2 de junho de 2014

Política: Junho, o mês das definições políticas e o PMDB de Goiás ainda não encontrou um candidato ao governo

Escrito por: Badiinho Filho

Iris e Friboi
“Iris Rezende e Júnior Friboi, protagonizam disputa interna no PMDB/Goiás, impossibilitando consolidação de nome para disputa ao governo”

Mês de junho, o mês das definições políticas e o PMDB de Goiás ainda não encontrou um candidato ao governo de Goiás. De um lado o atual governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que mesmo com todo o seu desgaste de disputar seu quarto mandato, aliados do tucano tem dito a imprensa goiana, que o racha interno no PMDB favorece o pré-candidato a reeleição. Mas o maior beneficiado com a briga entre Iris Rezende e José Batista Júnior (Júnior Friboi) dentro do PMDB, é o pré-candidato a governador Vanderlan Cardoso, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que preferiu não ficar assistindo as divergências de Iris e Friboi e se Marconi vai ou não para a reeleição e foi percorrer o estado, apresentando o “Diagnóstico Goiás e o Plano de Metas”, projeto que consolidou mais ainda seu nome. A nova via de Vandelan conta hoje com três partido, que são o PSB, PSC e PRP.

DSCF1914
“Vanderlan Cardoso, Eduardo Campos, Marina Silva, Aguimar Jesuíno, após coletiva a imprensa no sábado (31/05)”

Em visita em Goiânia no último sábado (31), para o Seminário Regional Programático, o presidenciável Eduardo Campos confirmou a candidatura de Vanderlan, e ao ser indagado por jornalistas na coletiva concedida a imprensa, sobre a visita que fez acompanhado de Marina Silva, Rodrigo Rollemberg (pré-candidato ao governo do Distrito Federal) e Vanderlan Cardoso a Iris Rezende (PMDB), antes do evento no Centro de Convenções de Goiânia, Campos disse que, foi uma visita de cortesia, pois Iris tinha uma relação fraterna com o seu avô, Miguel Arraes. “O PMDB tem um histórico aqui em Goiás. Quis mostrar com essa gesto o respeito que a gente tributa à história dele. Eu não fui até a casa dele (Iris) para falar de composição de chapa ou coisa do gênero.” Afirmou o pré-candidato a presidente Eduardo Campos (PSB). O pré-candidato destacou que o PSB já tem uma candidatura posta em Goiás, mas que conversas são naturais.

Montagem governadores de Goiás
Foto: “Antônio Gomide (PT), Vanderlan Cardoso (PSB), Marconi Perillo (PSDB)”

Dificilmente o PMDB de Goiás irá conseguir uma pomada para curar as cicatrizes, e irem para uma disputa eleitoral unidos. A visita de Eduardo Campos (PSB) á Iris Rezende no sábado (31) deixou ligada a luz amarela de muita gente, pois um anuncio de apoio do PMDB a candidatura de Vanderlan Cardoso (PSB), candidato que vem mostrando bom desempenho nas pesquisas já realizadas em Goiás e com um poder muito grande de conquistar os votos do funcionalismo público do estado, irá mudar todo o jogo político. Como se diz o Galvão Bueno, até o período de convenção passar, Haja Coração…