spot_img
InícioPolícia Civil de GoiásOperação conjunta da PCGO e PCES prende suspeito de...
- Anúncio -

Operação conjunta da PCGO e PCES prende suspeito de exploração sexual infantil

A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), por meio da equipe da 2ª Delegacia de Polícia de Catalão, vinculada à 9ª DRP, prendeu nesta quinta-feira (18) um homem investigado por exploração sexual infantil. A ação contou com o apoio operacional da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES).

O investigado, João Lucas Lima dos Santos, de 26 anos, foi localizado e preso no município de Cariacica (ES), em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Goiás.

Crime investigado e início das apurações

O suspeito é investigado pela prática reiterada do crime previsto no artigo 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que trata da produção, fotografia ou filmagem de cenas de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente.

As investigações tiveram início após o registro de ocorrência informando que um adolescente de 11 anos foi induzido a enviar imagens e vídeos íntimos. Segundo apurado, o autor utilizava ameaças para forçar a vítima a continuar enviando o material.

Modus operandi e atuação interestadual

Durante a apuração, a Polícia Civil identificou um modus operandi sofisticado e reiterado. O investigado utilizava diversos números de telefone e perfis falsos em redes sociais. Além disso, ele se passava por mulheres, utilizando nomes como “Amanda” e “Eduarda”, para ganhar a confiança das vítimas.

Após obter o material, o suspeito ameaçava divulgar os arquivos. Dessa forma, constrangia crianças e adolescentes a atenderem às suas exigências.

Avanço das investigações e histórico criminal

Assim, por meio de técnicas avançadas de investigação, a PCGO identificou João Lucas como responsável por diversas ocorrências semelhantes. As apurações também apontaram registros de crimes com o mesmo padrão no estado de São Paulo, nas cidades da capital e de Ourinhos.

Ademais, foi constatado um histórico de assédio sexual contra menor de idade no Espírito Santo, com registro no ano de 2018.

Prisão e cooperação entre as Polícias Civis

Dessa forma, diante dos elementos reunidos, a Polícia Civil de Goiás representou pela prisão preventiva do investigado, por meio da 2ª DDP de Catalão. Após a expedição do mandado, foi realizada articulação com a Polícia Civil do Espírito Santo.

Como resultado da operação conjunta, o suspeito foi localizado, preso em Cariacica (ES) e encaminhado ao sistema prisional local. Ele permanece à disposição da Justiça do Estado de Goiás.

Divulgação da imagem do investigado

A divulgação da imagem e da identidade do investigado está amparada pela Lei nº 13.869/2019, pela Portaria Normativa nº 02/2020/DGPC e pela Portaria nº 547/2021/DGPC. A medida foi autorizada por despacho fundamentado da autoridade policial responsável pelo inquérito.

Assim, o objetivo é atender ao interesse público, contribuir para o esclarecimento dos fatos e possibilitar a identificação de outras vítimas, testemunhas, coautores ou partícipes, que possam auxiliar no andamento das investigações.

Maria Eduarda Furtado
Maria Eduarda Furtado
Graduanda em Letras Português/Inglês pela UFCAT, editora e redatora da empresa Badiinho Publicidades e produtora de jornalismo da emissora de rádio Cultura 101.1 FM, em Catalão (GO).

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -