21 de setembro de 2015

POLÍTICA: Adib Elias (PMDB) X Gustavo Sebba (PSDB)

Escrito por: Badiinho Filho

Fotos/Vídeos: Reprodução

dia-mais-quente

Os dois representantes do município de Catalão travaram na semana anterior um verdadeiro pé de guerra na Assembleia Legislativa de Goiás. De ambas as partes o que se viu foi ataques e troca de denúncias e, o real motivo desse alvoroço todo tem um único nome, ex-deputado e ex-presidente da Alego, Helder Barbosa Valim, o qual foi nomeado como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas teve sua nomeação contestada pela juíza Suelenita Soares Correia, da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, a qual concedeu no mês de setembro, liminar para determinar a suspensão dos efeitos do decreto que nomeia o ex-deputado Helder Valin Barbosa para o cargo vitalício de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).

Segundo o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), autor do pedido, o deputado não atende aos requisitos objetivos estabelecidos pela Constituição Estadual (artigo 28), como curso superior, notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública ou mesmo experiência profissional que os exija. Argumentou ainda que a carreira dele foi construída, exclusivamente, pelo exercício de mandatos parlamentares e militância política.

Com base nos documentos anexados ao processo, Suelenita observou que Valin sequer possui graduação superior, muito menos experiência de mais de dez anos de atividade profissional nas áreas exigidas por lei, fatos que amparam o pedido formulado pelo MPGO. “O exercício profissional dessas atividades, enumeradas no inciso 4 do parágrafo 1º da Constituição Estadual, encontra-se devidamente regulado na legislação pátria, sendo imperiosa a comprovação prévia para o mister”, afirmou ela, para quem isso deixa demonstrada a fumaça do bom direito.

 

Deputado Gustavo Sebba (PSDB)

O Deputado Gustavo Sebba (PSDB), filho do prefeito de Catalão Jardel Sebba, fez uso da tribuna para soltar o verbo para o ex-prefeito e agora deputado, Adib Elias (PMDB), começando seu discurso de defesa a Helder Valim, chamando Adib de mal debatedor, após o peemedebista deixar o ressinto durante sua fala. Segundo Gustavo, Adib Elias teria contestado contratos com o empresário Carlos Costa da empresa Sanefer, que segundo Gustavo ele teria conversado com o empresário Carolos Costa (Sanefer), o qual disse que iria a Alego com o maior prazer, inclusive para contar o que o deputado Adib foi fazer no escritório do empresário por duas, três vezes, que segundo o deputado Gustavo, não quis lhe contar, mas caso fosse convocado ele falaria. Veja todo o vídeo da fala do deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), que defende veementemente a nomeação de Helder Valim;

 

Deputado Adib Elias (PMDB)

Já o deputado Adib Elias (PMDB), disse que o deputado Gustavo Sebba não o colocaria em ringue. Adib enalteceu o deputado Gustavo, lhe dizendo ser uma pessoa de bem, mas a respeito do ex-deputado Helder Valim (PSDB), Adib disse que o que ele pensa dele, é o mesmo o que um cachorro pensa de um poste. Em sua fala na tribuna, Adib disse ter feito um pedido que passou desapercebido, onde pediu a lista dos cargos comissionados e das ordens de pagamentos a pessoas físicas dos últimos quatro anos. “O senhor defende com muita veemência, com razão, ele era deputado (Helder Valim), não quis mais ser candidato, e passou para vossa excelência, inúmeros colégios eleitorais, até porque sua grande votação não foi na sua cidade de origem, foi fora, lugar que talvez o senhor nunca tivesse passado nem de avião”. Deputado Adib ao falar da votação de Gustavo Sebba (PSDB) em Catalão nas eleições de 2014.

Adib Elias também apresentou denúncias, a qual segundo ele não mostra para Gustavo Sebba e nem para a casa. “O Senhor defende muito o deputado Helder Valim, que tem uma empresa chamada Britec, só que lá em Catalão é HBV, Helder Barbosa Valim. Sabe o que eles me entregaram deputado? E é documentos, não é conversa fiada não, vocês compraram no primeiro ano dele, R$ 3, 7 milhões de massa asfáltica para sair aqui de Bela Vista, quente, e eu pergunto aqui, CBUQ Júlio, Concreto Betuminado Usinado Quente, tem jeito disso sair e em 01h20 aplicar em Catalão? Indagou o deputado de oposição Adib Elias (PMDB), o qual você pode conferir o vídeo completo abaixo;