16 de outubro de 2017

Prefeito Adib Elias promove encontro para discutir segurança pública

“Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Joel Fernandes, Presidente da Câmara de Catalão, Deusmar Barbosa, Comandante do 18º BPM, Tenente Coronel Carlos José da Silveira, Prefeito Adib e o Jean Carlos Arruda, Delegado Regional”

A Prefeitura Municipal de Catalão realizou nesta segunda-feira (16), no auditório da prefeitura, um encontro para discutir segurança pública no município e elaborar projeto para combater a criminalidade.

O prefeito, Adib Elias (PMDB) recebeu membros do Conselho Municipal de Segurança Pública, vereadores, representantes das polícias Civil e Militar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), também de clubes e serviços e entidades classistas. O objetivo foi discutir medidas emergenciais para combater a violência em Catalão e também pensar ações voltadas para o combate ao tráfico de drogas.  

Na oportunidade, todos os participantes concordaram que a segurança pública deve ser feita em união e parceria. Apesar de ser um problema nacional, o prefeito, Adib Elias reforçou que em Catalão o poder público não vai fechar os olhos para os problemas. O município, juntamente com o Ministério Público, está desenvolvendo um projeto de vídeo monitoramento que será implantado em breve e vai abranger vários pontos da cidade com câmeras de alta resolução.

A prefeitura também está refazendo a iluminação pública com lâmpadas de led, o que vai aumentar a sensação de segurança da população. Na área da educação, o CCPA após ampla reforma voltará a funcionar, oferecendo vários cursos e formação profissional para o primeiro emprego, dando oportunidades para os jovens, tirando-os do ócio e do interesse pelas drogas.

“A nossa cidade está voltando a ser uma das melhores do Estado e não vamos aceitar que façam aqui o que quiserem. Precisamos pensar o futuro, mas principalmente fazer ações emergenciais para controlar o problema das drogas”, disse o prefeito.

O prefeito apontou ainda que em relação aos usuários de drogas, a meta é criar um centro de atendimento a dependentes químicos. Porém, de forma imediata, os usuários que forem de Catalão serão assistidos por programas sociais locais, juntamente com outras medidas que deverão ser estudas nos próximos encontros.     

O comandante da Polícia Militar em Catalão, Ten. Cel. José Carlos da Silveira reforçou que a PM, apesar de ter uma demanda exagerada está sempre disposta a ajudar. “É uma iniciativa muito importante, pois somente somando forças com a prefeitura e entidades afins teremos bons resultados. “A iniciativa desse encontro é muito válida. A prefeitura está de parabéns e pode contar com a PM, colocaremos nosso efetivo à disposição para ações preventivas e juntos vamos melhorar ainda mais a segurança na cidade”, disse Silveira.

O presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Joel Fernandes ficou satisfeito com o encontro. “A questão é nacional, mas vamos focar no problema local. Todos precisam dar as mãos para amenizar a violência e a questão dos usuários de drogas. A prefeitura está de parabéns por buscar melhorias como vem fazendo”, disse.

O delegado regional da Polícia Civil, Jean Carlos Arruda reforçou que a segurança pública é muito complexa e envolve todos os setores. “O encontro foi interessante, pois partindo de uma iniciativa do prefeito, com certeza a discussão agrega muito mais, a acolhida pela comunidade é maior e isso ajuda o nosso trabalho diário contra a violência”, disse o delegado. 

Diante das discussões apresentadas, o Conselho Municipal de Segurança Pública registrou as ideias pontuadas na ocasião e deve marcar novas reuniões para consolidar um projeto de segurança pública emergencial para Catalão.

Escrito por: Redação/Secom Catalão 

Fotos: Reprodução da Secom