18 de novembro de 2020

SANTA CASA DE CATALÃO REALIZA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS; EMPRESÁRIO DE 49 ANOS QUE FALECEU NA SEGUNDA (16) VÍTIMA DE ACIDENTE DOMÉSTICO NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA, FOI O DOADOR

Santa Casa de Catalão realizou a primeira captação de órgãos para transplante. Foto: Brenda Marra – Ascom Santa Casa/Reprodução.

A Santa Casa de Misericórdia de Catalão realizou a primeira captação de órgãos para transplante no fim da tarde da última terça-feira, dia 17. Todo o processo foi conduzido pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que acionou a Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO) assim que foi diagnosticada a morte encefálica do paciente e também realizou a entrevista com a família do doador.

Para que todo o processo tivesse sucesso, a atuação rápida da equipe após o diagnóstico do paciente foi muito importante para a preservação dos órgãos. Mas nada seria possível sem a aceitação da família, que conseguiu transformar a dor da perda em esperança para outras pessoas que dependem do transplante para viver.

A equipe médica da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) iniciou a cirurgia no fim da tarde e às 20h30min a captação dos dois rins foi finalizada. Os profissionais vindos da capital são altamente capacitados para fazerem a remoção do órgão, armazenamento e, enfim, encaminhá-lo para chegar a tempo até o receptor.

A Gerência de Transplantes do Estado de Goiás agradeceu todo apoio da Santa Casa de Catalão. “Parabenizamos toda a equipe da instituição pelo empenho em realizarem a entrevista familiar, pelo esforço em encaminhar as amostras de exames para Goiânia e também por toda organização e receptividade à nossa equipe na unidade. Foram captados os dois rins e duas pessoas serão beneficiadas graças à essa família e à toda equipe que fez esse “Sim” valer a pena! ”, ressaltou.

“É um passo grande e muito importante tanto para o hospital, quanto para as famílias que receberão os órgãos. Antes, essa realidade era só para grandes centros, mas hoje sabemos que é a nossa realidade também e que temos profissionais altamente capacitados para conduzir os protocolos de morte encefálica e depois a captação de órgãos e tecidos para transplante. Parabéns à toda equipe da Santa Casa. ”, pontuou o Diretor Técnico da Santa Casa de Catalão, Dr. Petterson Idelmino França.

CAPTAÇÃO

Doação foi de um empresário de Catalão de 49 anos de idade, que faleceu vítima de um acidente doméstico. Foto: Brenda Marra – Ascom Santa Casa/Reprodução.

O doador foi um homem de 49 anos, empresário que faleceu na última segunda-feira (16/11), vítima de acidente doméstico no último final de semana. A família relatou ter atendido o desejo do doador. Em muitos casos, a doação de órgão e tecidos é a única forma de levar esperança a outras pessoas que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única.

 

Escrito por: Redação/Com informações da Ascom da Santa Casa de Catalão.