3 de abril de 2013

Sargento Vieira fala das precauções para evitar incêndio em residências

DSCF0712Sargento Vieira do 10º BBM-Batalhão Bombeiro Militar

Recentemente em Catalão, o 10º BBM-Batalhão  Bombeiro Militar foi acionado por mais de uma vez, para atendimento de ocorrências de incêndio em residências. Quem fala ao Blog do Badiinho é o Sargento Vieira, do Corpo de Bombeiros, que na oportunidade dá dicas de como se evitar esse tipo acidente que tem se tornado comum em Catalão.

 

Blog do Badiinho: Sargento quais as precauções que as pessoas devem tomar para evitar esse tipo de acidente?

 

Sargento Vieira: Ultimamente como você relatou, registramos três ocorrências envolvendo incêndio em residências, sendo que dessas três, provavelmente, uma foi causada por uma pessoa com transtornos mentais, em sua própria residência. Não é de nosso conhecimento os motivos que levou a vitima a fazer isso. Nas outras duas, segundo relatos de testemunhas, um morador de uma dessas residências esqueceu uma vela acesa, a qual provavelmente deve ter acabado sua queima, vindo a escorrer aquela cera, a qual deve ter contribuído para propagar o incêndio e destruído parte da casa.

Incendio 1Casa que foi incendiada em acidente com vela acessa

Sobre outro incêndio que não conseguimos fazer o levantamento preciso, provavelmente, o que deve ter ocorrido foi curto circuito na parte elétrica. A dica que deixamos para evitar esse tipo de acidentes é que tomem cuidado com as velas, porque nesse período do ano, com a chuva, a maioria das vezes falta energia e as pessoas tendem a acender velas, e ao acenderem devem evitar deixar essas velas acesas próximas a cortinas, panos ou até em móveis de madeiras.

A outra dica que deixamos é que com as chuvas, os respingos no interior das residências com má instalação da parte elétrica ou ultrapassada, com problemas de excesso de emendas e fios desencapados, podem resultar em um curto circuito e que levará a propagação do incêndio. Então, o que sugerimos é que os proprietários dessas residências, com mais de dez anos, façam uma vistoria em suas instalações elétricas, principalmente se suspeitarem de algo anormal que tenha causado queima de aparelhos. Eles devem refazer a parte elétrica para evitar incêndios.

Outra recomendação importantíssima é em relação ao vazamento de gás. Tivemos em nossa cidade uma explosão que aconteceu após um vazamento de gás. O perigo é as pessoas ao sentirem o odor GLP, que é o gás de cozinha, acenderem a luz. Pedimos que as pessoas não façam isso em hipótese alguma. Na ocorrência registrada, foi detectado que a vitima ao sentir o odor, proporcionado pelo vazamento de gás, acendeu o interruptor de energia, o que ocasionou a explosão. Pedimos que ao sentirem que está ocorrendo vazamento de gás, que as janelas sejam abertas, assim como as portas e que não se acenda nenhum tipo de luz. Primeiro você vai arejar o ambiente, em seguida com segurança, ao confirmar segurança total do ambiente, procure o vazamento e desligue o gás. Aconselhamos também que não sejam acumulados muitos botijões e de preferência que a instalação do botijão seja feita fora da casa. Mas, salientamos que um vazamento ou mesmo esquecer alguma chama aberta, de nada adianta a instalação do botijão fora da residência.

Com essas precauções, temos a certeza que podem se evitar e muito os incêndios em residências e evitar que tragédias aconteçam.