6 de junho de 2016

PRF em Catalão realiza "Operação Festa de Roça"

Escrito por: Redação 

Foto: Divulgação PRF

WhatsApp-Image-20160605
“Posto de atendimento da PRF em Catalão onde a fiscalização foi intensificada”

As festas de roça são festividades tradicionais que ocorrem de abril até setembro nas comunidades rurais, coordenadas pela paróquia da igreja católica, em homenagens aos santos. Em Catalão são realizadas mais de 20 festas tradicionais. Cada uma dura 9 dias.

Durante as festas, o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente cerveja, é muito alto, sendo comparado ao consumido no feriado de Carnaval, segundo os próprios organizadores.

Uma das festas mais antigas e tradicionais da região é a da Comunidade dos Lourenços. A fazenda fica a 18 quilômetros de Catalão, passando pela BR 050, acontece entre os dias 28/05/2016 e 05/06/2016 com maior público no dia 04/06/2016 sábado. A Polícia Rodoviária Federal trabalhou durante o período da festividade visando a prevenção de acidentes.

Tendo em vista o histórico de acidentes ocasionados pela ingestão de bebidas alcoólicas por motoristas que frequentam a festa em anos anteriores e ainda a efetividade do trabalho preventivo realizado pela PRF nas últimas edições desta mesma, é perceptível a redução dos acidentes e o menor número de motoristas dirigindo sob efeito de álcool.

Contudo, mesmo com o esforço da PRF na fiscalização utilizando o “bafômetro” e as diversas campanhas educativas alertando dos riscos da direção de veículos automotores sob efeito de álcool, alguns motoristas insistem em beber e dirigir. Foram dez motoristas flagrados em estado de embriaguez ao volante que além da autuação no valor de R$ 1.915.40, tiveram suas CNHs recolhidas e poderão ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

Durante a operação o objetivo da PRF foi alcançado, uma vez que, nenhum acidente relacionado ao evento, foi registrado. Tal fato reforça a importância do trabalho preventivo na garantia de segurança com cidadania a todos os usuários das rodovias federais.

WhatsApp-Image-20160605 (1)
“Dez CNHs foram recolhidas de condutores que dirigiam alcoolizados”