Ícone do site Badiinho

Rodovia Sebastião de Pádua deve ser concluída até dezembro, afirma secretário de Infraestrutura de Catalão

Obras de reconstrução do asfalto na Rodovia Municipal Sebastião de Pádua, a conhecida Estrada das Mineradoras, têm previsão de entrega ainda em dezembro deste ano. Foto: Pedro Araújo

A Prefeitura de Catalão segue executando obras estruturantes tanto na cidade quanto na zona rural. O secretário de Infraestrutura e Transporte, Bruno Evangelista, concedeu entrevista ao Badiinho Moisés e, durante a conversa, detalhou o andamento de serviços considerados prioritários pela gestão do prefeito Velomar Rios (MDB).

Segundo o secretário, a reconstrução da Rodovia Municipal Sebastião de Pádua — que popularmente é conhecida como estrada das mineradoras, uma das obras mais aguardadas pela população — avança de acordo com o cronograma. Até agora, já foram concluídos cerca de 40% da primeira camada de asfalto, entre o Parque de Exposições e o viaduto.

Leia também:

-Prefeitura de Catalão inicia obra de reconstrução da Estrada das Mineradoras com investimento de R$ 8,7 milhões

Além disso, a etapa seguinte já está em andamento, com aplicação de massa asfáltica após o viaduto, sentido terminal da SEMOC. Mesmo com o início do período chuvoso, a expectativa, portanto, é concluir a obra até meados de dezembro.


95% das estradas vicinais já receberam manutenção

Secretário de Infraestrutura de Catalão afirmou que 95% das estradas vicinais da zona rural do município já receberam manutenção. Foto: Pedro Araújo

Na zona rural, por sua vez, a pasta também mantém ritmo intenso de trabalho. Aproximadamente 95% das estradas vicinais já passaram por patrolamento, o que facilita a mobilidade e o escoamento da produção agrícola.

Ainda assim, alguns pontos críticos seguem recebendo cascalhamento para garantir tráfego seguro. Dessa forma, a meta é finalizar 100% da manutenção em todas as regiões do município — especialmente em Santo Antônio do Rio Verde — até o fim do ano.


Recapeamento urbano: planejamento para 2026

Bruno Evangelista, secretário de Infraestrutura do município de Catalão. Foto: Pedro Araújo

Em relação à recuperação do asfalto na área urbana, o secretário destacou que, apesar das necessidades, parte das licitações enfrentou entraves. Empresas participantes ofereceram descontos muito acima do possível para executar um serviço com qualidade, o que poderia gerar prejuízos e obras mal feitas.

Por isso, a maior parte do recapeamento está sendo planejada para 2026, após a regularização de todos os processos burocráticos.

“O dinheiro público exige cuidado redobrado, principalmente para evitar aditivos e problemas jurídicos futuros”, reforçou Bruno Evangelista.


Duplicação da BR-050 trará mais segurança e fluidez

Outro tema abordado foi a etapa final da duplicação da BR-050. A obra, que já minimizou transtornos com a liberação de acessos como o do JK e da GO-330, segue transformando a mobilidade urbana.

Os quatro novos dispositivos viários — DMIC, JK, GO-330 e Pontal Norte —, além de modernizarem o visual da cidade, aumentam a fluidez e a segurança no trânsito.

Assim, de acordo com o secretário, o projeto representa a realização de um “sonho antigo dos catalanos”.


Gestão reforça compromisso com o desenvolvimento

Por fim, Bruno Evangelista agradeceu o espaço na Rádio Cultura FM e ressaltou que a administração municipal continua comprometida em oferecer melhores condições para quem vive e trabalha em Catalão.

Sair da versão mobile