22 de dezembro de 2014

Operação da PM Ambiental apreende pescado, arma de fogo e até uma capivara pronta para consumo

Escrito por: Capitão Claudemir Vieira Cruvinel – Comandante da 3ª CDPMA do 1º BPMA

Depois da apreensão de 160 quilos de pescado irregular na região de Catalão e mais 120 quilos em Alexânia, a 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental/16º CRPM-Comando de Policiamento Ambiental, sediada em Caldas Novas-GO, realizou outra apreensão de pescado, e a autuação de um desmatamento irregular.

A operação aconteceu às 15 horas deste último domingo (21), onde a equipe de patrulhamento ambiental composta pelos Subtenente Hiram, 2º Sargento Rodrigues, 3º Sargento Vilmar e Cabo Santana, em patrulhamento náutico no Lago Serra do Facão, no Rio São Marcos, município de Catalão, abaixo da região conhecida como “Rancharia”, abordaram uma embarcação suspeita com cinco indivíduos realizando busca pessoal, bem como na embarcação.

Dois dos indivíduos, Leonardo Ferreira Júnior e Antônio Moura da Silva, de Brasília – DF, foram autuados em flagrante delito na DP de Catalão pela prática dos crimes de Pesca em Período Proibido, Caça e Porte Ilegal de Arma de Fogo.

Pescado I
“Arma de fogo, pescado e uma Capivara pronto para ser consumida, foram apreendidos pelos PMs ambiental”

Foram apreendidos os seguintes objetos envolvidos nos crimes:

– 5 (cinco) quilos de pescados oriundos da pesca proibida;

– 07 (sete) sete espinhéis;

– 01 (uma) Capivara filhote abatida;

– 01 (uma) espingarda calibre 22 com a numeração raspada;

– 11 (onze) munições intactas calibre 22.

Outra ação da Operação Defeso, realizada na mesma data, foi a autuação de um desmatamento irregular onde foram apreendidos um caminhão e um trator à esteira que era operado por Lázaro Seme de Miranda, encaminhados à delegacia de polícia de Catalão.

Participaram dessa apreensão o Sargento André, Sargento Batista e Soldado Rezende.

O Comando de Policiamento Ambiental continua informando que, por força da Instrução Normativa SEMARH nº 002/2013, durante o período de defeso, entre 1º de novembro e 28 de fevereiro, a pesca em Goiás está proibida em todas as modalidades, exceto a esportivo tipo pesque-solte e a artesanal, quando o ribeirinho depende do peixe para se alimentar e sobreviver.