20 de setembro de 2013

Para evitar rompimento, represa de mais de 30 anos é esvaziada para reforma em Catalão

2012-01-01 07.20.43A represa, que tem capacidade de 300 mil metros cúbicos de água, foi construída há 30 anos.

No início desta semana, foi iniciado o esvaziamento da represa que fica próximo ao Cesuc. Duas fendas foram abertas para o escoamento da água.

A represa apresentava problemas de infiltração na barragem. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (Semmac) iniciou nesta semana um trabalho de recuperação da área, já que o rompimento da represa poderia pressionar a represa do Clube do Povo, que fica a 150 metros abaixo do reservatório que está sendo esvaziado, e provocaria um grande acidente.

2012-01-01 07.22.09A represa apresentava problemas de infiltração na barragem

O secretário de Meio Ambiente, Marcelo Mendonça, declarou: “Todo o Centro de Catalão, ao logo da Avenida Raulina Fonseca Paschoal, seria inundado, causando prejuízos inimagináveis. Para evitarmos um tragédia, orientados por técnicos e com apoio e aval do Ministério Público do estado de Goiás, decidimos pelo esvaziamento”.

A represa, que tem capacidade de 300 mil metros cúbicos de água, foi construída há 30 anos. Com o auxilio do Corpo de Bombeiros de Catalão, os peixes foram recolhidos e levados para outra represa.

Além de uma barragem mais resistente, a recuperação vai incluir o sistema de comportas, que poderá controlar a água em casos de enchentes.

Retiradas de peixes BombeirosPeixes foram retirados por militares do 10º Batalhão de Bombeiro Militar de Catalão

A nova represa deve ficar pronta no próximo ano. Nas imediações será feita uma avenida que ligará o Bairro Santa Cruz ao Setor Universitário. A Semmac estuda também a implantação de uma área de lazer no local.

“Estamos com um projeto grandioso de revitalização do complexo do Clube do Povo e vamos inserir essa área também nesse projeto. O plano contempla o embelezamento da região, o uso múltiplos por meio de calçadões, ciclovias com parques infantis, que é o que queremos fazer em varias áreas da cidade”, concluiu o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Mendonça.  

Texto: Badiinho Fillho com informações de matéria veiculada na TV Goiânia afiliada à Rede Bandeirantes 

Fotos: Badiinho Filho