5 de março de 2022

PODEMOS ABRE PROCESSO DISCIPLINAR CONTRA DEPUTADO MAMÃE FALEI

Foto: R7/reprodução

Os comentários do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), também conhecido como “Mamãe Falei”, sobre as mulheres ucranianas ganharam uma nova repercussão. A presidente do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP) divulgou uma nota na noite desta sexta-feira (4) em que classifica como “gravíssimas e inaceitáveis” as declarações de Arthur do Val. A deputada disse ainda que “o Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos.” A informação foi publicada no Portal R7.

Áudio vazado na internet

Em um áudio que vazou na internet nesta sexta, pode-se ouvir o parlamentar dizendo que as mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres”. A mensagem teria sido enviada em viagem à Ucrânia, na qual o deputado afirma ter atuado para ajudar em auxílio da população do país invadido pela Rússia.

“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, afirmou o deputado.

Em outros trechos, ele cita as refugiadas. “A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, disse o deputado, que prometeu voltar ao local.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada por Renata Abreu

“Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo.”

Sérgio Moro

O candidato à presidência Sergio Moro, que chegou a chamar a ida do deputado de “louvável” há dois dias, afirmou que não vai apoiar “pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento”. “Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto”.

A divulgação do áudio provoca reações no mundo político. Arthur do Val é pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos, partido em que o ex-juiz Sergio Moro aparece como pré-candidato à Presidência da República. Nas redes sociais, Moro afirmou nesta sexta lemantar e repudiar as declarações e que jamais dividirá palanque com pessoas “com esse tipo de comportamento”.

Publicado por: Badiinho Moisés