4 de novembro de 2013

No período da piracema pesca está proibida

A Piracema teve inicio no dia 1° de novembro

A equipe de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou na sexta-feira, 1° de novembro, o resultado da Operação Goyania. Realizada entre os dias 24 e 28 de outubro, a fiscalização foi intensificada nas estradas de acesso aos principais rios de Goiás. Durante a Operação, foram abordados 1300 veículos. Os fiscais apreenderam 154 quilos de pescado, três jacarés, uma tartaruga e uma paca. A equipe da Semarh aplicou 18 multas, um total de R$ 9,2 mil. A Operação Goyania reforçou o trabalho de combate à caça e pesca ilegal e ajudou a orientar os turistas sobre a Lei da Cota Zero e sobre o período da Piracema, que começou no dia 1º e se estende até o dia 28 de fevereiro de 2014. 

Esta é a primeira vez que Goiás vai ter, além da fiscalização habitual no período da Piracema, a lei Cota Zero, que proíbe o transporte de pescado dentro do território goiano. Por sua vez, a Piracema proíbe a pesca nos rios e lagos que compõem as bacias hidrográficas do Araguaia, Tocantins, Paranaíba e São Francisco durante o período de reprodução dos peixes.

A pesca está proibida até o fim do período de Defeso da Piracema para reprodução da fauna aquática. A medida também vale para a pesca esportiva, que só pode ser feita no modelo de ‘pesca e solta’, com a devida licença de pesca. Qualquer pessoa flagrada pescando ou transportando pescado receberá um auto de infração e terá o peixe e o material de pesca apreendidos.

Foto: Reprodução