21 de agosto de 2018

Município de Campo Alegre de Goiás é apontado como o maior produtor de grãos do país; Catalão e outros dois municípios são fortes produtores de café

Campo Alegre de Goiás produziu mais de 37 mil toneladas de sementes de soja, sendo considerado o maior produtor do país. Foto: TV Anhanguera/Reprodução.

Localizado na região sudoeste do Estado, Campo Alegre de Goiás, distante a 257 Km de Goiânia, capital goiana, e a 72 Km de Catalão, o município é destaque nacional na produção de grãos, fato comprovado em recente pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chamado de censo do agronegócio.

Segundo a pesquisa, o município produziu mais de 37 mil toneladas de sementes de soja, sendo considerado o maior produtor do país.

José Fava, atual presidente da Associação de Produtores de Sementes, é um dos maiores produtores de grãos da região. Foto: TV Anhanguera/Reprodução.

Um dos grandes produtores de soja, é José Fava, atual presidente da Associação de Produtores de Sementes.  “A região de Campo Alegre é privilegiada em termos de clima e altitude, e realmente tem produzido sementes de alta qualidade. A tecnologia usada pelos produtores, faz com que a região seja uma das principais em termos de produção de sementes, não só do Estado mais também do país”, disse em entrevista à TV Anhanguera.

Outra cultura da região, é a produção de café, e os municípios de Campo Alegre, Ipameri e Catalão, produziram juntas, quase quatro mil toneladas de café.

Municípios de Catalão, Campo Alegre e Ipameri, produziram juntos mais de quatro mil toneladas de café. Foto: TV Anhanguera/Reprodução

O produtor de café do município de Catalão há mais de 20 anos, Márcio José Gremonesi, dono de uma lavora com mais de 4 mil pés, disse o seguinte em entrevista à repórter Hellen Pontes: “o que fez esse aumento de produção foi o incremento de tecnologia, de novas variedades, onde tivemos que buscar produtividade para acompanharmos o mercado que está muito competitivo”.  

A pesquisa durou que cinco meses para ser concluída, contou com a visita de técnicos do IBGE em mais de quatro mil propriedades rurais em dez municípios do sudeste do Estado de Goiás.

O censo agropecuário acontece a cada dez anos, e seu objetivo para que o Governo Federal possa conhecer o novo cenário rural do Brasil.

É importante não só para o produtor, como também para o Governo focar as políticas públicas, onde deve ser investidos, mais dinheiro ou não. Hoje nós temos dados atuais e fidedignos que possam avalizar a política pública no Brasil”, destacou o coordenador do IBGE da região.

Escrito por: Badiinho/Com informações da TV Anhanguera 

Fotos: Reprodução