A combinação de calor intenso e umidade elevada deve favorecer a formação de áreas de instabilidade em Catalão e em Goiás ao longo deste final de semana. Além disso, há risco de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas em diversas regiões.
Entre domingo (22) e segunda-feira (23), uma nova frente fria deve avançar pelo estado. Com isso, a tendência é de intensificação das instabilidades, o que aumenta a possibilidade de temporais e mudanças rápidas no tempo.
As temperaturas devem permanecer elevadas, com máxima prevista de 32°C e mínima de 20°C. Ao mesmo tempo, a umidade relativa do ar vai oscilar bastante, variando entre 30% e 95% ao longo do período.
Chuvas já registradas na região
Os índices de precipitação mais recentes mostram que a instabilidade já vem se manifestando na região Sudeste de Goiás. Até a última terça-feira (17), os acumulados foram distribuídos da seguinte forma:
-
Catalão: 43,2 mm
-
Nova Aurora: 34,8 mm
-
Ouvidor: 69,8 mm
-
Davinópolis: 37,6 mm
-
Orizona: 15 mm
Dessa forma, os volumes reforçam o comportamento irregular das chuvas típicas desta época do ano, com concentrações distintas entre os municípios.
Por fim, as autoridades orientam a população a acompanhar atualizações meteorológicas e redobrar a atenção durante a ocorrência de raios e ventos fortes, evitando áreas de risco e estruturas suscetíveis a danos.

