Início Site Página 1737

Temer sanciona lei que cria o Ministério da Segurança Pública

0

O presidente Michel Temer sancionou, com vetos, a lei que criou o Ministério da Segurança Pública. A pasta foi criada por medida provisória, em fevereiro, e aprovada pelo Congresso Nacional. A Lei 13.690 está publicada na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União.

A lei especifica que o Ministério da Segurança Pública tem a função de coordenar e promover a integração da segurança pública em todo o território nacional em cooperação com os demais entes federativos.

Integram a pasta os departamentos de Polícia Federal; de Polícia Rodoviária Federal; Penitenciário Nacional; os conselhos Nacional de Segurança Pública; Nacional de Política Criminal e Penitenciária e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão responsável pela Força Nacional de Segurança Pública.

Inicialmente, o nome determinado na medida provisória era Ministério Extraordinário da Segurança Pública. Durante a votação no Congresso Nacional, o termo extraordinário foi retirado. Desde a criação, o ministério é comandado por Raul Jungmann.

Entre os vetos, está o artigo que determina que o ministro da Segurança Pública poderá, em caráter excepcional e mediante entendimento com o ministro da Defesa, solicitar militares das Forças Armadas ao presidente da República. A justificativa do veto explica que o item foi retirado da lei porque a gestão do quadro de pessoal militar é de competência dos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Outros pontos vetados são os que davam ao ministério a competência de patrulhamento ostensivo das ferrovias federais e a política de organização e de fiscalização das guardas portuárias.

A lei também transforma o Ministério da Justiça e Segurança Pública em Ministério da Justiça.

Escrito por: Redação/Agência Brasil 

Foto: Reprodução

Mulher perde o controle do veículo e tomba em avenida movimentada de Catalão

0

A condutora de um Fiat Uno perdeu o controle, bateu no meio fio, bateu em uma árvore, provocando o tombamento do veículo.  O acidente aconteceu na tarde da última terça-feira (10), na Avenida Doutor Lamartine Pinto de Avelar, em frente ao Posto Nogueira, e por sorte não deixando ninguém ferido.

Foto: Redes Sociais/Reprodução

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto: Reprodução 

Lotéricas de Goiás não poderão receber contas de energia da Enel Distribuição a partir do dia 05 de agosto

0
Foto: Reprodução

A Enel Distribuição Goiás, antiga Celg, anunciou ontem, terça-feira, 10 de julho, que a partir do dia 5 de agosto as faturas de energia da companhia não poderão mais ser pagas nas casas lotéricas, nos Correspondentes Caixa Aqui e nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal. Isso porque o contrato de arrecadação com a Caixa foi encerrado.

Segundo a distribuidora, isso ocorreu devido ao reajuste de cerca de 30% proposto pelo banco na tarifa cobrada para receber as faturas nesses locais de atendimento. Para se ter uma ideia, o valor proposto pela Caixa chega a ser 50% acima do atualmente contratado pela Enel em canais semelhantes de outros bancos.

Além disso, a Enel informou que se o contrato fosse renovado poderia refletir inclusive nas tarifas de energia, o que atingiria também os consumidores. De acordo com a distribuidora, as taxas de arrecadação entrariam no cálculo da tarifa na próxima revisão.

Como alternativa, a Enel diz que a orientação para os clientes de bancos conveniados (Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco de Brasília, Intermedium, Safra, Mercantil, Bancoob e Sicredi) é para que cadastrarem suas contas em débito automático, o que é possível ser feito pelos canais de atendimento dos próprios bancos (internet banking, app ou agência). Atualmente, a distribuidora tem 220 mil clientes já cadastrados na opção de débito automático.

Outra opção indicada é pagar a fatura por meio do serviço de internet banking e nos caixas eletrônicos dos bancos conveniados, desde que seja correntista. A companhia reforçou que a Caixa Econômica continua recebendo pagamento das contas de luz de correntistas do banco em seus canais eletrônicos

Permanecerá ativo também o serviço de pagamento online que dispensa a apresentação da fatura de energia para realização do pagamento, este serviço permanecerá disponível nas Lotéricas e Correspondentes da Caixa com a cobrança de R$ 2,80 na próxima fatura. A Enel também disponibiliza mais de 1,7 mil agentes arrecadadores para pagamento das faturas de energia elétrica, como supermercados, farmácias ou grandes comércios.

 

 

Escrito por: Redação/Fonte: Jornal O Popular

Foto: Reprodução

ACIC/CDL realiza na próxima sexta-feira, 13 de julho, festa junina para associados

0

A Associação Comercial e Industrial e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Catalão (ACIC/CDL) realiza na noite da próxima sexta-feira, 13 de julho, a partir das 20h30, no salão de eventos da sede da entidade, uma festa caipira para seus associados, que contará com música, pratos típicos e premiação ao traje mais original, ou seja, o verdadeiro caipira da noite.

A direção da ACIC/CDL informa que cada associado terá direito a dois convites gratuitos, os quais já podem ser retirados em horário comercial na sede da entidade.

Para maiores informações, os associados devem ligar no telefone: (64) 3441-2513 ou 3411-3666.

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto: Reprodução 

IPVA de veículos com placa de final 5 vence nesta quarta

0

Termina nesta quarta-feira, dia 11, o prazo para os proprietários de veículos com placa de final 5 pagarem a terceira parcela ou cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O alerta é da Secretaria da Fazenda (Sefaz), conforme calendário que entrou em vigor no início deste ano.

Enquanto isto, os veículos (carros e motos) com placas com final 6 têm até esta terça-feira, 10, para quitarem a segunda parcela do imposto. Também hoje encerra o prazo para o pagamento da primeira parcela IPVA dos veículos com placa de final 7.

Os proprietários de veículos que não receberam os boletos pelos Correios podem se dirigir a uma unidade do Vapt Vupt para obter o Documento de Arrecadação Estadual (DARE) ou acessá-lo pela internet, nos sites da Sefaz (em IPVA) ou do Detran.

Escrito por: Redação/Comunicação Setorial – Sefaz

Foto: Reprodução 

Catalão: homem de 34 anos é o principal suspeito de matar mulher a facadas no último fim de semana

0
Mara Rúbia dos Santos Leite, 51 anos de idade, foi esfaqueada em uma estrada de terra próximo ao bairro Ipanema, ela chegou a ser encaminhada ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão ainda com vida, mas morreu logo após dar entrada na unidade. (Foto: TV Sucesso Catalão/Reprodução).

Um homem de 34 anos de idade foi detido pelas autoridades policiais de Catalão na tarde da última segunda-feira (09), suspeito de participação na morte de Mara Rúbia dos Santos Leite, 51 anos de idade, morta a golpes de faca em uma estrada de terra, próximo ao bairro Ipanema, na madrugada do último sábado (07).

Segundo reportagem do Balanço Geral exibida nesta terça-feira (10), o principal suspeito é conhecido da família e teria assistido ao jogo do Brasil junto com a vítima.

No depoimento prestado para a Polícia Civil, o principal suspeito teria confirmado que levou Mara Rúbia até o local do crime, mas negou que teria participado do assassinato da mulher. Vejam o que disse a delegada responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Catalão (DEAM), Alessandra Maria de Castro Teixeira:

Delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher da cidade de Catalão (DEAM), Alessandra Maria de Castro Teixeira. (Foto: TV Sucesso Catalão/Reprodução).

“O rapaz que foi apresentado contou sua versão, dizendo que ele foi até ao bar no bairro Pio Gomes, neste local ele encontrou-se com a Mara Rúbia (vítima), conversou com ela por alguns minutos, e ela teria pedido uma carona para o suspeito, pedindo que a levasse em algum lugar da cidade, onde ela teria indo encontrar-se com outras pessoas. Ele (suspeito) levou a Mara neste local que seria próximo as três represas do Monsenhor Sousa, lá entraram mais dois rapazes no carro e dirigiram-se para o setor Ipanema, onde esses dois rapasses desceram do veículo, puxaram a Mara Rúbia para fora e a executaram.  Essa foi a versão apresentada pelo suspeito, o qual, disse que ele não sabia que os caras iriam executá-la”, declarou a delegada Alessandra Maria de Castro Teixeira, titular da delegacia da mulher de Catalão.

A delegada disse também que está investigado o caso, e que o suspeito apresentando possa sim ter participação no crime, pois ele estava no carro dele, afirmando ela que as perícias estão sendo feitas para comprovar as circunstâncias exatas do crime.

A Polícia Civil que tenta descobrir além da motivação, também investiga se existe a possibilidade de participação de outras pessoas como apontou o suspeito, ou se foi apenas uma invenção dele, mas que se comprovada e identificada, essas pessoas também serão presas e responderão pelo crime de homicídio qualificado. “A gente vai apurar, todas as informações que ele (suspeito) nos passou serão apuradas, existem outros meios de sabermos se o que ele está falando é verdade ou não, e assim que tivermos outras provas que identifique o envolvimento de mais pessoas, elas serão notificadas, se não, ele irá responder sozinho”, finaliza a delegada a sua entrevista a equipe de TV.

Escrito por: Badiinho Filho

Fotos: Reprodução 

TRE multa Serpes por pesquisa irregular

0

Em decisão assinada nesta terça-feira (10) pelo juiz José Proto de Oliveira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) multou em R$ 69 mil o Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda. por irregularidades em pesquisa divulgada no dia 10 de junho em um jornal de grande circulação.

O magistrado acatou representação eleitoral protocolada pelo MDB que questionou a data de divulgação da pesquisa fora do prazo permitido por lei: são necessários, no mínimo, cinco dias para publicação após o devido registro no TRE, conforme Resolução 23.549/2017 do TSE.

O próprio Serpes, em comunicado oficial enviado à imprensa no dia 11 de junho, reconheceu erros e anulou, “por questões técnicas”, parte da pesquisa. Segundo a empresa, teriam ocorrido problemas com o coletor eletrônico utilizado para registro dos dados.

O pré-candidato ao Senado pelo MDB, Agenor Mariano, que havia solicitado ao TRE acesso aos questionários da referida pesquisa, lembrou que todo o material ficou sob suspeição depois da anulação de parte dela feita pelo próprio Serpes.

 

Escrito por: Redação/Assessoria MDB Goiás

Foto: Reprodução 

Crac de Catalão vence Araxá pelo placar de 3 a 2 em jogo amistoso

0
Jogo amistoso foi realizado na cidade de Araxá-MG, e Leão do Sul superou a equipe mineira pelo placar de 3 a 2. (Foto: Batista Inácio/Reprodução). 

Em trabalho de preparação para a disputa do campeonato Goiano da segunda divisão, o Clube Recreativo e Atlético Catalão (GO) venceu seu primeiro jogo amistoso, superando pelo placar de 3 a 2 a equipe mineira do Araxá. A partida foi realizada, na noite de ontem, segunda-feira (9), no Fausto Alvim, em Araxá-MG. 

Os gols da equipe do Araxá foram marcados por Felipe Caldeira e Willian. Pelo lado do Leão do Sul os gols foram marcados pelos jogadores Édipo, Zizu e Jonatha Fumaça.

No próximo sábado, 14 de julho, às 18h, o  Crac receberá a equipe do Araxá no Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão, para outro jogo amistoso. Para a partida será cobrado ingresso no valor de R$ 10 reais. 


Araxá 2×3 Crac

Araxá: 1° tempo – Germano Macarrão; Matheus Gonzaga, Juninho, França e Gustavo Barros; Lucas Hulk, Ruan, Thomas e Diogo Capela; Saulo e Felipe Caldeira (Carlinhos) / 2° tempo – Alencar; Bernardo, Victor Melo, Nilo e Fernandinho; Bruno Moreno, Teco, Gabriel Cunha e Marcelo Brandão; Willian Barros e Carlinhos (que permaneceu na equipe). Treinador: Rogério Henrique

Crac: 1° tempo – Michel Alves; Douglas, Renato, Caio Cezar e Maninho; Renato Xavier, Dudu, Zizu e Leomir; Édipo e Jonatha Fumaça / 2° tempo – Luan; Adriano, Cris Hugo e Glaucio; Lucas Gonçalves, Davyson, Fabrício e Alef; Deivid e Ozéias. Treinador: Zé Roberto

Arbitragem: Nilson Rodrigues, auxiliado por Richard Bessa e Paulo César Souza (da Liga Araxaense de Desportos). 

Estreia do CRAC no Goianão 

O Crac de Catalão faz seu jogo de estreia às 16 horas do dia 22 de julho, onde receberá no Estádio do Genervino da Fonseca, em Catalão, a equipe da Santa Helena para o seu primeiro desafio, na tentativa de voltar à elite do futebol goiano.


Escrito por: Badiinho Filho/Com informações do Portal Diário de Araxá 

Foto: Batista Inácio/Reprodução 

Oportunidades de emprego: vagas desta terça-feira (10)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta terça-feira (10/07) são:

-Auxiliar de limpeza, com experiência, masculino;
-Empregada doméstica, com experiência, feminino;
-Auxiliar de serviços gerais, com experiência, masculino;
-Mototaxista, que tenha CNH “A”, moto própria, ambos os sexos;
-Torneiro mecânico, com experiência na CTPS, masculino.

Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

 

Temperatura cai bruscamente e pega catalanos de surpresa

0
Sol aparaceu timidamente por volta das 10h da manhã, mas a previsão é que frio permaneça até o próximo final de semana. Foto: Maio de 2018/Arquivo B.B

Depois de alguns meses registrando calor durante os dias e aquele friozinho suave durante as madrugadas, os catalanos foram surpreendidos com a queda brusca nos ponteiros dos termômetros. Até a publicação deste texto, a temperatura divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), era de 11º C, e a previsão é que durante toda essa semana os termômetros não ultrapassarão a marca dos 18º C, isso segundo o INMET. Então, é melhor todo mundo prepararem os agasalhos porque o frio deve permanecer nos próximos dias.  

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto: Arquivo Blog do Badiinho