A Ecovias Minas Goiás divulgou, nesta quinta-feira (17/10), uma nova atualização sobre o andamento das obras em Catalão. Segundo a concessionária, os trabalhos seguem em ritmo acelerado e já alcançam 97% de conclusão.
Avanços da semana
Durante a última semana, diversas frentes de trabalho nas obras de duplicação da BR-050, em Catalão, seguiram ativas.
Entre as principais ações, destacam-se a implantação da grama nos taludes da trincheira entre a PS1 e PS2 e a concretagem dos passeios da marginal norte 4, próxima ao córrego do Almoço.
Além disso, as equipes realizaram a pintura da sinalização de trânsito na pista sul, logo após a antiga rotatória do bairro Santa Terezinha.
Ao mesmo tempo, foi aplicado revestimento na pista interna da trincheira, o que garante mais resistência e durabilidade ao asfalto.
Enquanto isso, outro grupo executou escavações de drenagem pelo método não destrutivo sob a linha férrea da Avenida João Netto de Campos.
Paralelamente, houve terraplenagem, assentamento de tubulações de drenagem pluvial e empedramento no dispositivo localizado no km 278.
Já na pista norte, próxima ao antigo trevo do DIMIC, foi feita nova pavimentação, o que melhora o tráfego na região.
Por fim, o viaduto da PS2 (JK) recebeu reaterro dos encabeçamentos e pintura final, etapas essenciais antes da entrega total do trecho.
O que vem pela frente
Para os próximos dias, novas intervenções estão previstas.
Entre elas, está a liberação da pista sul após a antiga rotatória do Santa Terezinha, o que deve facilitar a mobilidade dos motoristas que entram em Catalão.
Além disso, será feita a implantação de grama nos taludes da trincheira entre a PS1 e PS2, medida que ajuda na contenção de erosões e melhora o visual urbano.
Também está programada a escavação de drenagem sob a linha férrea da Avenida João Netto de Campos, utilizando o mesmo método não destrutivo.
Ao mesmo tempo, a Ecovias iniciará o içamento e a concretagem dos módulos da nova passarela de pedestres, que trará mais segurança para a travessia.
Outra frente importante será a execução de meio-fio e passeios nas vias marginais, além da instalação de novas placas de sinalização de trânsito em todo o perímetro urbano.
Dessa forma, a obra segue avançando de maneira contínua e dentro do cronograma previsto.
Você sabia?
A Ecovias Minas Goiás revelou um dado interessante sobre a obra.
A sinalização horizontal, responsável pela pintura do pavimento, cobre uma área total de 32.591,75 metros quadrados.
Em outras palavras, isso equivale a mais de quatro campos do Estádio do Crac totalmente pintados.
O serviço inclui faixas de bordo, eixos, setas direcionais, linhas de retenção e demais demarcações viárias.
Todas essas pinturas são executadas com tinta reflexiva, o que melhora significativamente a visibilidade e a segurança dos motoristas, inclusive à noite e em dias de chuva.
Com isso, a rodovia se torna mais segura, moderna e eficiente.

