Início Site Página 142

Cimehgo emite alerta laranja de chuvas intensas para Goiás; Catalão já soma quase 90 mm na semana

0

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) emitiram neste sábado (8) um alerta laranja para todo o estado. O aviso inclui Catalão e indica risco de chuvas fortes e tempestades nas próximas horas.

Além disso, o alerta chama atenção para a possibilidade de ventos fortes, granizo e descargas elétricas, o que exige cautela da população.

Leia também:

-Carros ficam submersos durante chuva intensa em Catalão na noite de domingo

-Catalão registra 61 mm de chuva e ventos de quase 50 km/h; previsão indica continuidade das instabilidades


Chuvas podem chegar a 70 milímetros por dia

Conforme o Cimehgo, o volume de chuva pode variar entre 20 e 40 milímetros por hora, chegando a 70 milímetros por dia.
Entre os principais riscos, estão rajadas de vento de até 70 km/h, queda de granizo, alagamentos localizados, queda de galhos e árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Por isso, o órgão orienta que as pessoas evitem sair de casa durante os temporais e fiquem atentas às áreas de risco.


Catalão teve quase 90 mm de chuva em cinco dias

O laboratório de climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) registrou 89,8 milímetros de chuva entre domingo (3) e sexta-feira (7).
De acordo com o climatologista Rafael de Ávila Rodrigues, o tempo seguirá instável até segunda-feira (10), com sol entre nuvens e aumento da nebulosidade ao longo do dia.

Além disso, ele destaca que as pancadas de chuva poderão vir acompanhadas de ventos fortes e raios em várias áreas do estado.


Frente fria e ciclone aumentam o risco de temporais

Segundo Rafael de Ávila, a instabilidade atmosférica é resultado da passagem de uma frente fria pelo Sudeste do país, que será reforçada pela atuação de um ciclone extratropical na costa brasileira.
Esse cenário tende a potencializar as chuvas e intensificar os ventos em boa parte de Goiás.


Temperaturas e cuidados com o tempo

As temperaturas em Catalão podem chegar a 32°C, enquanto a umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 95%.
O sol nasce às 5h36 e se põe às 18h24.

Diante desse cenário, o climatologista recomenda evitar áreas abertas, não se abrigar sob árvores e redobrar a atenção no trânsito, principalmente em locais com risco de alagamento.
Além disso, é importante desligar aparelhos elétricos durante as tempestades para evitar danos.


Telefones de emergência

Em caso de emergência, os contatos são:
📞 193 – Corpo de Bombeiros
📞 193 – Defesa Civil

Fogão a lenha causa incêndio em casa no centro de Goiandira

Um incêndio atingiu uma casa na tarde deste sábado (8), na Rua Joaquim Neto, no Centro de Goiandira (GO). O Corpo de Bombeiros do 10º Batalhão (10º BBM) de Catalão foi acionado por volta das 13h30 para combater as chamas.

Quando a equipe chegou ao local, os vizinhos já haviam controlado o fogo, segundo informou o comandante da operação.

A moradora relatou que as chamas começaram na área de serviço, logo após perceber fumaça saindo de um fogão a lenha. O fogo se espalhou rapidamente pelo cômodo, mas, com a ajuda dos vizinhos, foi possível conter o incêndio antes que se alastrasse por toda a casa.

Mesmo com a ação rápida, os danos materiais foram consideráveis. O fogo destruiu uma máquina de lavar roupas, uma mesa de madeira e uma porta, além de causar danos estruturais em uma parede e no telhado.

Fumaça em fogão a lenha provoca incêndio em residência de Goiandira – Foto: 10º BBM

Durante o trabalho de rescaldo, os bombeiros retiraram vasilhames de gás GLP (13 kg) para evitar riscos de explosão. Além disso, a energia elétrica já havia sido desligada por moradores antes da chegada da equipe, o que ajudou a garantir a segurança do local.

Após a ocorrência, a moradora recebeu orientações para solicitar a avaliação técnica de um profissional especializado, a fim de verificar a extensão dos danos.

Bombeiros de Catalão atendem ocorrência de incêndio em Goiandira – Foto: 10º BBM

Idosa morre e quatro pessoas ficam feridas em grave acidente na GO-330 entre Catalão e Ipameri

0

Um grave acidente na manhã deste sábado (8) matou uma idosa e deixou quatro pessoas feridas na GO-330, entre Catalão e Ipameri. A batida entre dois carros de passeio ocorreu na curva do Mefija, próxima a uma clínica de reabilitação, e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Segundo o 10º Batalhão Bombeiro Militar, uma das vítimas recebeu socorro de terceiros antes da chegada das equipes. Os bombeiros atenderam o motorista de um Volkswagen Virtus, que sofreu ferimentos nos braços. O SAMU confirmou a morte da idosa que estava no banco traseiro de um Chevrolet Vectra e levou os demais feridos para o Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Catalão. Uma das vítimas foi transferida para o Hospital São Marcos, em Itumbiara.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência, mas ainda apura as causas do acidente. A Polícia Técnico-Científica e o Instituto Médico Legal (IML) realizaram a perícia e removeram o corpo da vítima fatal.

Tragédia no Paraná: tornado com ventos de 250 km/h destrói cidade e deixa mortos, feridos e desabrigados

0

Cidades do centro-sul do Paraná amanheceram em ruínas neste sábado (8), após a passagem de um tornado com ventos que superaram os 250 km/h. O fenômeno atingiu a região na tarde de sexta-feira (7) e provocou seis mortes e mais de 432 feridos.

A cidade mais atingida é Rio Bonito do Iguaçu, onde 80% do município foi destruído, segundo a Defesa Civil. Quatro pessoas morreram ali e uma em Guarapuava. Além disso, há relatos de desaparecidos e mais de mil desabrigados.

Fenômeno atingiu categoria EF3

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou que o tornado chegou à categoria EF3 na Escala Fujita, que vai até cinco. O fenômeno se formou a partir de uma supercélula, tipo de tempestade com ventos giratórios intensos e alta capacidade destrutiva.

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, o ambiente estava muito úmido e aquecido. Além disso, o cisalhamento do vento — diferença de velocidade e direção entre as camadas da atmosfera — estava extremamente elevado.

“Foi um evento extremamente devastador. Em 23 anos de carreira, nunca presenciei algo dessa magnitude no Paraná”, afirmou Braun.

O tornado também foi provocado por um ciclone extratropical que atingiu o Sul do país. Por isso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também registraram danos. No Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro seguem em alerta para temporais.

Cenário de destruição e medo

Imagens gravadas por moradores mostram casas destruídas, postes caídos e árvores arrancadas. Houve ainda queda de granizo em vários pontos de Rio Bonito do Iguaçu. Dessa forma, a cidade, que tem cerca de 14 mil habitantes, ficou irreconhecível.

Além dos prejuízos materiais, o impacto psicológico é grande. Muitas famílias perderam tudo e buscam abrigo em escolas e igrejas.

Governo e equipes intensificam resgates

O Governo do Paraná enviou 30 bombeiros de diferentes regiões e mais 20 agentes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), com cães farejadores, para ajudar nas buscas. Além disso, ambulâncias de Cascavel e Guarapuava reforçam o atendimento aos feridos.

Os hospitais da região estão sobrecarregados. Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde abriu leitos em outras cidades para receber pacientes.

O governador Ratinho Junior (PSD) determinou a criação de uma base de comando no Quartel Central dos Bombeiros de Guarapuava para coordenar as ações. Enquanto isso, caminhões da Defesa Civil transportam cestas básicas, kits de higiene e dormitório para os desabrigados.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou o envio de ajuda humanitária e equipes de reconstrução, seguindo orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entretanto, mesmo com o reforço federal, voluntários e equipes municipais continuam trabalhando entre os escombros. Eles procuram desaparecidos e prestam apoio às famílias afetadas.

Comunidades rurais de Três Ranchos ficam até quatro dias sem energia elétrica

0

Apesar do mutirão anunciado pela Equatorial Goiás na semana passada em Catalão e municípios vizinhos, como Ouvidor e Três Ranchos, os problemas no fornecimento de energia continuam. Clientes da companhia relatam novas quedas e longos períodos sem luz, especialmente na zona rural de Três Ranchos, nas comunidades Paraíso e São Miguel.

Em Paraíso, chacareiros e proprietários afirmam que ficaram o dia inteiro sem energia elétrica. Já na comunidade São Miguel, a situação é ainda mais grave. Segundo o agricultor Hugo Mesquita, neste sábado (8) completam-se quatro dias consecutivos sem energia, o que tem comprometido o plantio e as atividades rurais. Ele contou que 14 funcionários que vieram de fora estão enfrentando dificuldades para trabalhar e até para realizar tarefas básicas.

A moradora Marina, também de São Miguel, disse que está usando um gerador improvisado para tentar reduzir os prejuízos. “As criações já estão ficando sem água e os alimentos estão estragando nos freezers e geladeiras”, relatou.

A reportagem entrou em contato com a Equatorial Goiás para comentar as falhas no fornecimento, mas até o momento a empresa não enviou resposta.

Chuvas causam alagamentos na BR-050, mas Ecovias assegura entrega completa da obra

0

Concessionária garante conclusão total da obra ainda em novembro

As fortes chuvas registradas em Catalão no último domingo (3), com 59,4 milímetros, e na quarta-feira (5), com cerca de 28 milímetros, segundo o climatologista Rafael de Ávila, provocaram dois pontos de alagamento nas obras de duplicação da BR-050, no perímetro urbano da cidade. Os locais atingidos foram em frente ao Catalão Shopping e sob a PS2, nas imediações do Posto JK.

Mesmo diante do transtorno, a Ecovias Minas Goiás informou que os incidentes foram pontuais e já receberam as devidas intervenções.

Leia também:

-Carros ficam submersos durante chuva intensa em Catalão na noite de domingo


Empresa explica as causas dos alagamentos

O gerente de obras da Ecovias Minas Goiás, Deivid Garcia, esclareceu que as ocorrências aconteceram por conta da fase final de drenagem e paisagismo. De acordo com ele, a chuva intensa deslocou parte da grama recém-plantada e bloqueou temporariamente as bocas de drenagem.

“Com o volume forte de chuva, parte da grama foi arrastada e obstruiu os dispositivos de escoamento. Assim que recebemos o alerta, nossas equipes agiram rapidamente e normalizaram a passagem da água”, afirmou.

Além disso, Deivid destacou que o projeto da duplicação foi amplamente estudado e dimensionado para atender à demanda de escoamento. Entretanto, como a obra ainda está em fase de finalização, eventos climáticos mais intensos podem gerar transtornos isolados. “Seguimos com o trabalho para concluir a drenagem e garantir que novas ocorrências não aconteçam”, completou.

Abaixo da PS2 próximo ao Posto JK, foi outro ponto que registrou alagamentos na última chuva. Foto: Captura de Tela/Vídeo: Blog do Badiinho

Duplicação já melhora o trânsito urbano

Todas as pistas já estão liberadas, e as equipes seguem na etapa final com obras de paisagismo e sinalização. Foto: Divulgação/Ecovias Minas Goiás

A duplicação da BR-050, em Catalão, compreende 11 quilômetros de pista dupla, já liberados para o tráfego. As vias marginais, que somam cerca de 12 quilômetros, estão 97% concluídas.

Deivid ressaltou que o cronograma segue dentro do previsto. “Estamos adiantados. A meta é concluir 100% da obra ainda neste mês de novembro. Em seguida, focaremos apenas nos acabamentos de paisagismo e drenagem para entregar uma rodovia moderna, segura e funcional à população catalana”, afirmou.

Com a liberação dos trechos principais, o trânsito urbano de Catalão já apresenta maior fluidez e segurança, especialmente nos horários de pico.


Marginais permanecerão sob responsabilidade da Ecovias

O gerente também esclareceu que as marginais continuarão sob a responsabilidade da Ecovias Minas Goiás. “Essas vias fazem parte da faixa de domínio da concessionária e estão incluídas no Programa de Exploração Rodoviária (PER). A manutenção será contínua e contará com apoio do município sempre que necessário”, explicou.

Com essa estrutura de gestão, a concessionária pretende garantir que o perímetro urbano da BR-050 receba manutenção constante e adequada, evitando deterioração após a entrega final.


Entrega definitiva está prevista para este mês

Por fim, Deivid reafirmou o compromisso da Ecovias com o cronograma de entrega. “Nossa equipe está empenhada em concluir todas as etapas até o final de novembro. Essa obra é motivo de orgulho, pois representa mais mobilidade e segurança para Catalão e toda a região”, concluiu.

Catalão promove diálogo sobre saúde e bem-estar em evento aberto à comunidade

Moradores, profissionais da saúde e estudantes participaram, nesta quinta-feira (6), de um importante encontro sobre o presente e o futuro da saúde em Catalão. A 3ª Mostra em Saúde, realizada na sede da OAB e aberta ao público, criou um ambiente de troca e aprendizado. O evento reuniu ideias para fortalecer o atendimento e ampliar a qualidade de vida da população.

Compromisso com a saúde e resultados concretos

Assim, durante a abertura, o prefeito Velomar Rios destacou que a gestão tem trabalhado com foco em resultados reais:

“Catalão acaba de receber o Prêmio Band Cidades Excelentes como primeiro lugar em Goiás na categoria Saúde e Bem-Estar. Este evento mostra que estamos mantendo o foco no que realmente importa: o cuidado com as pessoas e o atendimento humanizado.”

Além do prefeito, servidores, profissionais e alunos participaram ativamente das discussões, reforçando o engajamento coletivo pelo avanço da saúde pública no município.

Após prêmio estadual, Catalão realiza Mostra em Saúde e reforça compromisso com o bem-estar – Prefeitura de Catalão

Troca de experiências e aprendizado

A programação contou com palestra, debates e apresentações sobre temas ligados à valorização da vida e ao bem-estar físico e emocional. Além disso, a presença ativa do público mostrou que a saúde pública se torna mais forte quando a comunidade e os profissionais caminham juntos.

Construindo uma saúde que transforma

Portanto, com o evento, a Prefeitura de Catalão atingiu o objetivo da 3ª Mostra em Saúde: reforçar o compromisso com uma rede de atenção mais acolhedora, eficiente e próxima da população.

A iniciativa reafirma o esforço da gestão em construir uma saúde que escuta, cuida e transforma.

Fala, prefeito: Velomar detalha agenda em Brasília, prêmio em Goiânia e avanço de obras em Catalão

O prefeito de Catalão, Velomar Gonçalves Rios (MDB), concedeu entrevista ao Badiinho Moisés, editor-chefe do Blog do Badiinho e também repórter da Rádio Cultura FM e relatou as principais ações desenvolvidas em Brasília e Goiânia. Segundo ele, as agendas garantiram conquistas importantes para a saúde pública, o abastecimento de água e a infraestrutura da cidade.

Hospital Regional entra na reta final e deve começar a funcionar no primeiro semestre de 2026

Acompanhado do deputado federal José Nelto, Velomar esteve na sede da Ebserh. Foto: Robson Macedo

Durante a viagem a Brasília, Velomar reuniu-se com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal responsável pela gestão do futuro Hospital Universitário de Catalão, ao lado do deputado federal José Nelto (PP). O prefeito afirmou que o processo de implantação está em fase de conclusão.

“O Ministério da Saúde destinou R$ 30 milhões à Ebserh, que iniciou a compra de equipamentos e a contratação de profissionais. A previsão é que a primeira fase do hospital comece a funcionar entre abril e maio do próximo ano”, informou.

De acordo com Velomar, a estatal assumirá o hospital em janeiro. Com isso, a cidade dará início a uma nova fase na saúde pública, integrando ensino, pesquisa e atendimento especializado. Além disso, a Prefeitura já finaliza as adaptações estruturais exigidas pela Ebserh.

Projeto de R$ 3 milhões vai reforçar o abastecimento de água em comunidades rurais

Velomar e Zé Nelton também estiveram na sede da Funasa. Foto: Robson Macedo

Ainda na capital federal, o prefeito apresentou à Funasa um projeto de R$ 3 milhões voltado à melhoria do abastecimento de água nas comunidades de Martírios, Cisterna, Olhos d’Água e no distrito turístico de Pedra Branca.

Velomar explicou que a iniciativa busca modernizar o sistema operado pela SAE, garantindo mais eficiência e segurança hídrica. “Queremos que essas localidades recebam o mesmo padrão de qualidade já oferecido na zona urbana. Dessa forma, reforçamos o compromisso com o bem-estar de quem vive no campo”, destacou.

Catalão reivindica melhorias na duplicação da BR-050

Prefeito Velomar e José Nelto na sede da ANTT. Foto: Robson Macedo

Durante a passagem pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o prefeito solicitou a construção de uma alça de acesso de 400 metros para ligar o Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC) à Avenida Augusto Silvestre. A obra tem como objetivo melhorar o trânsito e a mobilidade no perímetro urbano da BR-050.

“O atual projeto obriga motoristas de bairros como Lys e Castelo Branco a fazer retornos longos. Com a nova ligação, a travessia será direta e segura”, explicou Velomar. Além disso, ele adiantou que a Prefeitura continuará apresentando novas demandas de ajustes no trecho.

Prefeito visita o novo presidente da Anvisa

Prefeito Velomar Rios com o presidente da Anvisa, Leandro Safatle. Foto: Robson Macedo

Em outro compromisso, o prefeito visitou Leandro Safatle, novo presidente da Anvisa e natural de Catalão. Velomar o parabenizou pela nomeação e pediu apoio para que a cidade receba equipamentos de última geração quando o setor de oncologia do hospital for implantado.

“Leandro é motivo de orgulho para Catalão. Queremos sua ajuda para trazer tecnologia moderna ao tratamento de pacientes com câncer”, afirmou. Portanto, o encontro também serviu para estreitar laços entre o município e a agência reguladora.

Catalão conquista primeiro lugar estadual em saúde e bem-estar

Catalão ganha Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Saúde e Bem-Estar – Foto: Prefeitura de Catalão

Em Goiânia, Velomar participou da entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pela Rede Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila. Catalão conquistou o primeiro lugar em Goiás no quesito Saúde e Bem-Estar Social, superando mais de 200 municípios avaliados.

“Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo. Investimos mais de 33% da arrecadação municipal em saúde, mais que o dobro do mínimo exigido pela Constituição”, destacou o prefeito. Além disso, ele dividiu o mérito com as equipes lideradas por Dr. Leonardo de Santa Cecília, da Saúde, e Neusa Rios, da Ação Social.

UPA volta ao controle da Prefeitura

Unidade de Pronto Atendimento Dr. Jamil Sebba, em Catalão. Foto: Badiinho Moisés/Arquivo – Blog do Badiinho

Velomar também confirmou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Jamil Sebba voltou a ser administrada diretamente pela Prefeitura, após o fim do contrato com a organização social.

“Eu nunca acreditei que OS fosse o melhor modelo de gestão. Desde que reassumimos o controle, o atendimento melhorou e os resultados são visíveis”, afirmou.

Enquanto isso, a administração do Centro de Atendimento Médico (CAM Dr. Antônio Abadio) segue em análise. “Vamos avaliar desempenho, custo e produtividade antes de decidir se mantemos a parceria”, completou.

Sebastião de Pádua será entregue até o fim de novembro

Obras de reconstrução do asfalto na rodovia municipal Sebastião de Pádua, a conhecida ‘Estrada das Mineradoras’. Foto: Pedro Araújo

O prefeito também comentou o andamento da obra de revitalização da rodovia Sebastião de Pádua. Segundo ele, metade da pavimentação já foi concluída e a entrega está prevista para o final de novembro.

“A empresa manteve o cronograma, mesmo com o início das chuvas. O material usado é o mesmo da BR-050, o que garante durabilidade e qualidade”, destacou. Portanto, a conclusão vai beneficiar motoristas e moradores que trafegam diariamente pela região.

Gestão comprometida com resultados

Por fim, Velomar agradeceu à população de Catalão. Ele reforçou o compromisso de seguir trabalhando para garantir avanços em todas as áreas.

“Apesar da burocracia e das dificuldades, continuamos entregando resultados. É por isso que Catalão segue firme como uma potência no coração do Brasil”, concluiu.

Ouça a entrevista:

Parte 1: 

Parte 2: 

Catalão recebe show solidário de humor com Tom Carvalho nesta sexta-feira (7)

0

O humorista Tom Carvalho se apresenta em Catalão nesta sexta-feira (7), às 19h30, no Auditório da Una, em um show que promete risadas e solidariedade. Conhecido por seu humor leve e observador, Tom é destaque no cenário nacional por transformar situações do cotidiano em momentos de pura diversão.

O evento tem um propósito especial: toda a renda arrecadada será revertida aos projetos sociais do Rotary Club de Catalão, instituição que desenvolve ações voltadas para famílias em situação de vulnerabilidade.

De acordo com os organizadores, a proposta é unir arte e solidariedade em uma noite descontraída, reforçando o compromisso da comunidade com causas sociais. “Mais do que rir, o público vai poder ajudar quem mais precisa”, destacaram.

Os ingressos solidários estão disponíveis no Disque Bebidas e também no site www.megaue.com.br.


Data: Sexta-feira, 7 de novembro
Horário: 19h30
Local: Auditório da Una – Catalão
Ingresso solidário: renda revertida ao Rotary Club de Catalão

Bitrem capota na BR-050 e motorista é arremessado para fora do veículo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu um grave sinistro de trânsito no km 239 da BR-050, próximo ao Distrito de Pires Belo, em Catalão (GO), por volta das 12h desta quinta-feira (6).

O acidente envolveu um bitrem vazio, usado para transporte de óleo vegetal. Segundo a PRF, o motorista seguia no sentido Brasília quando perdeu o controle da direção, cruzou o canteiro central e capotou às margens da rodovia.

Com o impacto, o condutor foi lançado para fora do veículo. Equipes de resgate o levaram para uma unidade hospitalar em Catalão. Durante o atendimento, ele disse não sentir as pernas.

O motorista também afirmou que não usava o cinto de segurança no momento do acidente, equipamento obrigatório e essencial para reduzir o risco de lesões graves.

A PRF reforça a importância do uso do cinto em todos os tipos de veículos, inclusive caminhões, como medida fundamental para preservar vidas.

Motorista fica gravemente ferido em capotamento de bitrem na BR-050 – Foto: PRF Catalão
PRF registra sinistro com vítima grave na BR-050, em Catalão – Foto: PRF Catalão