22 de outubro de 2014

Nesta semana Ribeirinhos manifestaram em frente a prefeitura

DSCF4399
“Manifestantes estendiam faixa em frente a prefeitura”
O prefeito Jardel Sebba, agendou com populares e ribeirinhos uma sessão na manhã desta última segunda-feira (20) no Palácio Pirapitinga, para discutir assuntos relacionados à falta d’água e o descumprimento (por parte da prefeitura), de alguns acordos. Porém o que aconteceu no local, foi uma manifestação.

A justificativa para realização da manifestação, foi a ausência do prefeito. Foi informado de última hora aos ribeiros e à população que estava presente, que Jardel havia se ausentado e que não tinha data definida para retorno.

“O município me tirou o direito de plantar. Está responsabilizando a gente pelo que está acontecendo e nem o direito à dialogar, temos. Não temos acesso ao prefeito. Ele nos virou as costas. Ficamos com a sensação de que  não valemos nada. O prefeito Jardel Sebba, marcou com a gente e simplesmente não apareceu”. Disse o senhor, Sebastião Tomé Sobrinho, produtor rural às margens do ribeirão Samambaia.

Por este motivo, Wendel Antônio Ferreira- Coordenador do movimento Camponês Popular (MCP), agendou para amanhã, quarta-feira (22), uma audiência pública que contará com a participação da Agência Nacional das águas (ANA), a Comissão dos Direitos Humanos do Estado e o Secretário do Meio Ambiente de Catalão.

Wendel denunciou que alguns ribeirinhos, haviam sido vítimas de abuso de autoridade por parte de funcionários da SAE, que estariam munidos de escolta policial: “Os ribeirinhos realizaram a construção de reservatórios para a utilização da água em períodos de seca. E disponibilizaram estas reservas para colaborar com o abastecimento público, porém, funcionários da SAE invadiram sem aviso prévio as propriedades e arrombaram, na presença de policiais, os reservatórios, usando a justificativa de que a água seria escoada até a vasão dos córregos”.

O coordenador ainda informou que esta atitude em nada adiantou, pois a água não escoou para os ribeirões e o arrombo dos reservatórios prejudicou ainda mais o cultivo de hortaliças.
Fonte: Portal Catalão