28 de abril de 2014

Política: Entrevista com Diorivan Pereira do Partido Socialista Brasileiro (PSB)

Escrito por: Badiinho Filho

Diorivan-2
“Ex-prefeito da cidade de Ouvidor, Diorivan Pereira Rosa”

Quem conversou com o Blog do Badiinho, foi o fisioterapeuta e ex-prefeito da cidade de Ouvidor, Diorivan Pereira. Casado, pai de um casal de filhos, Diorivan fala sobre sua trajetória na política e a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, para representar Ouvidor, Catalão e toda a região sudeste.

Blog do Badiinho: Fale um pouco de sua trajetória política.

Diorivan Pereira: A minha vida política, a minha trajetória, vamos dizer entre aspas, até o momento podendo-se se dizer curta, mas nas oportunidades que eu tive, até mesmo a frente da prefeitura de Ouvidor, eu tive a oportunidade de conviver com diversas situações, posso citar um como exemplo, na época, um jornalista que detém de um programa de rádio lá, tanto na pré-campanha, quanto na campanha eu apanhei demais, mas eu sempre falo que o político ele não pode ser dolorido, se tem uma inflamação, ele deve ser político, porque a partir do momento que a gente pede o voto do povo, quem passa a comandar a gente, é o povo. Então eu considero que fui vitorioso naquela primeira campanha (2008) e no primeiro mês de administração eu convidei esse jornalista para uma reunião, onde acertamos um contrato com a emissora e ele trabalhou os quatro anos em parceria com o município de Ouvidor e não com o prefeito. Ele ainda continua na oposição, tem meu respeito e eu considero ele como meu amigo, justamente por isso, eu acho que a imprensa, e eu falo isso sem demagogia alguma, ela tem livre arbítrio, tem que divulgar a notícia. Então eu acho que você está de parabéns com o trabalho que vem realizando em seu Blog e  no seu jornal, e a gente torce para que todos os governantes, ouçam a população e deem liberdade em todas as esferas, desde os funcionários comissionados ao efetivo até a população em geral, para que eles possam se expressar, fazendo um governo com a participação de todos.

20140318_103947
“Eu sempre fiz política com grupo de pessoas”

B.B: Porque deixou o grupo em que estava e se juntou ao grupo de Vanderlan Cardoso do PSB ?

D.P: Bom como eu sempre falo, a política ela é muito dinâmica, eu sempre fiz política com grupo de pessoas, eu contribui com as forças, talvez pequena, porque a gente não consegue medir, mas me empenhei naquela campanha para governador em 2010, onde apoiamos a eleição do então hoje governador Marconi Perillo (PSDB). E como eu disse, grupo a gente forma, e hoje eu estou em um grupo que apoia a candidatura de Vanderlan Cardoso (PSB). Naquela ocasião (2010), o Vanderlan recebeu o apoio do ex-governador Alcides Rodrigues, até achei na época que ele foi muito corajoso, pois o Alcides estava com uma aceitação muito baixa, podendo falar em uma grande rejeição, e mesmo assim ele deixou uma prefeitura, a de Senador Canedo, que por sinal estava sendo muito bem administrada, para enfrentar as duas maiores forças políticas polarizadas do estado de Goiás, que são o Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB). Naquele ano (2010), eu fazia parte de um grupo aqui em nossa região, o partido em que me elegi prefeito o  Partido Progressista (PP) compunha e compõe até hoje com o PSDB, grupo este que faz parte o ex-prefeito de Ouvidor João César (PSDB), o qual tenho muito respeito e admiração e é meu amigo. Mas falando politicamente e acho que não é segredo pra ninguém, pois todo mundo sabe o que aconteceu em Ouvidor nas últimas eleições, não teria como eu continuar fazendo parte deste grupo.

B.B: Mas o que realmente aconteceu?

D.P: Eu acho que isso não vem mais ao caso, até porque eu não sou homem de ficar olhando no retrovisor, procuro sempre pensar pra frente, para que possamos projetar o futuro. Eu não sou de falar mau de ninguém, até porque, não tem o porque para isso acontecer. Faço política com amor, com propostas, com debates de ideias, então enxergueu isso no Vanderlan, e eu sempre falo que ainda bem que tem o Vanderlan Cardoso, um homem que além de coragem é inteligente. Um homem que ouve as pessoas, e ele está provando isso com a realização dos eventos de apresentação do seu Plano de Metas, onde em 13 regiões já foram realizados, conseguindo atingir mais de 100 cidades, inclusive aqui em Catalão. Um evento que quem esteve presente na Câmara de Vereadores, presenciou um ambiente lotado  e um político diferente dos outros, que ao invés de discursos gritados e cheio de pirotecnias, apresenta a situação que se encontra o estado e o que deve ser feito para ser resolvido. Então esse é motivo do grupo de Vanderlan ter me conquistado.

B.B: Sua avaliação da gestão do atual governador Marconi Perillo?

D.P: Recentemente eu estive analisando uma pesquisa realizada pelo GRUPOM, a qual é de propriedade do senhor Mário, uma pesquisa que por sinal é muito conceituada, onde mostra uma rejeição do atual governador em Goiânia chegava a 47%. Então na minha opinião, o atual governo vive um péssimo momento, não tem conseguido cumprir as suas metas, eu entendo que ele (Marconi) tenha até boa vontade em fazer, mas o que acontece é que não está tendo comando. Citando inclusive estas obras que estão sendo feitas com dinheiro emprestado, afundando cada vez mais o estado, a gente percebe que elas não deslancham. Um exemplo e´ a duplicação da GO 020 de Bela Vista até Goiânia, a qual está patinando e não conseguem inaugurá-la. Na área da Segurança Pública está estampado em todos jornais de credibilidade, os quais tem noticiado uma situação preocupante, onde o índice de homicídios não tem caído e em alguns lugares, o que se aconteceu foi o inverso disso.  Na área da saúde nem se fala. Então eu acho, que com certeza isso é um pensamento meu, analisando os dados de hoje, analisando os cenários, mesmo sem saber quais os outros pré-candidatos, pois até o momento, o único que tem se postado como candidato e não tem recuado é o Vanderlan, mas acredito que a oposição é quem saíra vitoriosa nas eleições deste ano.

B.B: Agora com relação a Catalão, que nota o senhor daria para está administração de 0 á 10?

D.P: Em termos de nota de 0 a 10, eu fico meio sem jeito para avaliar, porque o que a gente escuta nas ruas, realmente eu acho que todo mundo sabe, as dificuldades que está tendo a atual administração, e eu confesso que a gente fica até com dó do povo, da situação que Catalão está passando. Penso eu, que o governante para valorizar realmente as pessoas e governar com sabedoria, primeira coisa é gostar do povo da cidade, acreditar na cidade e enumerando, valorizar o comércio, ou seja, comprar realmente na cidade, para que o dinheiro possa circular na cidade, valorizar os profissionais, até porque aqui se tem bons engenheiros, médicos, em todas as profissões temos excelentes profissionais. Eu acho que a população de Catalão é muito bem representada pelas pessoas daqui. Então como em uma campanha eleitoral que foi feita aqui, se cria uma expectativa muito grande de mudança, igual aconteceu aqui, então eu acho que deveria valorizar mais as pessoas de Catalão.

B.B: O senhor também se refere a quantidade de secretários que vieram de outras cidades para Catalão ?

D.P: Também, é o que a gente escuta na rua, quando eu falo de ouvir as pessoas, de participar e u me refiro a isso.

DSC_6300
“Sem dúvida que é o projeto de Vanderlan Cardoso (PSB)”

B.B: Diorivan, com relação da sua pré-candidatura a deputado estadual, ela já está definida ou seu projeto primeiro é a candidatura de Vanderlan Cardoso (PSB) ?

D.P: Sem dúvida que é o projeto de Vanderlan Cardoso (PSB). Nós temos no grupo do PSB e no próprio SDD também, três pré-candidatos. Eu coloco meu nome a disposição do partido, caso seja necessário, o Dr. Fernando Netto também está apto e tem qualidades para disputar também, somos os dois nomes do PSB de Catalão e o vice-prefeito Rodrigão no Solidariedade (SDD), que também já manifestou interesse em apoiar a candidatura do Vanderlan. Eu digo sempre que a gente faz política com grupo, eu estou a disposição do grupo do Vanderlan Cardoso, irei trabalhar  para que se torne o governador. Com relação a candidatura, qualquer um desses três nomes, Diorivan (PSB), Fernando Netto (PSB) ou Rodrigão (SDD), será um bom palanque para o objetivo principal, que é o Vanderlan, e caso se necessário, eu estarei prontamente a disposição do meu partido, que é o Partido Socialista Brasileiro (PSB) para servi-lo.