A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, nesta segunda-feira (26), uma operação contra um grupo suspeito de falsificar e vender medicamentos irregulares, incluindo substâncias para emagrecimento e anabolizantes. Mandados de busca e prisão foram cumpridos em Jaraguá do Sul e outras duas cidades catarinenses, além de Catalão (GO).
A investigação teve início após uma mulher de Santa Catarina aplicar, sem saber, insulina no lugar de um medicamento para emagrecer — que acreditava ser Ozempic. Ela acabou internada na UTI com complicações graves.
De acordo com os investigadores, o grupo falsificava medicamentos vencidos, trocando as datas de validade por rótulos falsos. Uma gráfica seria responsável por produzir embalagens idênticas às originais. Os produtos eram vendidos em redes sociais, a preços inferiores ao do mercado.
Além dos falsos emagrecedores, o grupo também comercializava anabolizantes, remédios abortivos e medicamentos não autorizados pela legislação brasileira.
Durante a operação, a polícia apreendeu veículos de luxo e bloqueou imóveis comprados com os lucros do esquema. Os envolvidos poderão responder por tentativa de homicídio com dolo eventual, além de crimes contra a saúde pública.
As investigações continuam.
Com informações do G1

