualmente transmissíveis. O CRT começou a funcionar hoje, quarta-feira,08, as 07h da manhã e o atendimento será apenas para os pacientes de Catalão.

Caio 1“Dr. Caio Flávio fala do Centro de Referência e Tratamento que começa a funcionar hoje, quarta-feira,08, na Unidade de Saúde do Bairro Santo Antônio.”

B.B: Explique como irá funcionar o Centro de Referência e Tratamento e como surgiu a ideia ?

C.F: Esse projeto ele nasceu de uma necessidade, uma demanda da população, existe hoje uma prevalência e uma incidência alta de DST-Doenças Sexualmente Transmissíveis, tem aumentado por vários fatores, comportamentais, fatores de risco , e essa população ela atendida de uma forma pulverizada, de forma espalhada no momento. O objetivo é, o homem com queixa ou diagnostico já confirmado de alguma doença sexualmente transmissível, possa procurar um ambulatório especializado para o atendimento inicial, possível diagnostico, tratamento e orientação de prevenção, esse ambulatório é público, com atendimento gratuito e esse atendimento será feito na unidade da Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, ao lado da antiga Parmalat, no Bairro Santo Antônio, a partir das 07h da manhã de segunda a sexta-feira. Os pacientes não irá procurar diretamente este ambulatório, ele deve procurar qualquer unidade de saúde (Postos), não precisa de ter uma avaliação médica inicial, mas passará por uma triagem mínima inicial, que pode ser feita pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo agente de saúde, pelo próprio médico que vai identificar realmente a necessidade de uma consulta especializada, porque ? Caso não haja essa necessidade, o próprio paciente as vezes marca e ele precise e muitos marcam de forma errada, são paciente que deveriam ser avaliados em outro ambulatório e acabam ocupando a vaga inicial deste paciente que precisa, então esta sendo feito este trabalho de divulgação para toda a cidade de Catalão, no sentido de que os homens possam  a partir de hoje, quarta-feira, dia 08 de janeiro, serem atendidos em um serviço público gratuito e especializado.

B.B: Sabemos que demandou um certo tempo a idealização e a concretização deste projeto, como surgiu a ideia e quem são os parceiros deste brilhante projeto ?

C.F: Bom, essa ideia surgiu já a algum tempo, eu faço ambulatório público desde de 2008, sou urologista concursado, mais três colegas também são concursados e nos atendemos essa demanda crescente, e sabemos que esses pacientes não conseguem o atendimento, ou porque não é possível marcar a tempo ou porque não conseguem um profissional que possa atende-lo da forma mais especifica e mais especializada possível, então essa ideia ela já existia. Aliada a essa ideia surgiu a possibilidade de uma parceria, entre a prefeitura de Catalão, Secretária Municipal de Saúde com a UFG-Universidade Federal de Goiás, essa parceria no sentido de estreitar um laço, existe uma possibilidade de futura de um curso de medicina aqui na cidade, que já foi amplamente divulgado, e este seria um primeiro projeto inicial de parceria, no sentido de estabelecer protocolo, estabelecer conduta para este paciente, identificar quais os fatores realmente que interferem para aumentar ou diminuir a incidência de doença sexualmente transmissível, e possibilitar uma estratégia de prevenção, uma estratégia de tratamento, além de ser uma estratégia de detecção precoce dessas doenças.

B.B: O senhor acredita que aqui em Catalão existem muitos casos ocultos de pessoas que possam estar com alguma doença sexualmente transmissível ?

C.F: Com certeza, não somente em Catalão, mas no mundo todo, muitas doenças elas passam realmente despercebidas porque não um sintoma inicial importante, muitas vezes existe um sintoma, este paciente ele não é bem conduzido, ele mesmo se auto medica, vai em alguma farmácia e pede algum medicamento, isso mascara o sintoma inicial, muitas vezes a mulher tem o sintoma e o homem não tem, apesar ter a doença e vice e versa, em algumas situações a mulher trata e o homem não faz o tratamento,  e o objetivo desse ambulatório é justamente aumentar a possibilidade de diagnostico, principalmente dessas doenças que ainda estão ocultas, com poucos sintomas, mas que podem ser transmitidas a frente, então esse é objetivo inicial.

Caio 2

“O objetivo desse ambulatório é justamente aumentar a possibilidade de diagnostico, principalmente dessas doenças que ainda estão ocultas.”

B.B: Sua mensagem as pessoas que possam vir a procurar o Centro de Referência e Tratamento ?

C.F: A mensagem principal é de que a prevenção é a medicina mais moderna hoje, sempre foi e continua sendo, e a prevenção passa também por diagnostico precoce, porque você pode prevenir complicações, um individuo com uma sífilis inicial que é tratada, ela é curada, mas se não tratada passa para a sua parceira, ela engravida e passa para a criança, a criança complica ou pode essa criança até nascer sem vida, tudo por decorrência de complicações. Então a mensagem principal é que homens e também as mulheres que orientem seus parceiros, saibam que já existe um centro especializado para o tratamento, para o diagnostico, para a orientação destas doenças que são muito importantes, de alta incidência, alta prevalência e algumas potencialmente letais, entre elas, a própria sífilis, HIV-Aids, hepatite B e hepatite C, então que a população tenha conhecimento disso. Hoje existe uma prevalência muito grande de HPV que é o condiloma, que causa o câncer de color uterino, e de nada adianta a mulher tratar se o homem não tratar, então o objetivo final é que a gente possa oferecer um serviço de qualidade para a população.

Lembrando que as atividades  do Centro de Referência e Atendimento,  Ambulatório  de  DST masculino de Catalão tem inicio nesta quarta-feira,  08 de janeiro de 2014, as 07h da manhã, no Posto de Saúde do Bairro Santo Antônio. O serviço é  gratuito e tem como objetivo atender homens de todas as idades que tenham queixas ou diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis  (DST).