Uma nova variante da covid-19, chamada XFG ou Stratus, já infectou pacientes em São Paulo. O vírus já circula por 38 países, com maior concentração no Sudeste Asiático.
No Brasil, os profissionais de saúde identificaram oito casos: dois em São Paulo e seis no Ceará. Até agora, ninguém morreu por causa dessa variante.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) monitora a Stratus devido ao crescimento rápido de casos. Até o fim de junho, autoridades de saúde registraram mais de 1,6 mil diagnósticos em todo o mundo, o que equivale a um em cada quatro novos casos de covid-19.
O Ministério da Saúde lembra que as vacinas disponíveis continuam sendo a forma mais eficaz de proteção contra essa e outras variantes. Somente em 2025, a pasta distribuiu mais de 14 milhões de doses no país.
O público prioritário para receber a vacina inclui crianças entre 6 meses e 4 anos, pessoas com 5 anos ou mais que tenham comorbidades, idosos a partir de 60 anos, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz e pacientes com imunidade comprometida.

