20 de setembro de 2013

REPÓRTER CIDADÃO

Antiga fábrica da Parmalat: o martírio dos moradores da região

DSCF4995O prédio está abandonado há vários anos e tem trazido vários malefícios aos moradores das proximidades.

Em nosso quadro Repórter Cidadão, a reclamação desta vez é a respeito da antiga fábrica da Parmalat, localizada na Rua Ademar Ferrugem, no Bairro Santo Antônio. O prédio está abandonado há vários anos e tem trazido vários malefícios aos moradores das proximidades.

Além da poluição visual gerada pelo abandono do imóvel, o local tem servido de criadouro do mosquito da dengue e de espaço para usuários de entorpecentes.

E esse é um problema que está muito longe de se resolver, pois se trata de uma área de propriedade particular e, desse modo, a administração do município está impossibilitada de executar qualquer ação.

Nossa reportagem entrou em contato com o secretário de Obras de Catalão, Aldo Filho, que declarou que, caso o proprietário deposite entulhos do lado de fora nas calçadas, a secretária de obras pode notificar e até multar pela ação, mas intervir dentro do imóvel não é de responsabilidade da prefeitura.

DSCF4994Além da poluição visual gerada pelo abandono do imóvel, o local tem servido de criadouro do mosquito da dengue e de espaço para usuários de entorpecentes.

Quanto aos criadouros do mosquito da dengue, o gerente de saúde de Catalão, Giovani Franco, disse que o local é tratado pelo Núcleo de Endemias como ponto estratégico. Ele recebe a mesma atenção que os ferro velhos, borracharias, locais de reciclagem, que são visitados a cada 15 dias. Franco afirmou que com o período de estiagem os perigos são menores, mas uma chuva como a que caiu no início da semana faz com que a equipe redobre a atenção com esses locais.

O gerente de saúde disse que no início do ano, assim que foi criado o Disk Dengue, o Departamento de Combate a Endemias se reuniu com os proprietários de imóveis considerados pontos estratégicos e o Ministério Público. Na ocasião, ficaram acertadas algumas medidas e aqueles que não cumpriram foram notificados e posteriormente multados.

Aqui você faz a notícia por meio do quadro Repórter Cidadão. Envie sua sugestão de matéria para badiinhofilho452@gmail.com.br ou entre em contato pelos telefones (64) 8104-3088- (Tim)/ 9959-5020 (Vivo)- 8439-9276 (Oi).

Texto e fotos: Badiinho Filho