20 de janeiro de 2017

Moradores do Residencial Liz revoltados com onda de roubos a residências na região

Escrito por: Badiinho Filho (Blog do Badiinho Catalão GO)

Fotos: Badiinho

“Na manhã de hoje, sexta-feira (20), quatro residências foram invadidas”

Os moradores do Residencial Liz estão revoltados com a onda de assaltos que estão acontecendo no setor constantemente, só na manhã de hoje, sexta-feira (20), quatro residências foram invadidas por ladrões, uma delas, na Rua Buritis, o casal ao chegar para almoçar, encontram o cadeado do portão arrebentado, a janela arrombada, e os bandidos levaram da casa, botijão de gás, TV, máquina de lavar e outros utensílios.

Outras três residências também foram invadidas, duas delas na Rua Lírios Azuis, onde segundo um proprietários em pouco prazo que saiu de sua casa os marginais entraram, ajuntaram na área de sua casa, TV, monitor de computador, mala com semi-jóias, celulares, óculos, umidificador, edredons e cobertores, mas ao pular o muro para fazer o limpa na casa ao lado, deram de cara com o proprietário quando foram arrombar a janela. O proprietário acionou a PM, mas o meliante pulou o muro de outra residência e fugiu.

Apesar dos transtornos e danos nas duas residências, o autores não conseguiram levar os objetos. Segundo informações dos moradores, os quais acreditam que três pessoas estejam envolvidas nos roubos, dois meliantes em uma motocicleta e um em um Ford K. 


MATO ALTO NA REGIÃO FAVORECE ALOJAMENTO PARA OS BANDIDOS

“Mato alto em frente a residências da Rua Buriti”

Uma queixa dos moradores do Residencial Liz, setor que fica próximo a garagem da Transzero, é a quantidade de lotes baldios e que necessitam de roçagem, no caso da Rua Buritis, é a última rua do bairro, e em frente existe um matagal que é de responsabilidade da prefeitura, o local serve de esconderijo para usuários de drogas e os ladrões que se escondem esperando os moradores das casas saírem para entrarem e executar os roubos.

No final da Rua Alemada das Acácias, existe uma área de cerrado de propriedade particular, lá foi aberta uma rua clandestina, que tem servido para depósito de lixos e ponto para usuários de drogas.


INSEGURANÇA

A outra grande reclamação dos moradores é com relação a falta de patrulhamento da Polícia Militar no setor, por ser um bairro isolado e que detém de casas de padrões elevados, chama a atenção dos assaltantes. “Aqui é muito raro ver uma viatura fazendo ronda por aqui, apenas uma vez vi a viatura do GPT e pouquíssimas vezes a viatura da PM”, relatou umas das vítimas de hoje que não quis se identificar.

UNIÃO DOS MORADORES

“Rua clandestina no final da Rua Alameda das Acácias serve apenas para depósito de lixos e ponto para usuários de drogas e rota de fuga dos ladrões”

Os moradores decidiram que irão fazer um grupo do setor no Whatsapp para quando um viajar, o vizinho ajude a monitorar a sua rua e residência. Fazer em conjunto, uma arrecadação financeira entre todos os moradores para a locação de uma máquina para que seja feita imediatamente a roçagem dos lotes baldios, além de estar solicitando uma reunião com representantes da Segurança Pública da cidade, no caso, as autoridades do 18º Batalhão de Polícia Militar para discutir o assunto com a comunidade dentro do projeto Polícia Comunitária da PM.

A redação do Blog do Badiinho entrou em contato com representantes da PM de Catalão e com Secretaria Municipal de Comunicação do Município.

O secretário de comunicação, Cairo Roberto Batista, disse que: “a prefeitura já iniciou o processo de limpeza da cidade e gradativamente esse serviço vai chegar a todos os bairros da cidade”.

Já o Tenente Leandro Borges do 18º Batalhão de Polícia Militar Batalhão Pirapitinga, emitiu a seguinte nota:


Nota da PM

Quanto aos crimes dessa natureza, como roubo de celular, de bolsa, etc., infelizmente, estamos em um cenário de total sensação de impunidade que tem cercado os infratores da lei. Diariamente, a PM realiza a prisão em flagrante de autores de roubo de celulares e de furto de veículo e/ou a residência. Entretanto, como quase que 100% dos presos tem sido liberados no mesmo instante em que são apresentados na DP ou, no máximo, no dia seguinte, durante a audiência de custódia, a melhor solução para adotarmos é a prevenção. A legislação, infelizmente, volta-se a favor do criminoso, ou seja, os valores estão se invertendo.

Dessa forma, orientamos a todos que evitem trafegar pelas ruas ostentando celulares, tablets, dinheiro, ou qualquer outro objeto de valor que venha a chamar a atenção do agressor da sociedade.

Fiquem sempre atentos quanto a movimentação de motocicletas que estejam com os “garupas” próximo a vocês. Possivelmente, podem ser criminosos querendo tomar seu patrimônio.

Quanto às residências e aos veículos, adotem sistema de alarme e de tranca eficientes, sistema anti-furto, câmeras de monitoramento, estacionamento em local visível, vigiado, etc. Não deixem suas residências sem nenhum monitoramento por qualquer tempo que seja. Em quinze minutos um ladrão furta uma residência; em quinze segundos ele furta um veículo e, se preso, é ao mesmo tempo, liberado.

Vamos nos prevenir e, caso visualizem situação suspeita, acionem a Polícia Militar, através do 190 ou do celular da viatura.

Agradecemos o apoio do cidadão na segurança pública.

A autoridade policial também disponibilizou os contatos para denúncias: (64) 9 9971-3523 telefone da viatura de área e o (64) 9 9951-1144 é Whatsapp Denúncia da PM de Catalão.