1 de julho de 2015

POLÍTICA: PMDB, PSB e PSDB devem protagonizar em Catalão as eleições de 2016

Escrito por: Badiinho Filho

download

Como não discutir o cenário político que se desenha para o próximo ano em Catalão? Principalmente em uma cidade em que o povo vive e respira política, tanto que até alguns se esqueceram que a campanha se encerrou em outubro de 2012, pessoas essas que nem sequer desceram do palanque e devem permanecer até 2016.

Em Catalão três partidos devem protagonizar o cenário político nas eleições municipais do próximo ano. Dois destes partidos são o PMDB e PSDB que monopolizam a política Catalana a quase duas décadas.

Adib-Alego

Ex-prefeito e atual deputado, Adib Elias é o nome do PMDB de Catalão para 2016 (Foto: Reprodução) 

No PMDB só se fala em um único nome que é o do deputado estadual Adib Elias, o qual administrou a cidade de 2000 a 2008 e conseguiu eleger Velomar Rios, também do PMDB para a sua sucessão no ano de 2008. Todo político sonha com sua candidatura à reeleição, até para ser uma forma de levar para a avaliação popular como foi a condução de seu mandato. Mas estranhamente este não foi o sonho de Velomar Rios, prefeito na época e, em 2012 Adib Elias foi novamente candidato a prefeito, ano em que foi superado por seu maior desafeto político que é o atual prefeito Jardel Sebba. Até então, pela pífia e frustrante administração do atual grupo que está à frente do município, Adib é colocado por correligionários e companheiros como candidato já eleito nas próximas eleições.

 15ca7a74a1ced4cefc677e8d20620d7b

Apesar da rejeição, Jardel Sebba deve ir  para a reeleição pelo PSDB de Catalão (Foto: Reprodução)

No PSDB, mesmo com tamanho desgaste e rejeição popular, o atual prefeito Jardel Sebba deve tentar a sua reeleição. A grande dificuldade do político sempre foi é a questão de aglutinar forças com as principais lideranças da cidade, o que sempre garantiu com gigantescas estruturas de campanha. Se mesmo com as enormes estruturas, Jardel já tinha dificuldades em achar peças para montar seu time, imaginem com uma rejeição ultrapassando os 80%.

download (1)

Flávio Garcia e Fernando Netto são os principais nomes do PSB de Catalão (Foto: Reprodução) 

A novidade do cenário para 2016 vem sendo o PSB, que recebeu uma grande quantidade de filiações de pré-candidatos a vereadores e, nomes como o empresário Flávio Garcia, do ex-deputado Fernando Netto dentre outros nomes que se filiaram, os quais podem entrar na corrida pela prefeitura de Catalão. Segundo integrantes do PSB de Catalão, o presidente estadual do partido, Vanderlan Cardoso, também pré-candidato a prefeito de Goiânia, é um dos maiores incentivadores para que partido se posicione com candidatura própria em Catalão.  “O partido tem se movimentado e estaremos intensificando ainda mais nossas ações, onde nosso próximo foco é iniciar o diálogo com os partidos que queiram construir uma nova alternativa para os Catalanos, que já estão saturados com o que estão vivenciado na política de nossa cidade”. Disse o vice-presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Catalão, Flávio Garcia Alvarenga.