Evento contou com a presença de representantes das forças policiais, do Legislativo, do Executivo e da sociedade civil organizada.
Na manhã desta quarta-feira (13), a sede da OAB Catalão recebeu a cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEG). O contador Ademar José Prado assumiu a presidência no lugar de José Eduardo Dias Calixto, que esteve à frente do órgão por três anos e, embora deixe o cargo, continuará como conselheiro.
Leia também:
-Conselho Municipal de Segurança Pública de Catalão renova diretoria e ganha novo conselheiro
Nova diretoria empossada
Durante o evento, foram oficializados os novos integrantes da diretoria do CONSEG para o mandato vigente:
-
Presidente: Ademar José do Prado
-
Vice-presidente: Ademar Dias Pereira
-
Secretário-Geral: Bonaldo Simões Gusmão
-
Tesoureiro-Geral: Antônio Ilidio R. da Silva
Conselho Fiscal:
-
Joel Antônio Fernandes
-
José Eduardo Dias Calixto
-
Abadio Moisés Filho (Badiinho)
Suplentes de Conselheiro:
-
1º Suplente: Marques Pereira Neves
-
2º Suplente: Eurípiedes José Sobrinho
-
3º Suplente: Fernando Garcia Oliveira
Continuidade e integração
Em seu discurso, Ademar José Prado destacou a importância de manter a linha de trabalho desenvolvida pela gestão anterior. Além disso, afirmou que a prioridade é fortalecer a integração entre a sociedade civil e as forças de segurança. “Queremos ampliar essa parceria para combater o crime com mais eficiência e rapidez, aplicando corretamente os recursos oriundos da Justiça e garantindo que beneficiem a segurança pública”, afirmou.
Por outro lado, o ex-presidente José Eduardo Calixto apresentou um balanço de sua gestão. Ele lembrou ações como a reforma do telhado da Polícia Científica e outros investimentos destinados à Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. “Todos os recursos passam pelo Conselho, que realiza a gestão e distribuição conforme as necessidades apresentadas pelas forças”, explicou.
Participação das autoridades
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e representantes das forças de segurança. O presidente da Câmara Municipal, vereador Jair Humberto, ressaltou que o Conselho é um instrumento de participação comunitária e, portanto, pode contribuir também para melhorias no trânsito de Catalão. “Temos um problema grave de trânsito interno e o Conselho pode ser aliado na busca de soluções”, pontuou.
Enquanto isso, o inspetor Ueslei Almeida, da Polícia Rodoviária Federal, reforçou que o CONSEG atua como ponte entre a comunidade e as forças de segurança. “É um espaço para entender a realidade local e buscar soluções que melhorem a qualidade de vida da população em relação à segurança”, afirmou.
Segurança como prioridade
O comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel J. Júnior, destacou a importância da interação entre comunidade e órgãos de segurança. Além disso, ressaltou que campanhas educativas e integração de ações são essenciais para resultados positivos. “O Conselho é fundamental para trazer demandas, promover campanhas e integrar ações que resultem em mais segurança para a cidade”, disse.
Representando o prefeito Velomar Rios, o procurador jurídico do município, Dr. Celso Calixto, reforçou que a Prefeitura mantém participação ativa. Segundo ele, segurança também é prioridade da gestão. “A tecnologia, por exemplo, tem ajudado no monitoramento e na solução de crimes, e Catalão investe nesse setor”, destacou.
Apoio às forças policiais
Do mesmo modo, o delegado regional da Polícia Civil, Dr. Jean Carlos Arruda, explicou que os Conselhos Comunitários de Segurança Pública são formados por membros da comunidade e, dessa forma, auxiliam na busca de recursos e equipamentos para as corporações. Ele também fez um alerta sobre o aumento da gravidade dos acidentes de trânsito na cidade e região. “Há motoristas desrespeitando normas e limites, o que resulta em acidentes letais. É preciso mais cautela e respeito à legislação”, frisou.
Por fim, o gerente da Secretaria Estadual de Segurança Pública e coordenador dos Conselhos Estaduais, Luciano Levy, lembrou que Goiás conta com cerca de 180 conselhos, número que cresceu 32% desde 2019. “O principal parceiro do CONSEG é a Prefeitura, além do Ministério Público. Juntos, definem prioridades e captam recursos para projetos que beneficiam a segurança local”, concluiu.

