15 de outubro de 2015

"Ribeirinhos" começam a serem notificados para pararem irrigação

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Reprodução

Com o período de estiagem que permanece em Catalão, alguns dos Ribeirinhos que moram na região do Ribeirão Samambaia já estão recebendo notificações dos órgãos públicos municipais, as quais pedem a paralisação do sistema de irrigação. Segundo um dos Ribeirinhos, na notificação, eles pedem um prazo de cinco dias para se apresentarem na Secretária Municipal de Meio Ambiente para comprar que exigências impostas pelo órgão estão sendo cumpridas.

unnamed

O grande problema é que com a forte seca, muitos irão perder por completo suas produções de hortaliças, as quais são o seu único meio de sustentação dos que ali moram.

Caso Ribeirinho em 2014

Montagem-111
Foto de 2014 mostra prejuízos dos “Ribeirinhos”

No ano passado (2014), os “Ribeirinhos” tiveram as suas bombas lacradas, os quais muitos deles perderam toda a sua produção de hortaliças, sendo o único meio de sobrevivência ficando apenas com as dívidas de financiamentos. Esses pequenos produtores que sofreram também com medidas drásticas, os quais apenas receberam parcelados uma ajuda de custo no valor de R$ 5 mil, concedido pelo município para amenizar os enormes prejuízos que tiveram, sentem hoje em seu dia a dia os reflexos negativos que a eles foram impostos em 2014, incluindo uma decisão judicial favorável a Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE) para o rompimento de algumas represas. Agora, com a chegada da seca novamente, novas medidas desfavoráveis voltam a ser impostas a eles.

Nossa reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE), a qual respondeu nosso e-mail informando que uma nota seria emitida pela Secretária de Meio Ambiente do município, porém até o momento não obtivemos retorno.