18 de dezembro de 2014

Saúde de Catalão na UTI

Escrito por: Badiinho Filho

Santa-Casa-de-Catalão
Foto/Reprodução

A saúde pública de Catalão é um dos setores que mais tem recebido críticas nestes últimos tempos. O impasse entre poder público municipal e a Santa Casa de Catalão, que segundo informações não vem recebendo em dia os devidos repasses, o que está prejudicando e muito, o atendimento à população, que sofre principalmente com a falta de médicos plantonistas. São inúmeras pessoas que chegam precisando de atendimento e vem sofrendo transtornos para conseguir aquilo que consta em nossa Constituição do Brasil, que é o direito a um atendimento e tratamento de saúde digno.

Toda administração procura uma marca, um espelho, um esteio, ou pelo menos domínio naquilo que a pessoa tem experiência. Catalão hoje é administrada por um respeitado e conceituado médico obstetra e, estranhamente enfrentamos inúmeras dificuldades na área da saúde.

Hoje quem chega ao ponto de procurar um atendimento no precário Sistema Único de Saúde (SUS), é porque não tem nenhuma condição financeira, pois as pessoas que ao menos tem um padrão de vida razoável, não precisa ser de classe média ou rico, apenas condições ou saída para procurar um atendimento particular, pois ela já sabe o que vai encontrar na saúde pública.

O comentário que circula é que, dos três pediatras existentes na Santa Casa, dois já pediram demissão, o que deixará ainda mais debilitado o atendimento as nossas crianças, correndo o risco até de não receber mais as receber para atendimento. Neste ano, o ex-secretário de Saúde Doutor Adenilson Lima, por meio de um ofício enviado a Provedora da Santa Casa de Catalão, Doutra Elaine, cortou repasse no valor de R$. 72 mil reais, dinheiro este que era utilizado para o atendimento das pacientes de obstetrícia.   

Centro Integrado de Pediatria também é alvo de criticas 

Centro de Pediatria de Catalão
Foto/Reprodução

Outras inúmeras reclamações que estamos recebendo é com relação ao Centro de Pediatria, localizado na Avenida 20 de agosto, no Centro de Catalão. Segundo os usuários, a informação é que o atendimento vá até as 22h00min, mas às 20h00min não tem encontrado os pediatras na unidade de atendimento a crianças.  

Fica agora a difícil tarefa ao novo secretário de saúde do município de Catalão, Doutor Antônio Abadio, encontrar os medicamentos adequados para reanimar e melhorar o quadro clínico da nossa saúde, e assim proporcionar um merecido atendimento de qualidade para nossa gente.