5 de abril de 2013

Projeto PAT-Pequeno Aprendiz do Trânsito 2013 já está em andamento

Foto: Reprodução

Quem fala ao Blog do Badiinho é o Inspetor Vieira, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Vieira dará mais detalhes sobre o projeto Pequeno Aprendiz do Trânsito (PAT), realizado há mais de quatro anos, no município de Catalão, e neste ano, com uma novidade, que é o desenvolvimento do PAT em Goiandira e Ouvidor.

Insetor VieiraInspetor Vieira

Blog do Badiinho: Inspetor como surgiu a ideia de expandir o projeto Pequeno Aprendiz do Trânsito para os demais municípios?

Inspetor Vieira: Olha a ideia de estender esse projeto para os municípios vizinhos foi através da procura que existia de pessoas que tomaram conhecimento de que o PAT estava em andamento na cidade de Catalão, além de empresas que também tomaram conhecimento do projeto. O entendimento foi de que o mesmo não deveria ficar apenas em Catalão, mas também nos demais municípios circunvizinhos, que é o caso de Ouvidor, que tem duas escolas, e em Goiandira, com uma escola. E em Catalão continuamos com as escolas que já receberam o projeto antes.

B.B: Aqui na cidade de Catalão já foi iniciado o projeto neste ano?

I.V: Sim, nas três cidades o projeto já se encontra em execução.

B.B: Quais as escolas na cidade de Catalão estão participando do projeto?

I.V: Hoje nós temos o Colégio Anice Cecílio Pedreiro, que fica no bairro Santa Terezinha. Estamos também no bairro Mãe de Deus (qual escola???), no Colégio Wison da Paixão, que fica na Vila Erondina, na Escola Municipal Escola Municipal Pedro Netto Paranhos, do bairro Pontal Norte, e estamos ainda desenvolvendo no Colégio Estadual de Goiandira e em uma escola estadual e outra municipal, em Ouvidor.

B.B: Qual o verdadeiro sentido desse projeto?

I.V: O projeto trabalha com crianças de 09 a 12 anos e a intenção é passar noções voltadas para o trânsito, como legislação e saúde no trânsito. O principal objetivo é formar essas crianças como monitores do trânsito, ou seja, essa criança ela já cobra naturalmente do adulto algumas atitudes. O projeto, na verdade, vai orientar essa criança de como cobrar do adulto e de como se comportar também no trânsito.