A Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus iniciou oficialmente o período da Quaresma com celebrações especiais e uma mensagem de reflexão aos fiéis. Ao Blog do Badiinho, o pároco Frei Marco Aurélio explicou o significado do tempo quaresmal e destacou a importância da conversão interior.
Tempo de preparação e mudança
Segundo o religioso, a Quaresma representa um retiro espiritual de 40 dias. Além disso, o período recorda os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar sua missão. Por isso, a Igreja convida os fiéis a viverem um tempo de transformação e preparação para a Páscoa.
De acordo com Frei Marco, o número 40 tem forte simbolismo bíblico. Assim, a Quaresma se torna um chamado à mudança de vida e ao fortalecimento da fé.
Jejum, oração e caridade
Durante esse período, a Igreja propõe práticas como jejum, abstinência, oração e caridade. No entanto, o pároco ressaltou que a principal penitência deve ser espiritual. Ou seja, mais do que abrir mão de alimentos ou hábitos, é necessário promover uma conversão do coração.
Ele citou, inclusive, a proposta do “jejum das palavras”. Dessa forma, os fiéis são convidados a evitar palavras que ferem e a cultivar atitudes que edificam e promovem a paz.
Campanha da Fraternidade
Neste ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil escolheu como tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Moradia”, com o lema “Ele veio morar entre nós”.
Segundo Frei Marco, a iniciativa amplia a reflexão quaresmal para o campo social. Além disso, chama atenção para o déficit habitacional e para as condições indignas enfrentadas por muitas famílias brasileiras.
Portanto, a proposta não se limita à reflexão espiritual. Ela também incentiva ações concretas e políticas públicas que garantam moradia digna à população.
Programação especial na paróquia
Ao longo da Quaresma, a paróquia intensifica as atividades religiosas. Entre elas, estão:
-
Missa diária às 7h
-
Adoração ao Santíssimo às quintas-feiras
-
Via-Sacra às sextas-feiras, às 18h15
-
Terço dos Mistérios Dolorosos às sextas, às 6h30
Além disso, na Quarta-feira de Cinzas, várias missas marcaram o início oficial do período nas comunidades e capelas.
Por fim, Frei Marco desejou que os fiéis vivam uma Quaresma de verdadeira conversão. Assim, a comunidade poderá chegar à Páscoa com o coração renovado e fortalecido na fé.

