Início Site Página 154

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em defensa metálica na BR-050, em Campo Alegre de Goiás

Na noite deste domingo (19), por volta das 22h40, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu um sinistro no km 220 da BR-050, em Campo Alegre de Goiás (GO). O acidente envolveu um GM/Onix branco, conduzido por uma mulher de 46 anos. No carro também estava a filha dela, de 21 anos.

Segundo as apurações feitas no local, o veículo seguia de Campo Alegre de Goiás para uma propriedade rural em Catalão (GO), quando a condutora perdeu o controle da direção e bateu na defensa metálica instalada à margem direita da rodovia.

A PRF informou que a estrutura de proteção impediu uma ocorrência mais grave, como uma saída de pista ou capotamento.

A motorista e a passageira sofreram ferimentos leves. Equipes de resgate da concessionária ECO050 prestaram socorro e as levaram à unidade hospitalar de Campo Alegre de Goiás. Depois, ambas foram transferidas para o Pronto-Socorro da Santa Casa de Catalão, onde foram localizadas pela PRF.

Durante o atendimento, a condutora recusou o teste do etilômetro e afirmou ter ingerido bebida alcoólica (cerveja).

Portanto, a PRF reforça a importância de dirigir de forma responsável e sem o consumo de álcool. A corporação lembra que misturar bebida e direção coloca em risco a vida do motorista, dos passageiros e de outros usuários da rodovia.

PRF – 191

Vagas de Emprego em Catalão nesta segunda-feira (20/10)

A Secretaria do Trabalho e Renda, através do SINE, anunciou nesta segunda-feira (20/10/2025) a abertura de 428 oportunidades de emprego em várias áreas, abrangendo diferentes níveis de experiência e perfis profissionais. Confira os detalhes sobre as vagas, a documentação necessária e como se candidatar.

Oportunidades Disponíveis

As vagas disponíveis contemplam diversos setores e incluem várias funções. Veja alguns exemplos:

  • Açougueiro – 3 vagas

  • Ajudante de obras – 21 vagas

  • Auxiliar de produção – 20 vagas

  • Caldeireiro montador – 22 vagas

  • Eletricista – 13 vagas

  • Engenheiro químico – 4 vagas

  • Frentista – 6 vagas

  • Guarda de vigilância – 13 vagas

  • Jardineiro – 20 vagas

  • Mecânico de manutenção – 17 vagas

  • Mecânico de máquinas em geral – 41 vagas

  • Montador de andaimes – 40 vagas

  • Operador de caixa – 3 vagas

  • Pedreiro – 20 vagas

  • Pintor industrial – 13 vagas

  • Soldador – 31 vagas

  • Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações – 11 vagas

  • Vendedor interno – 10 vagas

  • Vendedor de serviços – 6 vagas

  • Vendedor pracista – 3 vagas

Além disso, há outras oportunidades para cargos como auxiliar de limpeza, cozinheiro, atendente balconista, almoxarife, costureiro, camareiro, motorista, padeiro, repositor de mercadorias, manicure, massagista, inspetor de segurança, e diversas funções nas áreas de produção, manutenção e comércio.

Documentação Necessária

Assim, para se candidatar, os interessados precisam apresentar:

  • Carteira de trabalho (física ou digital);
  • CPF;
  • Número do PIS.

Para mais detalhes, consulte o SINE de Catalão.

Importante: Caso algum dos documentos esteja ausente, o atendimento será negado. Além disso, as vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.

Como se Candidatar

Assim, os candidatos devem comparecer ao SINE Catalão, onde poderão obter mais informações e realizar a candidatura. Este é um momento importante para aqueles que buscam uma chance de ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.

Portanto, aproveite esta oportunidade para se conectar a vagas que promovem inclusão e diversidade, garantindo acesso a diferentes setores do mercado profissional.

Não deixe para a última hora!

Moradores de Catalão voltam a ficar sem energia e cobram a Equatorial; empresa atribui falha ao temporal e diz que 95% já foram normalizados

0

Pelo terceiro sábado em um mês, os moradores de Catalão voltaram a enfrentar interrupções no fornecimento de energia elétrica, o que gerou revolta e insatisfação neste fim de semana (18). Bairros como Jardim Athenas, Alto Boa Vista e Village I e II ficaram sem energia desde o fim da manhã de sábado, provocando inúmeros transtornos em residências e comércios.

Leia também:

-Sem energia de novo: moradores de Catalão denunciam falhas da Equatorial Goiás

Além disso, os moradores afirmam que o problema tem se repetido com frequência, especialmente nos fins de semana. “Estamos cansados. Todo sábado é a mesma coisa. A Equatorial precisa resolver de vez essa situação”, reclamou um morador do Jardim Athenas.

Outros moradores relataram prejuízos com alimentos estragados e aparelhos queimados. “A gente paga caro e não tem um serviço confiável. É revoltante ficar sem energia tantas vezes assim”, desabafou uma moradora do Village II.

Foi o terceiro sábado sem energia em Catalão, o que causou indignação. Moradores cobraram respostas da Equatorial Goiás por falhas constantes no fornecimento. Foto: Enviada por leitor

Equatorial Goiás: temporal derrubou árvores e danificou equipamentos

Em nota, a Equatorial Goiás informou que 95% dos clientes afetados pelo forte temporal registrado na noite de sábado (18) já tiveram o fornecimento restabelecido. Segundo a empresa, as equipes seguem trabalhando de forma ininterrupta para normalizar totalmente o serviço.

A concessionária explicou que o vento forte e o granizo provocaram queda de árvores, danos a equipamentos e objetos arremessados sobre a rede elétrica, o que comprometeu o sistema de distribuição em várias regiões da cidade.

Por outro lado, a empresa ressaltou que o evento climático já vinha sendo monitorado pelo Centro de Operações Integradas (COI), que acompanha as condições meteorológicas e coordena as equipes em casos de emergência.


Orientações de segurança durante temporais

A Equatorial também reforçou medidas de segurança importantes para períodos de instabilidade climática. Entre as principais recomendações estão:

  • Desconecte aparelhos eletrônicos da tomada e evite contato com paredes úmidas;

  • Afaste-se de lagos, piscinas e locais abertos;

  • Evite se abrigar sob árvores, estruturas metálicas ou postes;

  • Dentro de veículos, permaneça no interior, pois o carro oferece isolamento contra descargas elétricas.

Além disso, a companhia destacou que seguir essas orientações reduz os riscos de acidentes elétricos durante tempestades.


Canais de atendimento 24h

Para facilitar o atendimento, a empresa orienta que todas as ocorrências sejam registradas pelos canais oficiais, que funcionam 24 horas por dia. Assim, é possível identificar rapidamente as áreas mais afetadas e priorizar o restabelecimento da energia.

  • WhatsApp (Clara): (62) 3243-2020

  • Aplicativo: Equatorial Energia (Android e iOS)

  • Telefone: 0800 062 0196

  • Site: www.equatorialenergia.com.br

  • SMS: Envie “Faltadeenergia + número da UC” para 27949

Por fim, a Equatorial reforçou que o registro das ocorrências é fundamental para monitorar a qualidade do serviço e agilizar o atendimento à população.

Três Ranchos celebra 72 anos de emancipação com foco no turismo e na história

0

O município de Três Ranchos, no sudeste goiano, comemora neste 19 de outubro seus 72 anos de emancipação política. A cidade é conhecida pelo Lago Azul, pelas belezas naturais e pela hospitalidade de seu povo. Por causa disso, tornou-se um dos destinos turísticos mais procurados do interior de Goiás.

Com pouco mais de 2,9 mil habitantes, conforme o Censo 2022, Três Ranchos se destaca pelo turismo e pelos serviços. Durante feriados e fins de semana, a cidade costuma triplicar a população, o que movimenta pousadas, ranchos e o comércio local.


Raízes históricas

Antiga ponte da linha férrea, na divida de Goiás e Minas Gerais, antes da criação do Lago Azul. Provavelmente década de 60. Foto: do Arquivo Cultural João Victor

A origem de Três Ranchos remonta aos séculos XVII e XVIII, quando bandeirantes paulistas exploravam o interior de Goiás em busca de ouro. Naquela época, viajantes e tropeiros faziam paradas em um ponto onde existiam três ranchos usados como abrigo. Foi assim que surgiu o nome do município, que se manteve com o passar dos anos.

Com o tempo, o povoado cresceu às margens do Rio Paranaíba, tornando-se rota de passagem e comércio. Em 1948, o local foi elevado à condição de distrito de Catalão. Poucos anos depois, em 19 de outubro de 1953, alcançou a emancipação política. Já em 31 de janeiro de 1955, ocorreu a instalação do primeiro governo municipal.


Desenvolvimento e turismo

Lago azul de Três Ranchos na atualidade. Foto: Reprodução

Atualmente, a economia do município é baseada principalmente em serviços e turismo, setores que geram a maior parte da arrecadação. Além disso, a agropecuária e a administração pública contribuem de forma significativa para o desenvolvimento local.

O Lago Azul, formado pela represa do Rio Paranaíba, é o cartão-postal da cidade. O local recebe passeios de lancha e jetski, além de competições aquáticas e eventos culturais. Desse modo, Três Ranchos conquistou o título de “capital do turismo aquático do sudeste goiano”.

Para fortalecer o setor, a prefeitura tem realizado obras de infraestrutura, como pavimentação e melhoria dos acessos ao lago. Ao mesmo tempo, trabalha em projetos de preservação ambiental e incentivo à rede hoteleira, buscando aliar desenvolvimento e sustentabilidade.


Cultura e identidade

Paróquia Santo Antônio, em Três Ranchos. Foto: Reprodução/Facebook

Três Ranchos preserva sua identidade cultural com orgulho. As festas religiosas, o artesanato e a culinária típica mantêm viva a tradição do interior goiano. Além disso, a simplicidade e o acolhimento dos moradores encantam os visitantes.

Portanto, neste aniversário, moradores e turistas celebram uma história marcada por fé, trabalho e beleza. A cidade que nasceu de três abrigos simples tornou-se um símbolo de prosperidade e encanto no coração de Goiás.

Sem energia de novo: moradores de Catalão denunciam falhas da Equatorial Goiás

Os moradores de vários bairros de Catalão voltaram a enfrentar transtornos com a falta de energia elétrica neste sábado (18). Segundo relatos enviados ao Blog do Badiinho, regiões como Jardim Athenas, Alto Boa Vista e Village I e II estão sem energia desde por volta das 11h40 da manhã.

A reclamação é de que esta é a terceira vez em um mês que o problema ocorre em um sábado, afetando centenas de residências e comércios. “Estamos cansados. Todo fim de semana é a mesma coisa. A Equatorial precisa dar uma resposta e resolver de vez essa situação”, desabafou um morador do Jardim Athenas.

Prejuízos e insatisfação

Além do calor e dos transtornos domésticos, os moradores relatam prejuízos em alimentos e eletrodomésticos. “A gente paga caro e não tem um serviço de qualidade. Não é justo ficar sem energia tantas vezes assim”, disse outra moradora do Village II.

Equatorial não se pronunciou

Até o momento da publicação desta matéria, a Equatorial Energia Goiás ainda não havia se pronunciado oficialmente sobre as causas da interrupção e o prazo para o restabelecimento completo do fornecimento.

Os moradores pedem providências urgentes e mais respeito com o consumidor, destacando que os constantes apagões se tornaram rotina em Catalão, especialmente nos fins de semana.

Caiado defende união da direita e afirma que Lula não vence em 2026

0

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), declarou em entrevista à revista Veja que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vencerá as eleições de 2026. Segundo ele, cresce em todo o país a insatisfação com o governo federal. Por isso, o caminho para a vitória da oposição estaria na união da centro-direita em torno de um projeto “coerente, firme e responsável”.
“As pesquisas mostram que 56% dos brasileiros dizem que Lula não merece a reeleição. Tudo o que ele prometeu não aconteceu. O Brasil está no caminho errado”, afirmou.


Pré-candidatura e críticas internas

Durante a entrevista, Caiado reafirmou sua pré-candidatura à Presidência pelo União Brasil e, além disso, criticou setores políticos que tentam enfraquecer sua viabilidade eleitoral.
Ele mencionou diretamente o senador Ciro Nogueira (PP), ao afirmar que o dirigente age por “interesses pessoais” e que a federação entre União Brasil e Progressistas pode ser revista.
“Nunca vi um presidente de partido desautorizar um pré-candidato da própria legenda. Isso mostra desespero e fim de carreira”, disse.

Com 88% de aprovação em Goiás, o governador ressaltou que apenas líderes com voto e legitimidade popular devem participar das decisões políticas. “Apenas quem tem voto pode sentar-se à mesa”, reforçou.
Além disso, destacou que o União Brasil segue fortalecido sob o comando de Antonio Rueda e “sem se submeter a comando externo”.


Estratégia da oposição

Na avaliação de Caiado, a multiplicidade de pré-candidatos da centro-direita não representa fragilidade, mas sim uma estratégia para garantir o segundo turno.
“Com quatro ou cinco pré-candidatos, garantimos o segundo turno em todas as simulações. E Lula não vence no segundo turno”, declarou.
Desse modo, ele afirmou que o eleitorado busca nomes com “coerência, responsabilidade fiscal e credibilidade moral”.


Críticas ao governo federal

Em outro momento da entrevista, o goiano voltou a criticar o governo Lula, classificando o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como “um café requentado”.
Segundo Caiado, o presidente governa com base na divisão e na retórica. “Nunca vi governar dividindo o país entre classes sociais. Isso mostra fragilidade e falta de credibilidade”, disse.
Além disso, afirmou que Lula perdeu a confiança da população ao não cumprir promessas de campanha. “Não tem cerveja com picanha. Os juros estão altos, e está cada vez mais difícil comprar a cesta básica”, ironizou.

Caiado também criticou o aumento de impostos e o crescimento da dívida pública.
“Receberam uma dívida-PIB de 72% e vão fechar o ano podendo ultrapassar os 90%. É um governo que só sabe enfiar a mão no bolso do brasileiro”, alertou.


Construção de alianças

Por fim, o governador afirmou que continuará dialogando com outras legendas, como Podemos e Solidariedade, mas sem abrir mão da identidade do União Brasil.
Embora tenha elogiado o ex-presidente Jair Bolsonaro, reconhecendo sua capacidade de mobilização, Caiado defendeu uma direita “institucional e independente”.

“Não gosto de fulanizar o debate. O foco deve ser em soluções para o país — reduzir juros, conter o endividamento e recuperar a confiança internacional. É isso que o União Brasil vai defender”, concluiu.

Kombi tomba após colisão na GO-330 e deixa duas pessoas feridas em Catalão

0

Duas pessoas ficaram feridas após um acidente entre dois carros na noite de sexta-feira (17), no trevo de acesso ao bairro Portal do Lago, na GO-330, em Catalão. A batida envolveu uma Kombi e um VW Gol, por volta das 22h.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a Kombi tombou no centro da pista depois da colisão. O motorista e a passageira conseguiram sair do veículo antes da chegada das equipes de resgate.

A mulher, que estava no banco da frente, recebeu atendimento da equipe da Unidade de Resgate, formada pelo subtenente Robson e pelo sargento Renner. Ela permanecia consciente, mas apresentava contusões nas pernas e suspeita de traumatismo craniano. Após o socorro no local, os bombeiros a levaram para o pronto-socorro da Santa Casa de Catalão.

O motorista da Kombi, por sua vez, sentia fortes dores no braço esquerdo. A equipe da viatura UR-349, composta pelo sargento Tristão e pelo cabo Kaian, fez a aferição dos sinais vitais durante o trajeto até o hospital. A vítima mantinha saturação de 96% e frequência cardíaca de 99 bpm.

Enquanto isso, o outro veículo envolvido, um VW Gol, parou sobre o canteiro central do trevo. De acordo com testemunhas, os ocupantes desse carro seguiram para unidades de saúde por meios próprios, antes da chegada do socorro.

O subtenente Osvaldir comandou a operação, que contou com seis bombeiros e o apoio de três viaturas.

Assista o vídeo publicado no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:

Temporal com ventos de até 90 km/h causa estragos em Catalão; previsão indica mais chuva no fim de semana

0

Uma forte chuva atingiu Catalão no fim da tarde de sexta-feira (17/10). O temporal provocou estragos em vários bairros e assustou os moradores.

Segundo o professor Rafael de Ávila, do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), os ventos chegaram à força 10 na Escala de Beaufort, com velocidades entre 78 e 90 km/h. Além disso, a estação automática da UFCAT registrou rajadas de 58 km/h durante o temporal.

Assista o vídeo publicado no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:

Na Rua Aurora Porfírio dos Santos, no bairro Vila Margon III, uma câmera de segurança flagrou o momento em que o vento arrancou uma árvore. Logo depois, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e, portanto, trabalharam rapidamente para retirar as árvores caídas e liberar as vias.

Assista o vídeo publicado no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:

Previsão indica mais instabilidade

De acordo com o Laboratório de Climatologia da UFCAT, o tempo deve continuar instável até domingo (19). O modelo europeu ECMWF aponta chuvas irregulares em várias cidades da região centro-sul de Goiás.

Essas pancadas podem vir acompanhadas de ventos fortes, raios e, em alguns locais, até granizo. Por outro lado, a chuva deve ajudar a elevar a umidade do solo e a reduzir as temperaturas máximas.

O professor Rafael de Ávila Rodrigues explicou que o fenômeno ocorre devido ao avanço de uma frente fria no Sul do Brasil, que traz umidade da Amazônia e, assim, favorece a formação de nuvens de tempestade.

Por fim, as condições devem proporcionar um alívio para o calor intenso das últimas semanas e marcar o início de um período de clima mais ameno na região.

Juíza cassa mandatos de vereadores do PT em Goiânia por fraude à cota de gênero

0

A juíza eleitoral da 2ª Zona de Goiânia, Mariuccia Benicio Soares Miguel, cassou a chapa de vereadores da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) eleita em 2024. A decisão atinge os parlamentares Edward Madureira, Fabrício Rosa e Kátia Maria, todos do PT. O grupo ainda pode recorrer.

A sentença decorre de uma ação de impugnação de mandato que apontou fraude à cota de gênero no lançamento de candidaturas femininas do Partido Verde (PV). O processo, de número 0600001-95.2025.6.09.0002, começou por iniciativa de Kleybe Lemes de Morais (MDB), que depois desistiu da ação. Mesmo assim, o Ministério Público Eleitoral (MPE) assumiu o caso, embora tenha pedido a improcedência. A juíza, no entanto, não aceitou o parecer e manteve a investigação.


Candidaturas femininas foram usadas apenas para preencher cota

A magistrada concluiu que as candidaturas de Bianca Machado de Sá Mesquita, Ana Carolina Campos Rodrigues e Eva Aparecida Moreira Moura do Nascimento, todas do PV, serviram apenas para cumprir a cota mínima de gênero exigida por lei.
Entre os elementos que reforçaram a decisão, destacam-se:

  • Votação ínfima das três candidatas;

  • Prestação de contas padronizada, com pagamentos feitos antes da emissão de notas fiscais;

  • Ausência de atos de campanha próprios, como divulgação pessoal, panfletagem ou participação em agendas eleitorais individuais.

Diante disso, a juíza aplicou o que determina a Súmula 73 do TSE e o artigo 10, §3º da Lei nº 9.504/1997, reconhecendo o desvirtuamento das candidaturas e, portanto, a fraude à cota de gênero.


Consequências da decisão

A sentença determina a:

  • Cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da federação;

  • Perda dos mandatos de todos os vereadores eleitos pelo grupo;

  • Anulação dos votos da federação e recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, conforme o artigo 222 do Código Eleitoral.

Além disso, a juíza destacou que não é necessário comprovar intenção dos envolvidos para caracterizar a fraude, seguindo o entendimento consolidado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Impacto político e próximos passos

A decisão pode alterar a composição da Câmara Municipal de Goiânia, já que os votos da federação deixarão de ser considerados.
O advogado Edilberto Dias, responsável pela defesa dos vereadores, argumentou que a baixa votação das candidatas não comprova fraude, pois fatores como falta de estrutura e inexperiência política poderiam justificar o desempenho.

Mesmo assim, a magistrada manteve a cassação da chapa. O caso agora deve seguir para o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e, caso haja novo recurso, para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Obras da BR-050 em Catalão alcançam 97% de conclusão

0

A Ecovias Minas Goiás divulgou, nesta quinta-feira (17/10), uma nova atualização sobre o andamento das obras em Catalão. Segundo a concessionária, os trabalhos seguem em ritmo acelerado e já alcançam 97% de conclusão.


Avanços da semana

Durante a última semana, diversas frentes de trabalho nas obras de duplicação da BR-050, em Catalão, seguiram ativas.
Entre as principais ações, destacam-se a implantação da grama nos taludes da trincheira entre a PS1 e PS2 e a concretagem dos passeios da marginal norte 4, próxima ao córrego do Almoço.

Além disso, as equipes realizaram a pintura da sinalização de trânsito na pista sul, logo após a antiga rotatória do bairro Santa Terezinha.
Ao mesmo tempo, foi aplicado revestimento na pista interna da trincheira, o que garante mais resistência e durabilidade ao asfalto.

Enquanto isso, outro grupo executou escavações de drenagem pelo método não destrutivo sob a linha férrea da Avenida João Netto de Campos.
Paralelamente, houve terraplenagem, assentamento de tubulações de drenagem pluvial e empedramento no dispositivo localizado no km 278.

Já na pista norte, próxima ao antigo trevo do DIMIC, foi feita nova pavimentação, o que melhora o tráfego na região.
Por fim, o viaduto da PS2 (JK) recebeu reaterro dos encabeçamentos e pintura final, etapas essenciais antes da entrega total do trecho.


O que vem pela frente

Foto: Divulgação/Ecovias Minas Goiás

Para os próximos dias, novas intervenções estão previstas.
Entre elas, está a liberação da pista sul após a antiga rotatória do Santa Terezinha, o que deve facilitar a mobilidade dos motoristas que entram em Catalão.

Além disso, será feita a implantação de grama nos taludes da trincheira entre a PS1 e PS2, medida que ajuda na contenção de erosões e melhora o visual urbano.
Também está programada a escavação de drenagem sob a linha férrea da Avenida João Netto de Campos, utilizando o mesmo método não destrutivo.

Ao mesmo tempo, a Ecovias iniciará o içamento e a concretagem dos módulos da nova passarela de pedestres, que trará mais segurança para a travessia.
Outra frente importante será a execução de meio-fio e passeios nas vias marginais, além da instalação de novas placas de sinalização de trânsito em todo o perímetro urbano.
Dessa forma, a obra segue avançando de maneira contínua e dentro do cronograma previsto.


Você sabia?

Foto: Divulgação/Ecovias Minas Goiás

A Ecovias Minas Goiás revelou um dado interessante sobre a obra.
A sinalização horizontal, responsável pela pintura do pavimento, cobre uma área total de 32.591,75 metros quadrados.
Em outras palavras, isso equivale a mais de quatro campos do Estádio do Crac totalmente pintados.

O serviço inclui faixas de bordo, eixos, setas direcionais, linhas de retenção e demais demarcações viárias.
Todas essas pinturas são executadas com tinta reflexiva, o que melhora significativamente a visibilidade e a segurança dos motoristas, inclusive à noite e em dias de chuva.
Com isso, a rodovia se torna mais segura, moderna e eficiente.