Ícone do site Badiinho

Padre Joel destaca programação da Festa do Rosário 2025 em Catalão

Padre Joel Gomes, pároco da Paróquia São Francisco, em Catalão. Foto: Lucas Machado/Arquivo – Blog do Badiinho

A Paróquia São Francisco de Assis inicia nesta quinta-feira (2) a tradicional Festa do Rosário, que chega à sua 149ª edição em Catalão. O pároco, padre Joel Gomes, reforçou o convite aos fiéis e destacou que o evento é, antes de tudo, um momento de fé, devoção e religiosidade.

Leia também:

-Congadas de Catalão: último ensaio reuniu multidão em preparação para 149ª Festa do Rosário

Início com alvorada e bênção dos capitães

A programação começa com a celebração de bênção aos capitães e seus bastões, na Igreja Matriz. Em seguida, à meia-noite, acontece a alvorada, que marca oficialmente o início da festa. Segundo o padre Joel, esse é um momento simbólico, pois reúne a comunidade em torno da espiritualidade e da tradição.

Novenas, missas e confissões

Durante os dias de festa, a comunidade poderá participar de momentos de oração que se iniciam diariamente às 6h da manhã, com o terço e a Santa Missa. Além disso, haverá confissões pela manhã e no final da tarde, às 18h, garantindo que os fiéis possam se preparar espiritualmente.

Outro ponto importante é que padres de outras paróquias da Diocese de Ipameri estarão presentes, conduzindo as celebrações da novena. Desse modo, a diversidade de presenças reforça a união da Igreja em torno da devoção a Nossa Senhora do Rosário.

Às 15h e às 18h serão rezados novos terços, seguidos por missas, o que proporciona aos católicos diversas oportunidades para participar das orações coletivas.

Procissões e encerramento

Entre os momentos mais aguardados estão o levantamento do mastro e a coroação de Nossa Senhora, marcada para o dia 7 de outubro. Além disso, a procissão principal acontece no dia 12, encerrando a festa com missa presidida pelo bispo Dom Francisco e com a presença de Dom Agamenilto, bispo de Luziânia.

Tradição, cultura e fé

O padre Joel lembrou que a Festa do Rosário acompanha praticamente toda a história de Catalão e, portanto, se tornou símbolo da cultura e da religiosidade local. “É uma devoção que começou pequena e foi crescendo com a participação dos ternos e da comunidade. Tudo em louvor à Nossa Senhora”, ressaltou.

Convite à comunidade

Para finalizar, o pároco reforçou o convite para que não apenas os moradores de Catalão, mas também das cidades vizinhas, participem da programação. “O mais importante é celebrar a fé. Que possamos viver intensamente esses dias de novena, pedindo a intercessão materna da Virgem Maria, Senhora do Rosário”, afirmou.

Neste ano, a festa completa 149 anos de tradição e, portanto, consolida-se como um dos eventos religiosos e culturais mais marcantes da cidade.

Confira a programação completa da 149ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário:

Sair da versão mobile