7 de fevereiro de 2013

Prefeito Jardel Sebba entrega nova ambulância ao SAMU

L-1L-2L-3 L-4

O prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), entregou nesta quarta-feira pela manhã uma nova ambulância para o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município. O veículo é equipado com Unidade de Suporte Avançado (USA), o que favorece os atendimentos de emergência, e está avaliado em R$ 180 mil. A ambulância foi doada pelo Ministério da Saúde.

Jardel Sebba fez questão de conhecer a estrutura do SAMU e cumprimentar os funcionários que estavam em serviço. “Como sou médico posso dizer com propriedade que a ambulância tem todo equipamento necessário para socorrer casos graves, mesmo antes da entrada no hospital”, disse.

O prefeito lembrou que a administração municipal arca com cerca de 60% das despesas do SAMU-Catalão e o Ministério da Saúde com o restante. “Não são gastos, são investimentos em um serviço tão importante como o SAMU”.

O secretário de Saúde, Adenilson Lima, afirma que a nova ambulância vai melhorar o atendimento na região. “A população de Catalão e região ganha muito com essa nova ambulância, que será de reserva. Nós já temos outra USA que se encontra no conserto em Uberlândia, mas que vamos buscá-la na sexta-feira. Quando uma das duas viaturas que temos aqui tiver algum problema, tem mais uma para atender”, explicou. 

 Segundo a Coordenadora do SAMU, Danichele Brandão, Catalão tem além da USA que está na oficina, uma Unidade de Suporte Básico (USB). Ela explicou que a viatura de reserva técnica é uma ambulância com aparelhagem moderna.

 “A USA é usada nos casos mais graves, tendo suporte de um médico e um enfermeiro. Podemos com a USA realizar procedimentos que na maioria dos casos são feitos nos hospitais, como entubação, traqueostomia, apoio em casos de parada cardíaca e aplicação de medicações direcionadas a pacientes mais graves”.

SecomCatalão