Pelo segundo ano consecutivo, Catalão alcançou o mais alto patamar da educação nacional. O município recebeu o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O Ministério da Educação (MEC) concede a premiação às cidades que cumprem as metas de aprendizagem e reduzem desigualdades educacionais.
Excelência em Gestão Pública
O Governo Federal instituiu o Selo por meio do Decreto nº 12.191/2024. A avaliação analisa, de forma criteriosa, a capacidade da prefeitura de implementar políticas públicas com resultados concretos. Entre os critérios estão a eficácia das estratégias de gestão, o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação e a garantia do direito à alfabetização com equidade.
Catalão: Potência em Educação
Ao conquistar a categoria ouro pelo segundo ano seguido, a Prefeitura de Catalão reafirma a educação como prioridade absoluta. O resultado projeta o município nacionalmente e fortalece o modelo de gestão baseado em rigor técnico e compromisso social.
A gestão municipal segue investindo na base educacional. O objetivo é manter Catalão como Potência no Coração do Brasil, agora também reconhecida pela excelência na alfabetização.
Catalão conquista Selo Ouro do MEC pelo segundo ano consecutivo – Foto: Prefeitura de Catalão
A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da equipe da Delegacia de Polícia de Pires do Rio/9ª DRP, cumpriu nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2026 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão domiciliar contra três investigados, de 22, 34 e 42 anos. Eles são suspeitos de envolvimento direto no homicídio de João Vithor Duarte Camargo.
O crime ocorreu em 7 de maio de 2025, no bairro São Miguel, em Pires do Rio. Na ocasião, um dos autores chamou a vítima no portão da residência. Quando João Vithor abriu o portão, o suspeito efetuou vários disparos de arma de fogo. A vítima foi atingida e morreu no interior da casa.
As investigações apontam que os três presos participaram do crime como executor e mandantes. A Polícia Civil realizou diligências ao longo de vários meses, colheu provas e identificou a participação de cada investigado. Segundo apurado, o homicídio teria sido motivado por desavenças de cunho pessoal.
Após o cumprimento das ordens judiciais, a equipe conduziu os presos à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. Em seguida, encaminhou os investigados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição do Poder Judiciário.
Morreu na tarde desta sexta-feira (13) o segundo filho de Thales Naves Alves Machado. Benício Araújo Machado, de 8 anos, estava internado em estado gravíssimo na UTI do Hospital Estadual de Itumbiara desde a madrugada de quinta-feira (12), quando o pai atirou contra ele e o irmão antes de tirar a própria vida.
Após passar por cirurgia durante a madrugada, a família confirmou a morte cerebral do menino ainda na manhã de sexta-feira. Miguel Araújo Machado, de 12 anos, irmão mais velho de Benício, também morreu depois de ser baleado. A Polícia Civil de Goiás confirmou as duas mortes.
O velório de Benício acontecerá na casa do prefeito Dione Araújo, a partir das 7h deste sábado (14), assim como ocorreu com Miguel. O sepultamento está previsto para o Cemitério Avenida da Saudade, mas o horário ainda será definido pela família.
Dinâmica do crime
O crime aconteceu na casa da família, em Itumbiara. Segundo as investigações, Thales atirou contra os dois filhos e, em seguida, contra si mesmo. Parentes descobriram o ocorrido após verem uma publicação em tom de despedida no perfil do secretário, que foi apagada pouco depois.
A Polícia Militar de Goiás informou que recebeu o chamado, foi até o local e isolou a área até a chegada das demais equipes. A esposa de Thales e mãe das crianças estava viajando no momento do crime.
Horas antes dos disparos, o secretário publicou um vídeo nas redes sociais ao lado dos filhos. Na legenda, escreveu: “Que Deus abençoe sempre meus filhos, papai ama muito”.
Investigação em andamento
Assim, a Polícia Civil de Goiás instaurou procedimento para apurar o caso. De acordo com a corporação, o inquérito trata o episódio como homicídio consumado e homicídio tentado, seguidos de autoextermínio por parte do autor. O Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Itumbiara conduz as diligências e, até o momento, não há indícios de participação de outras pessoas.
Luto oficial e manifestações
Diante da tragédia, a Prefeitura de Itumbiara decretou luto oficial de três dias a partir de quinta-feira (12). Dessa forma, durante esse período, os órgãos da administração direta e indireta suspenderam o atendimento ao público.
Além disso, o governador Ronaldo Caiado divulgou nota de pesar. Ele prestou solidariedade à família, aos amigos e à população de Itumbiara, destacando o momento de profunda dor e comoção no município.
Homenagens a Miguel
Benício morre após confirmação de morte cerebral em hospital de Itumbiara – Foto: Reprodução
Durante o velório e o sepultamento de Miguel, amigos e familiares prestaram diversas homenagens. Um grupo de colegas usou camisetas com os dizeres “Miguel Eterno”. A família realizou o velório na casa do avô, o prefeito Dione Araújo, e sepultou o adolescente no Cemitério Avenida da Saudade.
A morte das crianças e do secretário provocou forte comoção em Itumbiara e mobilizou manifestações de pesar de autoridades, instituições e moradores da cidade.
Um dia depois da derrota por 3 a 0 para o Atlético Clube Goianiense, no Estádio Luiz Benedito, em Ouvidor, o presidente da Abecat Ouvidorense, Diego Hilário, falou por telefone ao Blog do Badiinho na manhã desta sexta-feira (13/02).
Em tom direto, o dirigente não poupou críticas à atuação da equipe na partida válida pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Goiano.
“Não vou passar pano”, afirma dirigente
Segundo Diego Hilário, a equipe não teve postura compatível com a importância do confronto. Ele reconheceu que a classificação ficou praticamente impossível, mas afirmou que o principal problema foi a falta de atitude dentro de campo.
“Não estou aqui para passar pano e enganar o torcedor. A classificação ficou praticamente impossível. Hoje faltou coragem”, declarou o presidente.
Além disso, o dirigente também criticou decisões tomadas durante o jogo, incluindo substituições. Para ele, alguns atletas “se apequenaram” diante da dimensão da partida.
“Teve dois ou três que, na hora de jogar um jogo grande, se acovardaram. O futebol não tem espaço para quem não tem coragem”, afirmou.
Atlético-GO constrói vantagem confortável
Foto: Regiane Sousa/Abecat
Dentro de campo, o Atlético-GO foi superior e construiu a vitória com autoridade. O meia Guilherme Marques marcou dois gols e comandou o setor ofensivo rubro-negro. Já o atacante Dereck fechou o placar.
Com o resultado, o time da capital pode perder por até dois gols de diferença no duelo de volta, marcado para domingo, às 16h, no Estádio Antônio Accioly, que ainda assim garante vaga na semifinal.
Presidente destaca evolução do clube
Apesar da crítica ao desempenho na partida, Diego Hilário fez questão de ressaltar o crescimento da Abecat nos últimos anos. O clube disputa apenas sua segunda temporada na elite estadual.
No ano passado, a equipe terminou na oitava colocação e garantiu vaga na Série D. Já nesta temporada, avançou em quinto lugar e segue na luta para assegurar calendário nacional em 2027.
“A história da Abecat não se apaga agora. Vamos fazer o que for preciso para tentar resgatar essa coragem e buscar nosso objetivo, que é ter calendário no ano que vem”, completou.
Agora, a equipe de Ouvidor precisa de uma vitória por quatro gols de diferença fora de casa para avançar diretamente. Enquanto isso, a diretoria promete avaliar o desempenho e cobrar uma postura diferente no jogo decisivo.
Uma bebê de cinco meses morreu após um grave acidente na tarde desta quinta-feira (12), na zona rural de Catalão (GO).
Segundo a mãe, por volta das 16h50 ela estava em casa com a filha e decidiu ir até a fazenda vizinha chamar o marido. Para isso, entrou no carro levando a criança no braço esquerdo. Ao sair da propriedade, descia por uma estrada vicinal quando perdeu o controle da direção, virou o volante bruscamente e o carro capotou, ficando com as rodas para cima.
Durante o acidente, a bebê se soltou do braço da mãe e caiu para fora pela janela, que estava aberta. Em seguida, o próprio veículo tombou sobre a criança e provocou ferimentos graves.
Apesar do impacto, a mãe conseguiu sair do carro e pediu socorro. Pouco depois, uma caminhonete passou pelo local e o motorista, que não se identificou, ajudou a levantar parcialmente o veículo. Assim, ela conseguiu retirar a filha, que aparentava não apresentar sinais vitais.
Logo depois, o homem ofereceu carona até a Santa Casa de Catalão. Assim, a mãe seguiu com a bebê nos braços até a unidade e entregou a criança à equipe do pronto-socorro. Porém, cerca de 30 minutos mais tarde, o médico informou que a menina não resistiu aos ferimentos.
Agora, a Polícia Civil apura as circunstâncias do acidente.
A cidade de Nova Aurora vive um momento histórico com a conclusão das etapas da Regularização Fundiária Urbana (REURB) do setor central do município. O avanço só foi possível graças à parceria entre a Prefeitura, a Diocese de Ipameri, titular da matrícula-mãe da área, e a Associação Brasileira de Habitação (Abraham).
Parceria que viabilizou a regularização
Primeiramente, é importante destacar que o trabalho conjunto entre poder público, instituição religiosa e entidade habitacional foi fundamental para destravar o processo. Além disso, o diálogo constante entre as partes garantiu agilidade e segurança jurídica em cada etapa.
Como resultado dessa cooperação, o projeto agora entra em uma nova fase. A partir de agora, o objetivo é assegurar que todas as famílias da cidade tenham acesso ao título definitivo de seus imóveis. Dessa forma, os moradores passam a contar com segurança jurídica, valorização patrimonial e acesso facilitado a crédito e financiamentos.
Prefeito destaca conquista histórica
Durante o anúncio, o prefeito Júnior Pimenta ressaltou a importância do momento. Segundo ele, a regularização representa dignidade e reconhecimento aos moradores.
“É uma alegria ver essa etapa concluída. Em breve, 100% das famílias de Nova Aurora estarão com suas escrituras em mãos. Nossa missão é garantir dignidade e segurança para que cada cidadão seja dono, de fato e de direito, do seu imóvel”.
Além de enfatizar a conquista, o prefeito reforçou que a iniciativa é fruto de planejamento e compromisso com a população.
Cooperação institucional fortalece o projeto
Por sua vez, o presidente da Associação Brasileira de Habitação, Aurélio Macedo Campos, destacou que o resultado demonstra a força da cooperação entre instituições.
“Quando há parceria séria e compromisso público, quem ganha é a população. Esse projeto mostra que é possível transformar realidades por meio do trabalho conjunto”.
Da mesma maneira, representando a Diocese de Ipameri, o advogado Fernando evidenciou o empenho da gestão municipal.
“O prefeito Júnior está fazendo história com essa iniciativa. É gratificante ver um gestor tão comprometido em fazer acontecer e levar dignidade às pessoas. Isso vai muito além de um documento. Trabalho acompanhando várias cidades e nunca vi tanto empenho para realizar algo tão importante. Que esse trabalho sirva de inspiração para gestores de todo o país”.
Nova Aurora como referência em regularização
Com o avanço do programa, Nova Aurora passa a figurar entre os municípios brasileiros que caminham para alcançar a regularização fundiária total. Assim, além de garantir direitos à população, a cidade se consolida como referência em organização urbana.
Por fim, a reunião realizada na Prefeitura contou com a presença do prefeito Júnior Pimenta e da advogada Carolina Borges; do presidente Aurélio Macedo Campos, da vice-presidente Adriana Mezencio e do engenheiro Matheus Mezencio, representantes da Abraham; além do padre João Paulo e do advogado Sebastião Ferreira, representando a Diocese de Ipameri.
Dessa maneira, o município avança não apenas na documentação de imóveis, mas, sobretudo, na promoção de cidadania e desenvolvimento social.
O 10º Batalhão Bombeiro Militar de Catalão inicia nesta sexta-feira (13), às 8h, a Operação Carnaval 2026. Neste ano, o foco principal será o Lago Azul, em Três Ranchos, um dos destinos mais movimentados da região.
Logo pela manhã, a corporação realiza o lançamento oficial da operação no próprio lago. Além disso, o comando regional participará do evento, que contará com simulado operacional. A partir desse momento, os militares permanecem na cidade até a quarta-feira de Cinzas, retornando apenas no horário do almoço.
As informações foram detalhadas pelo Sargento Leonardo, especialista em operações náuticas.
Base fixa e resgate 24 horas
Foto: Sargento Gratão/10º BBM
Durante todo o período carnavalesco, os bombeiros manterão uma guarnição náutica fixa em Três Ranchos. A equipe reúne guarda-vidas, mergulhadores, pilotos de embarcação e militares especializados em salvamento.
Além da equipe náutica, uma guarnição de resgate atuará 24 horas por dia. Dessa forma, o atendimento às ocorrências será imediato.
Primeiramente, os militares farão a montagem do posto avançado. Em seguida, realizarão a demarcação das áreas destinadas aos banhistas. Ao mesmo tempo, intensificarão as orientações preventivas.
Atenção redobrada com crianças e embarcações
Como o Lago Azul recebe grande número de turistas, o Corpo de Bombeiros reforça os cuidados básicos. Principalmente durante o Carnaval, o fluxo de lanchas, jet skis e flutuantes aumenta consideravelmente.
Por isso, os militares orientam que pais e responsáveis mantenham as crianças sempre a uma distância de um braço. Além disso, recomendam evitar locais não demarcados. Da mesma forma, é fundamental procurar áreas com presença de guarda-vidas.
No caso das embarcações, os bombeiros reforçam a importância do uso do colete salva-vidas. Embora a fiscalização da habilitação seja responsabilidade de outros órgãos, a corporação fará orientações diretas aos condutores. Assim, busca reduzir riscos e prevenir acidentes.
Trabalho preventivo começou antes do Carnaval
Segundo o Sargento Leonardo, a operação não se limita aos dias de festa. Desde janeiro, os militares realizam ações educativas, inclusive em escolas.
Recentemente, equipes retornaram de orientações realizadas com estudantes. Durante o Carnaval, portanto, o trabalho de conscientização continuará tanto com moradores quanto com visitantes.
Por fim, o Corpo de Bombeiros agradeceu o apoio da Prefeitura de Três Ranchos, que oferece suporte logístico para a instalação da base.
A expectativa é de um feriado tranquilo. No entanto, a corporação reforça: segurança também depende da colaboração da população.
Assista a reportagem no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:
A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) lançou oficialmente, nesta sexta-feira (13), a Operação Carnaval 2026 em toda a área do 9º Comando Regional, que abrange 16 municípios da região Sudeste do Estado. Ao todo, 330 policiais militares atuarão diretamente na segurança dos eventos, especialmente nas cidades de Três Ranchos e Goiandira, que concentram as maiores programações festivas.
Durante entrevista ao quadro Polícia e Comunidade, ao Blog do Badiinho, o comandante regional, tenente-coronel Henrique Stefli, destacou que o planejamento começou com antecedência e conta com reforços vindos de Goiânia.
Reforço especializado e atuação integrada
Com apoio da Prefeitura, a Polícia Militar reforça a segurança no Carnaval de Três Ranchos com presença nas ruas e videomonitoramento. Foto: Badiinho Moisés
Segundo o comandante, além do efetivo local, a operação contará com equipes do Batalhão Rodoviário Estadual, Batalhão Rural, Batalhão Ambiental, Batalhão de Choque, Companhia de Policiamento Especializado (CPE) e apoio do CODE.
Em Três Ranchos, a atenção será redobrada não apenas no sambódromo, mas também em toda a extensão do lago. A Marinha e o Batalhão Ambiental farão patrulhamento aquático, ampliando a fiscalização durante os dias de festa.
Além disso, o comando regional utilizou verba específica para reforçar o efetivo com policiais em horário de folga, garantindo maior presença nas ruas sem comprometer o policiamento ordinário das cidades.
Goiandira e Três Ranchos exigem atenção redobrada
De acordo com o comandante, Goiandira também receberá reforço especial por causa das atrações musicais que devem atrair grande público. Como o evento ocorre em área aberta, a fiscalização se torna mais complexa.
Já em Três Ranchos, onde há controle de acesso ao espaço principal da festa, o município atuará em parceria com a PM, inclusive com contratação de segurança privada para apoio nas revistas dos foliões.
“O espaço é para o folião de bem. Quem pensar em cometer irregularidades encontrará a polícia preparada”, reforçou o comandante.
Tecnologia e inteligência artificial no monitoramento
Tenente Coronel Henrique Stefli, comandante do 9º Comando Regional da Polícia Militar, em Catalão. Foto: Captura de tela/Vídeo: Arquivo – Blog do Badiinho
Outro ponto destacado foi o uso da tecnologia. Todas as cidades com programação carnavalesca contam com câmeras de monitoramento integradas ao sistema estadual.
O comandante citou ainda o programa estadual de inteligência artificial voltado ao combate ao crime, que auxilia na identificação de suspeitos e no acionamento rápido das equipes em campo.
Enquanto os policiais atuam nos eventos, uma equipe permanece na retaguarda monitorando imagens em tempo real, o que amplia a capacidade de resposta.
Fiscalização nas rodovias
A Polícia Rodoviária Estadual também intensificará a fiscalização nas rodovias que ligam Catalão a Três Ranchos e Goiandira. O foco será coibir a combinação de álcool e direção, uma das principais causas de acidentes no período.
O comandante reforçou o apelo à população para que utilize transporte por aplicativo ou motorista da rodada. “A polícia fará sua parte, mas a consciência do cidadão é fundamental”, alertou.
Mensagem final
Ao encerrar a entrevista, o tenente-coronel deixou um recado direto:
“Cidadão de bem, curta a festa com responsabilidade. Para quem pensar em extrapolar, a Polícia Militar estará pronta para agir.”
A expectativa do comando regional é que o Carnaval 2026 transcorra com tranquilidade e que, na próxima semana, o balanço apresentado à população seja positivo.
Assista o vídeo disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:
A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da equipe da 2ª Delegacia de Polícia de Catalão/9ª DRP, prendeu em flagrante, na tarde desta quinta-feira (12), uma mulher de 24 anos no bairro Loteamento Jardim Paraíso, em Catalão. Ela é suspeita de maus-tratos e abandono intelectual contra o próprio filho, de 8 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista.
Diligências confirmaram situação de vulnerabilidade
A equipe iniciou a ação após receber informações que indicavam possível negligência. Durante as diligências, os policiais confirmaram a situação de vulnerabilidade da criança.
Ao chegar à residência, a avó materna recebeu os agentes. Dentro do imóvel, os policiais constataram que o menino apresentava sinais de desnutrição e palidez. Além disso, ele permanecia exposto constantemente a telas de aparelhos eletrônicos.
Negligência nos cuidados básicos
Conforme apurado no local, a mãe não garantia cuidados básicos de higiene nem alimentação adequada. Segundo relatos, ela oferecia apenas uma refeição por dia ao filho.
Ademais, mantinha a criança isolada, sem permitir que brincasse fora de casa ou tivesse contato com outras crianças. O menino passava a maior parte do tempo trancado no quarto.
Criança estava fora da escola e sem acompanhamento médico
A investigação também revelou que a mãe não matriculou o filho na rede de ensino. Dessa forma, a criança permaneceu privada de educação e socialização. A investigada alegava que a condição neurológica do menino dificultava sua inserção escolar.
Ela também não buscou acompanhamento terapêutico, psicológico ou psiquiátrico para auxiliar no desenvolvimento da criança.
Outro ponto apurado indica que o benefício previdenciário recebido em nome do menor era utilizado integralmente pela mãe para fins próprios, e não para o bem-estar do filho. A avó relatou, ainda, episódios de agressões físicas e verbais, além da ausência de afeto.
Prisão e providências adotadas
Criança com TEA vivia isolada e sem acompanhamento médico, aponta Polícia Civil – Foto: 9ª DRP
Diante dos fatos, que configuram, em tese, os crimes de maus-tratos e abandono intelectual, os policiais conduziram a suspeita à Delegacia de Polícia. Em seguida, a autoridade policial lavrou o auto de prisão em flagrante.
Posteriormente, a mulher foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
O Conselho Tutelar acompanhou a ocorrência e realizou o acolhimento institucional da criança, garantindo o suporte necessário.
Compromisso com a proteção de crianças e adolescentes
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes. A instituição atua de forma rigorosa no combate a qualquer tipo de violência ou negligência contra menores.
Por fim, a investigação continuará para esclarecer todos os detalhes do caso e assegurar a responsabilização dos envolvidos.
Um acidente de trânsito mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na tarde desta quinta-feira (12), na GO-330, no trecho entre Ipameri e Catalão. O 7º CRBM / 23ª CIBM atendeu a ocorrência, registrada como saída de pista, após acionamento às 12h40.
No local, os bombeiros encontraram duas mulheres conscientes. Uma ambulância da cidade de Ipameri, que trafegava pela rodovia no momento do acidente, parou para prestar os primeiros socorros às vítimas.
As ocupantes relataram que havia um terceiro passageiro no veículo, o condutor, e que terceiros o levaram em direção à cidade de Catalão antes da chegada da equipe de resgate.
Uma das mulheres afirmou que não sentia dores nem qualquer tipo de mal-estar após o acidente. A outra reclamava de dores na região da coluna lombar, na nuca e na cabeça. Diante das queixas, os bombeiros realizaram o atendimento conforme protocolo e aplicaram a restrição de movimentos.
Após os procedimentos iniciais, a equipe encaminhou as duas vítimas ao Pronto Atendimento Municipal, onde permaneceram sob cuidados médicos.
As circunstâncias do acidente não foram informadas.
Acidente na GO-330 mobiliza Bombeiros entre Ipameri e Catalão – Foto: 23ª CIBM