Ícone do site Badiinho

Caiado ganha força nacional após pesquisa apontar avanço na disputa presidencial

A pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), à Presidência da República ganhou novo fôlego após a pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (24). O levantamento mostra o goiano com 15,3% das intenções de voto em cenário estimulado. Assim, Caiado aparece à frente de outros governadores cotados para o Planalto e surge como um dos nomes mais competitivos da direita contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca a reeleição.

Goiano se destaca entre governadores

No cenário em que aparecem Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, Caiado ocupa o segundo lugar, ficando atrás apenas de Lula, que tem 51%. Já Zema e Ratinho Jr. registram 10,6% e 10,4%, respectivamente. Brancos, nulos e indecisos somam 12,8%.
Apesar de governar um estado com menor densidade eleitoral, Caiado vem ampliando sua projeção nacional e consolidando apoio em diversas regiões. Além disso, o resultado confirma o avanço de seu nome entre os eleitores da centro-direita.

Estratégia e cenários alternativos

O governador goiano defende a presença de múltiplas candidaturas da direita no primeiro turno como forma de reduzir o favoritismo petista. Nesse contexto, ele também se mostra competitivo em outros cenários testados pela AtlasIntel.

Quando o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é incluído — embora o paulista reafirme que não pretende concorrer —, Caiado aparece com 6% das intenções de voto. Nesse caso, Lula lidera com 51,3%, seguido de Tarcísio com 30,4%. Mesmo assim, Caiado supera Ratinho Jr. (3%) e Zema (2,5%), mantendo presença relevante.

Por outro lado, quando o instituto testa um cenário com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula mantém 51%, Michelle aparece com 26,2%, e Caiado registra 9,1%. Novamente, ele ultrapassa Zema (4,6%) e Ratinho Jr. (5,1%), reforçando sua posição como alternativa viável dentro da direita.

Disputa de segundo turno

Nos cenários de segundo turno, Caiado alcança 36% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 52%. O petista também venceria Ratinho Jr. (51% a 37%) e Zema (52% a 35%). Além disso, Lula teria vantagem contra Tarcísio de Freitas (52% a 44%) e Michelle Bolsonaro (52% a 43%).

Metodologia

A pesquisa AtlasIntel ouviu 14.063 pessoas de forma online entre os dias 15 e 19 de outubro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.

Sair da versão mobile