Ícone do site Badiinho

Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus completa 190 anos em Catalão

A Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus completa 190 anos. Foto: Divulgação

Fundação antes da emancipação da cidade

A Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, primeira de Catalão e uma das mais antigas da região, celebrou na última quinta-feira, 31 de julho, seus 190 anos de história. Ela foi criada em 31 de julho de 1835, por decreto do imperador Dom Pedro I. Na época, Catalão ainda era um pequeno povoado e a paróquia já prestava assistência espiritual aos moradores.

De acordo com o pároco Frei Marco Aurélio, inicialmente, padres da Paróquia de Santa Cruz percorriam longas distâncias para celebrar missas, batizados e casamentos. Com o passar dos anos, padres agostinianos espanhóis assumiram a missão. Posteriormente, em 1944, frades norte-americanos chegaram à cidade e iniciaram a construção da atual Igreja Matriz.

Comunicação e evangelização

Desde o início, a paróquia buscou maneiras de se aproximar da comunidade. Por isso, os frades criaram a Rádio Cultura, que se tornou um importante meio de evangelização, alcançando até as zonas rurais e vilarejos vizinhos. Atualmente, além da rádio, a paróquia utiliza as redes sociais para ampliar a comunicação e fortalecer o vínculo com os fiéis.

Crescimento e criação de novas paróquias

Pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, Frei Marco Aurélio. Foto: Reprodução/Facebook

O crescimento populacional de Catalão fez surgir novas comunidades a partir da Mãe de Deus. Assim, nasceram as paróquias São Francisco, São Vicente e São José Operário. “A Paróquia Mãe de Deus é mãe de todas as outras paróquias da cidade”, destacou Frei Marco Aurélio.

Natural de Catalão, ele cresceu participando das atividades da igreja e, há quatro anos, lidera a paróquia como pároco. Segundo ele, voltar para servir a mesma comunidade onde iniciou sua vida religiosa é motivo de alegria e gratidão.

Reformas e novos sinos

190 anos após a fundação, a Paróquia Mãe de Deus passou por expansão e acompanhou a evolução da comunicação com os fiéis. Foto: Divulgação

Nos últimos anos, a paróquia passou por reformas importantes. A última etapa incluiu a chegada de novos sinos, que já estão prontos para serem abençoados e instalados na torre. “Eles serão mais um sinal da presença da paróquia na cidade, ecoando e marcando nossa história”, afirmou.

Programação e atividades

A programação de missas inclui celebrações diárias às 7h, de segunda a sábado, além de missas às 19h nas terças e sextas-feiras. Aos domingos, as celebrações ocorrem às 11h, 17h30 e 19h30.

Além disso, a comunidade conta com o Terço dos Homens às quintas-feiras, grupos de oração e de jovens, e adoração ao Santíssimo Sacramento todas as quintas. A Igreja Matriz permanece aberta diariamente, das 7h às 17h, para acolher visitantes e fiéis que desejam fazer suas orações.

“Queremos que todos participem das atividades e façam parte dessa história de fé e evangelização”, concluiu Frei Marco Aurélio.

Sair da versão mobile